segunda-feira, setembro 24, 2012

Pelo que você está esperando?

por Suzanne Hadley Gosselin em iPródigo

tumblr_ltn0du6Bwo1qedcspo1_500_large

Semana passada, deparei-me com um post de um blog, intitulado “Eu não quero mais esperar”, escrito por uma jovem do Reino Unido. No post, ela articulou precisamente muitos dos sentimentos que eu tinha quando era uma mulher solteiro chegando aos 30.

Sua premissa principal é que a ênfase em “esperar”, sexualmente e de outras formas, por um futuro cônjuge – uma visão que conseguimos com “Quem Ama, Espera” e outras campanhas – promove uma visão errônea de Deus.

Essencialmente, esta visão te ensina que, se você esperar da maneira correta, Deus te recompensará com um cônjuge. Mas o que acontece quando Deus não cumpre Sua parte da barganha?

Há um monte de garotas que não sabe mais quem é Deus – o Deus dos seus anos de mocidade simplesmente não está funcionando. Naquela época, este Deus disse para esperar pelo sexo após o casamento, até que Ele traga o homem certo como marido. Elas assinaram um cartão, colocaram no altar e prometeram esperar…
Algumas delas vêm orando a vida inteira por um marido, e ele não apareceu. Elas ouviram o conselho de “ser a mulher que Deus te fez ser, focar isso e, então, o marido virá”. Elas leram “À Espera do Amado”, tornaram-se super-envolvidas com a igreja aperfeiçoaram suas habilidades domésticas.
E, ainda assim, elas esperam.

Esta fui eu. E eu conheço muitas mulheres cristãs solteiras (e homens) que se encontram nessa situação neste momento. Eles fizeram tudo “certo”, mas continuam solteiros enquanto desejam casar-se. Eles podem até achar que querem tanto casar-se que é isso que os mantém solteiros.

“Você está certo, Deus”, eles dizem. Não estamos satisfeitos em ti, ainda. Te colocaremos em primeiro lugar e, então, tu trarás um marido em teu tempo”. Mas muitos deles – se forem honestos – vão te dizer que o tempo está passando, e está destruindo sua visão de Deus. Se é assim que Deus é, então Ele está tragicamente atrasado.

Tragicamente atrasado.Essa pequena expressão ressoou dentro de mim. Permanecer solteiro depois (ou muito depois) da idade normal do casamento pode ser trágico. E, se nós acreditarmos que o tempo de Deus está desajustado ou que Ele está propositalmente escondendo algo bom de nós, isso nos levará a questionar ou Sua soberania ou Sua bondade. Qualquer cenário leva a uma visão distorcida de Deus e dos Seus propósitos para Seus filhos.

Toda essa ênfase em esperar por algo que certamente Deus nos dará e trocar obediência por verdadeiro amor pode apresentar uma imagem falsa de quem Ele é e o que Ele nos oferece.

Cristo é a fonte de tudo o que precisamos e o doador de toda boa dádiva… porém, ao falar dEle às pessoas, é possível que tenhamos lhe apresentado como uma solução para os problemas da vida… e não da própria vida.

Essa é uma distinção importante. A autora prossegue dizendo:

E se eu tivesse aprendido que não é ruim orar por um marido, mas que minha maior oração deveria ser por Ele, para usar minha vida como Ele escolheu para Sua glória?

Essa é a pergunta certa. O propósito da minha vida, quer solteiro ou casado, é glorificar a Deus. E, quando pedimos para “usar minha vida como Ele escolheu”, Ele nunca estará “tragicamente atrasado”. A boa notícia é que minha maior necessidade – vida abundante em Cristo – está disponível para mim a despeito do que não aconteceu ainda. Isto é libertador; ao invés de esperar frustrada por como eu acho que minha vida deveria ser, eu posso aceitar o plano perfeito de Deus para hoje.

24 comentários:

  1. Ótimo texto, ótima reflexão! Muita gente fica tão cega querendo casar e casar que muitas vezes depois que casa se arrepende! Por medo de ficar "encalhada" a pessoa acaba se apressando e depois ainda culpa Deus! Por isso muitas vezes é melhor ficar solteiro do que se casar e se arrepender! Casamento não é fácil, é preciso muito amor, paciência, respeito...não vem com manual de instruções, a gente vai aprendendo dia a dia!

    beeijo
    www.misssainha.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa tbm estou neste tempo da espera e tbm estou chegando nos 30, gosto muito quando vc fala sobre isto aqui no blog pois me edifica bastante. Hoje mesmo a 10 minutos antes de ler perguntei a Deus até quando ainda teria que esperar ...bom a resposta Dele veio em Eclesiaste 3 Há tempo para todas as coisas e tbm no livro de Marcos com a mulher do fluxo de sangue Ele me disse que o tempo da espera não pode se tornar um tempo de frustração,mas sim um tempo de experiências profundas com Ele e o que não sabemos é administrar o tempo da espera na presença Dele, temos o tempo como inimigo e não deve ser assim pois é no tempo da espera que Ele aperfeiçoa a Sua benção e somos marcados com fortes e profundas experiências. O melhor jeito de esperar sem dor é ganhando tempo em Sua presença....Forte né rsrs quiz dividir talvez possa ajudar assim como me ajudou. Escreva mais por aqui é sempre bom. Bjoo e Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Aline!
    Conheci o blog através do Brilhando em meio as Trevas.

    Muito importante essa mensagem.

    É difícil entender por que alguns encontram a sua "metade" e outros não.
    Quando você é jovem acha que um dia vai encontrar aquela pessoa especial, mas e quando o tempo passa e isso não acontece? É necessário se estruturar para aceitar os acontecimentos da vida. Algumas coisas acontecem como você deseja, mas outras(ou muitas)não!

    Infelizmente há os que esperaram a "vida inteira" e estão até decepcionados com Deus. É um assunto bem delicado. É fácil falar para a pessoa ser feliz independente disso(ainda mais quando você já encontrou alguém para dividir a sua vida.É como diz aquele velho ditado: "Pimenta nos olhos dos outros é refresco"; mas como se faz para viver feliz mesmo assim?
    Que cada um coloque Deus em primeiro lugar e aprenda a viver contente em toda e qualquer situação. Não adianta ficar "batendo" o pé inconformado e se revoltar contra Deus. Isso só trará mais infelicidade.

    Continuem com mensagens edificantes!

    Um forte abraço.

    Tânia Gonzales

    ResponderExcluir
  4. É, acho que as pessoas primeiro precisam parar de querer tanto um namorado, e se dedicar que Deus seja o primeiro. Primeiro temos que aprender a nos satisfazer somente com o amor de Deus pra depois vir o namordo. Como vamos ser felizes namorando, se nao somos solteiras. É parar de procurar namorado, e sim, procurar a Deus, aprender e ser feliz sendo você mesma. A pessoa que Deus enviar vai gostar de voce do jeito que você é. :) Eu namoro, e essa é minha PEQUENA , RS. experiencia de vida. Vale a pena esperar! www.baani.com.br

    ResponderExcluir
  5. Obrigado! Esse post falou muito comigo. Deus abençõe!!! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do texto!! MT bom mesmo!

    ResponderExcluir
  7. Acredito que ás vezes estamos tão desesperadas encontrar um marido que esquecemos do Senhor, Ele é fiel sim, e ao seu tempo trará a pessoa que Ele tem reservado para nós, mas até lá precisamos buscá-Lo. Ele não quer só a nossa vida sentimental Deus nos quer por inteiro

    ResponderExcluir
  8. Ótimo post! Devemos esperar em Deus por que Ele tem o MELHOR para nós, muitas pessoas que "atropelam" os planos de Deus sempre acabam sofrendo as consequências no final =/


    - Princesa Cristã // Oficial

    ResponderExcluir
  9. mt lindo mesmo,epserar em Deus é díficl mais importante,uma boa musica pra escutar neste momento é ONDE ESTÁ MEU AMOR da daniela araujo ou escolhi te esperar da marcela taís ^^,bjss

    ResponderExcluir
  10. Nossa este texto é minha cara! Eu vivo tão desesperada em me casar que muitas vezes fico questionando Deus e sei que isso não é nada justo nem digno de Deus, mas não é nada fácil aceitar e entender que Deus tem um tempo pra tudo e que só ele sabe a hora certa de nos dar as coisas. Foi muito bom ler este texto. Me acho tão nova só tenho 3 anos e já querendo tanto me casar, mas é que nos meus planos quero uma família linda com filhos e marido, mas também sei que a vida de casado não é fácil tem que ter renuncias dos dois lados, mas com Deus no controle vai dar tudo certo e orando sempre minha vida vai seguir em frente com marido ou sem marido Deus é Deus e eu vim ao mundo para adora-lo.

    ResponderExcluir
  11. Muito legal este blog. Apesar de não ser quase nada religiosa nos últimos tempos irei sempre visitar aqui e ouvir estas palavras ok?
    Bjs
    http://www.avidaemletras.com/

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é Jamille, sou cristã desde criança e filha de pastor.
    Tenho 19 anos. E moro em salvador, Bahia.
    Vim aqui dizer que gostei muitíssimo desse blog. Fala de coisas ideais para uma menina, adolescente ou jovens cristã. Você ajuda e aconselha meninas e isso é muito bom.
    Eu sempre tive desejo de criar um blog assim, mas por falta de um computador SÓ MEU aqui em casa eu ainda não fiz. Mas estou com planos de comprar um note e ai começarei com esse trabalho. ;)
    Sempre leio livros relacionados a esse assunto: Esperar em Deus.
    E quero sugerir que leiam: - A ESPERA DO AMADO. (http://pursuingproverbs31.files.wordpress.com/2012/10/a-espera-do-amado.pdf)
    - A DAMA, SEU AMADO E SEU SENHOR.
    - DIÁLOGOS DE UMA MULHER COM O SEU PAI CELESTIAL.
    - EU ESCOLHI ESPERAR.
    - COM QUEM DEVEM SE CASAR AS FILHAS DE ZELOFAADE? (http://pt.scribd.com/doc/79750251/zelofaade)

    E é isso. Leiam e sejam edificadas minhas irmãs. Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  13. Gente adoreiiiiiiiiiiiiiiii esse blog ;))))
    Parabéns muito muito muito bom msm

    ResponderExcluir
  14. É isso ai ! ótimo post e ótimo blog !!!
    Eu já coloquei o banner de vocês em meu blog e estou esperando resposta para a parceria

    aben-porcristo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Gente o que aconteceu com o SM? Vocês pararam? :\

    ResponderExcluir
  16. Oii , gostei muito daqui. Seus textos me agradaram bastante. Seu blog é maravilhoso
    Que Deus te abençoe e te use cada vez mais.
    Visita o meu , se puder seguir ficarei muito feliz.
    Já estou seguindo aqui !
    A paz , e que Deus te abençoe ! (:
    Feliz Natal e Boas Festas ! ^^
    Beijinhos , a paz de Christ ;* ;*

    >> http://girls-of-christ.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Lindo ! Ameei (:
    Olhem meu blog
    http://makesemimoslc.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Ao passar pela net encontrei o seu blog, estive a ler algumas coisas e posso dizer que é um blog fantástico,
    com um bom conteúdo, dou-lhe os meus parabéns.
    Se desejar fazer parte de meus amigos virtuais esteja à vontade, decerto que irei retribuir seguindo também o seu blog.
    Sou António Batalha, do Peregrino E Servo.

    ResponderExcluir
  19. http://santaajudaa1.blogspot.com.br/2013/02/tag-11-perguntas.html te marquei, vamos participar dessa brincadeira!?

    ResponderExcluir
  20. Pois é, talvez o erro de muitos jovens esteja no pensamento de recompensa. Servir a Deus é bom, mas é melhor ainda se ele trouxer o meu amor. Mas as coisas não são assim. É preciso servir por amor e viver simplesmente para Ele, sem pensar em recompensas.

    "Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas."
    Esse versículo já diz tudo.

    @Glendaa_s2

    ResponderExcluir
  21. Olá boa noite gente :) eu sou venho dar uma olhadinha sempre aqui nesse blog, meu nome e Andreza tenho 20 anos e sou cristã e estou namorando a 1 ano e 5 meses... sabe eu escolhi esperar, eu fui em dois seminários deles, e sabe muitas pessoas nao conhece o EEE a profundo, eles nao dizem pra vc ficar esperando a pessoa perfeita, apenas dizem que para vc esperar fazendo as coisas pra Deus, e mostram que o ''ficar'' e errado pq hoje isso é triste dentro das igrejas... A primeira pessoa que beijei foi meu namorado, eu guardei isso pra ele... e quero me casar com ele.. ele nao é perfeito, mas eu esperei... esperei por alguém tivesse um enorme temor e amor por Deus.. era só esse meu pedido... e o conheci e vi que ele era quem eu gostaria de passar o resto de minha vida ... eu sei que poderia sim ter sido outra pessoa ... mais eu diante de Deus o escolhi. Ele ja tinha ficado com uma garota apenas, mas isso nao impediu de forma alguma se era comigo que ele tbm queria ficar... O EEE é isso.. apenas um stop vamos dizer que no físico... e com algumas poucas palavras acho q ngm conseguiria convencer outra pessoa disso... mas com uma pregação, e de modo algum no tempo que estava solteira arrumar um namorado era meu objetivo de vida... não... eu queria servir a Deus só isso, sirvo hoje tbm..
    e se esse namoro um dia nao der mais certo... não é culpa de Deus eu faço as escolhas assim como fiz qdo decidi que o queria ... mais com certeza qto mais pessoas vc ficar, vc se envolver mais ficara machucada...

    Leiam um livro que uma antiga blogueira recomendou a Juliana Pimentel "Eu disse a Deus ao namoro'' do Joshua Harris e arrisquem-se a ir em algum seminário do EEE (eu digo deles por conta de serem na atualidade os maiores que divulgam o assunto aqui discutido e estou defendendo eles, os outros eu n sei)

    alguma duvida deza.com@hotmail.com

    bjss

    ResponderExcluir
  22. Vivemos em um mundo que supervaloriza o status "namorando" ou "casada", mas a questão é que se não entregarmos nossas vidas a Deus, qualquer outra coisa de nada vale.
    bjsss

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos, difamatórios ou com conteúdo ilicito proibido por lei serão deletados e o seu autor bloqueado não podendo mais visitar esse site.

Deixe sua opinião sincera, discuta, critique e sugestione mas com muita educação, do contrário também será bloqueado :)

Para ter a sua foto nos comentários desse blog é preciso cadastro no Blogger