quinta-feira, julho 19, 2012

O segredo do sucesso está no sino dourado - Parte 1







Segundo a história, os sinos tocam no Brasil, desde que nossos colonizadores chegaram por aqui! Em cidades, como São João del Rei (MG), eles tocam até hoje! Cada badalada comunica algo. Podem comunicar o nascimento ou morte de alguém, as horas, o inicio de uma Missa, um batismo e um lindo casamento! Eu, aqui em Curitiba, já morei muito perto de uma igreja que chamava seus fiéis através de um forte som de sinos. Quando morei no Chile, quem desfrutava de sinos indicando as horas era uma amiga minha, e coincidentemente, quando eles marcavam umas quatro da tarde, nós sentávamos a mesa e tomávamos nosso cafézinho bem brasileiro, pra matar a saudade do nosso país!

Mas, confesso que quando escutei Chorão cantando "sino dourado", fui remetida a um tom de romance! Lembrei do Quasímodo vivendo entre os sinos e olhando a linda Esmeralda dançando na cidade. E de alguma maneira, pensei nas igrejas que anunciam que um casamento está prestes a acontecer, abrindo suas portas para receber uma linda noiva, em um uníssono perfeito com o badalar de um sino dourado, muito bem posicionado e majestoso em uma torre.

Como diz a música, "o segredo do sucesso" está no sino dourado! Quer ser feliz? Se case! Tudo fora disso é tristeza, solidão, um terrível martírio definido pelo status do facebook como: solteira!

E o pior é que não me sentia assim após escutar Charlie Brown Jr. Me sentia, e as vezes ainda me sinto, assim após escutar um blá blá blá gospel que canta com a moça da canção e insiste em me dizer que "o segredo do sucesso esta no sino dourado". O segredo da felicidade esta naquele dia que o sino dourado de uma igreja anunciar que e cheguei para meu tão idealizado casamento.

Quantas meninas tenho tido a alegria de conhecer nesse meu faz mala, viaja pra lá, abre mala, viaja pra cá, pega ônibus, rodoviária, aeroporto, internet... E quantas delas sentem-se tão tristes, sem valor, sem beleza, nada interessantes porque ainda não escutaram o sino dourado? Eu mesma, sou uma delas?

O que eu vejo? Que muitas deles também crêem que o segredo do sucesso esta no sino dourado, e nessa idealização desenfreada perdem-se em fantasias, super homens encantados, felizes para sempre sem nenhuma rotina, paz e alegria constante sem nenhuma briga, encontros e romances super espirituais que até fazem levitar, movimentos de espera que fazem do Santo, Soberando e Independente Deus um gênio da lâmpada que deve atender a lista desejos sobre o homem ideal e claro, "recompensar a espera e santidade" (legalista) com um casamento feliz, harmonioso e porque não perfeito.

Um pouco disso aconteceu comigo. Todo o movimento de espera, pureza e santidade, pregado ao meu redor na minha adolescência me fez uma legalista não conhecedora da graça e do Pai que espera o filho pródigo voltar. Mais que isso, me fizeram crer que eu era merecedora de um casamento ideal pois eu era, uma referencia de espera!

Então o príncipe apareçeu e tudo foi perfeito! Enfim, o Senhor estava me recompensando, ou melhor, eu estava apenas recebendo o que merecia pela minha "grande pureza e santidade"... Mas, o castelo desabou, o príncipe virou sapo, a princesa se perdeu.

Muita gente me perguntou o que eu me perguntava todos os dias: Como Deus havia permitido toda aquela tragédia, dor, sofrimento, engano, comigo? Justo comigo que era tão correta nessa área, que havia esperando 21 anos para dar meu primeiro beijo e andar de mãos dadas pela primeira vez!

Foi quando entrei num processo de escutar a resposta: lixo. Minha espera e santidade era puro legalismo - lixo - não atitudes que glorificavam a Deus e reconheciam que o sacrifico de Cristo me purificava de todo pecado e por isso eu era um povo santo! Não uma espera que era fruto de um confiar em Deus.

Um futuro casamento feliz nunca seria resultado dos meus mais gloriosos escorços em me "manter fiel" em espera até o fim... Isso era lixo! A única coisa que podia e pode me garantir um futuro (e aqui nem ouso mais usar a palavra feliz, pois a vida que nosso Deus nos dá nem sempre se encaixa naquilo que conhecemos como "feliz"), é única e exclusivamente a graça de Deus através de Cristo!

E aqui me pergunto, será que o segredo do sucesso é mesmo o sino dourado?

Infelizmente, as igrejas tem gerado um ambiente idealizador do casamento. Principalmente aqui no Brasil. Ter 25 anos e ainda ser solteira é quase um crime, um pecado. Espere, ore, ouça a Deus! Faça uma lista com aquilo que você quer em um homem e ore um pouco mais! (Galera, nada contra quem faz isso. Deus pode sim, escutar uma oração feita a partir de uma lista. E pode sim, responder essa oração. O que eu quero chamar a atenção a partir desse "principio" é ao hiper fanatismo gerado, muitas vezes, por essa atitude. Pelo fato de que muita gente é mais fiel a uma lista assim que a uma oportunidade dada pelo Soberando Senhor que as vezes põe na sua frente o cara que escolherá te amar, mas que por não corresponder ao item 8, 12 e 125 da sua lista é carta fora do baralho,)

Enfim, minha grande preocupação ao escrever esse post é que a igreja tem desaprendido a ser natural e super valorizado e espiritualizado ao extremo, processos que deveriam ser naturais, doces, espontâneos e de nenhuma maneira a obsessão das nossas vidas!

Pensem sobre isso...

Fiquem com gostinho de quero mais e em breve a parte dois de "O segredo do sucesso está no sino dourado", exatamente de onde paramos aqui nesse post! 

* É  mais que óbvio que a música "Sino Dourado", de Charlie Brown Jr., não faz referência a nada que foi tratado nesse post. De igual maneria imagino que o significado dessa letra não tem nada haver com tudo que escrevi a cima. Todo esse post foi fruto de algo que eu pensei ao associar o nome da canção com lembranças, idéias e pensamentos. Deixo bem claro aqui que muitas vezes a expressão "sino dourado" está altamente ligada a atos sexuais, masturbação (e quem sabe um dia isso vira assunto de outro post) e muitos dizem que a letra dessa música a isso se refere. Mas, hoje, nesse post e aqui no SM vamos nos ater ao sino dourado referindo-se a nada mais nada menos que um "sino dourado" e ao título da canção. No próximo post, seguiremos de onde paramos aqui e abordaremos umas frases a mais da música entrando em temas como feminismo. 
** Uma coisa interessante que encontrei pela internet foi uma lenda portuguesa sobre um sino dourado, veja só:
 A lenda do Sino Dourado é uma tradição local de Penude, em Portugal, a qual fala de uma pastora que fiava lã enquanto o gado pastava num canto da serra das Meadas. A dada altura deixou cair o fuso e, com espanto, sentiu-o descer por uma talisca de rocha em que se sentava, ouvindo depois o som melodioso de uma pancada em metal. Perturbada, contou o caso ao padre, que veio com homens da terra e retiraram da funda talada um sino de metal brilhante. Chamaram-lhe o sino dourado. Tinha um som tão harmonioso como nunca tinham ouvido. Ofereceram-no ao Bispo, que o mandou colocar na torre sineira da catedral para tocar nas maiores solenidades do culto. O poeta Antônio Correia de Oliveira assim se expressou: “Sino, coração da aldeia; coração, sino da gente; um a sentir quando bate, outro a bater quando sente”.Dizem que a sina é continuar tocando o sino, um dia o som se torna tão belo quanto um sino dourado, tal qual a pureza da mente sadia.

Fiquemos então, com o significado que remete a "pureza da mente sadia". Como disse, um dia quem sabe escrevemos um post com o real significado da canção e Charlie Brown Jr.

10 comentários:

  1. Kami muito bom o post(valeu a pena esperar por ele!).
    Pior é que essa ideia do "príncipe encantado" é incutida em nossas cabeças desde a infância... não é só a mídia, mas os familiares, amigos, a maioria ao redor...
    Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  2. Kami, Paz do Senhor! Aqui é a "beck" trocamos alguns emails ano passado, por conta da série Alanis que falou muuuuito ao meu coração, em um momento muito dificil! Nossa, lendo agora essa postagem, Deus falou novamente.. eu to aqui sem palavras rs e pretendo acompanhar.. Admiro você, um beijão!

    ResponderExcluir
  3. Eles são bons de mais!

    To seguindo, segue de volta?
    http://thaismacena.blogspot.com.br/2012/07/promocao.html
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Kami, parabéns pelo post.
    É a primeira vez que passo por aqui e ja fiquei fã.
    Observei que vc citou que mora em Curitiba. Eu mudei pra cá tem menos de 1 mes e estou procurando uma igreja, onde tenha bastante jovens.
    Onde vc frequenta???
    Fico no aguard.
    Bjo.
    Ale Dutra

    ResponderExcluir
  5. @Ale Dutra
    Ale... mil desculpas... só hoje vi seu comentário! Olha só... me manda um email me falando como vc é, o que você gosta, me contando um poquinho de vc e eu te indico uma igreja que eu penso que vc vai se encaixar bem! Meu email é: kamimargarida@gmail.com
    beijinho

    ResponderExcluir
  6. @Ale Dutra
    Oi Ale!
    Mil desculpas... eu só vi seu comentário agora.
    Que vergonha!
    Faz assim me manda um email e vamos conversando! Eu te conhecendo um pouquinho posso te indicar uma igreja que tenha mais teu perfil!
    Meu email é: kamimargarida@gmail.com
    Vou ficar esperando!

    ResponderExcluir
  7. Desculpa, mas na música de Charlie Brown, o sino dourado é outra coisa... =X

    ResponderExcluir
  8. eh, se for sobre a música do Charlie Brown, a letra foi feita por um outro motivo..kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós sabemos (provavelmente vcs não leram atentamente o texto)

      Excluir

Comentários ofensivos, difamatórios ou com conteúdo ilicito proibido por lei serão deletados e o seu autor bloqueado não podendo mais visitar esse site.

Deixe sua opinião sincera, discuta, critique e sugestione mas com muita educação, do contrário também será bloqueado :)

Para ter a sua foto nos comentários desse blog é preciso cadastro no Blogger