sexta-feira, março 02, 2012

Por que eu não consegui ser atéia

Sim, eu já tentei.
Se alguém próximo a mim ler esse texto provavelmente vai ficar surpreso, já que só a minha irmã e companheira de debates Jess (@abonitaflor) conhece um pouquinho desse meu lado. Antes de você continuar a ler isto também deve saber que eu não possuo a verdade e como todos vocês estou buscando crescer mais em sabedoria, entendimento e amor a cada dia. O que está escrito aqui é só um pouco da minha experiência, que depois de muito relutar, decidi compartilhar com vocês.
Eu cresci num meio evangélico, como grande parte de vocês, e sempre quis dedicar a minha vida ao máximo a Deus. Como criança e pré-adolescente absorvi muitas influências ao meu redor de pessoas cristãs, tomei para mim verdades que os outros diziam serem reais. O tempo vai passando, você vai amadurecendo, conhecendo coisas novas, aprendendo mais e eu comecei a questionar muitas coisas ao meu redor. Não me leve a mal, eu sempre busquei a santidade que me pregavam, sempre tentei dar o meu melhor para Deus em tudo, mas certas coisas não faziam mais sentido. Um desejo de conhecer mais e mais a Deus sempre ardeu no meu coração! E eu via pessoas que pareciam ser tão cheias Dele e eu não entendia porque, por mais que eu tentasse e dedicasse TUDO, eu não me parecia com aquelas pessoas. Comecei a ler livros e ver vídeos de pregações na internet, queria descobrir o máximo que eu pudesse. Li dois ou três livros, que não quero citar os nomes, de pessoas que tiveram profundas experiências (pelo que escreveram) e alguns deles continham uma espécie de "fórmula para se chegar a Deus", cada capítulo tratando do modo como nós deveríamos agir para estarmos em perfeita comunhão com Ele. Eu tomei aquilo pra mim. Eu não me guiei somente por livros, mas principalmente pela Bíblia.
 Não sei se você já chegou a um ponto como esse, mas se sim meu caro você sabe como é... Eu sentia que era tudo em vão. Eu chorava todas as noites e sentia que ninguém me escutava e se escutava porque Ele não fazia alguma coisa?! Eu estava ali, fazendo tudo o que Ele mandou fazer. O QUE MAIS FALTAVA?! O que mais eu tinha que fazer para ser merecedora?! Pra poder ter Ele perto de mim sempre?! Eu sentia que Ele não me amava.
Foi então que eu vi um autor, de um dos livros que eu comentei, em um vídeo na internet fazendo coisas que não se pareciam nada com o mover de Deus ao meu ver. Ou eu estava muito enganada, ou aquilo tudo estava muito errado. Poxa, alguém que disse coisas tão maravilhosas em um livro, que viveu grandes coisas agindo assim?! Essa foi uma das decepções em pessoas que eu admirava, comecei a me desacreditar. Então foi um dia deitada na rede, com uns 15 para 16 anos que eu joguei um livro de lado e disse: "HEY DEUS, EU NÃO QUERO MAIS ACREDITAR EM VOCÊ". Foi ai que eu comecei a ser sincera com Deus, antes eu não era eu mesma com Ele, eu agia como quem eu queria ser: a pessoa perfeita. Só que ninguém é perfeito, e Deus estava me ensinando isso...
Não durou muito meu "ateísmo" (percebem que mesmo não querendo acreditar eu ainda falava com Ele?). Eu me pegava brava com Deus, mesmo não querendo mais acreditar, eu simplesmente não conseguia! Eu não sei explicar! É uma força que me impedia de negar a existência Dele, era realmente sobrenatural em mim. É até engraçado pra mim hoje lembrar disso tudo...
Foi então que eu disse pra Ele: "Ok, nunca vou deixar de amar por mais que eu queia, não consigo. Vamos começar do início, quero tudo novo, quero meu conhecimento renovado".
Desde então as vendas dos meus olhos foram tiradas. Eu sou questionadora por extinto, mas não consigo ser rebelde, então eu vejo muitas coisas que não concordo nessa "cultura evangélica" (sim, hoje a religião se tornou uma cultura), mas busco minhas verdades com Deus antes de gritar ao mundo minha revolta. Aprendi que Ele é a única e melhor fonte de conhecimento e se você tem dúvidas peça a Ele de todo o coração que lhe mostre o caminho. EPA! Ele já mostrou: JESUS! O único caminho, a única verdade, a única vida.
As pessoas falam de Jesus todos os dias, cantam Jesus, mas e viver como Jesus?! Proponho um desafio a todos nós: ler a história de Jesus, analisar e tentar seguir o único caminho, que é Ele!

Essa foi a minha experiência, o caminho doloroso que eu tive que trilhar para crescer. Cada um de nós tem um. Eu aprendi que nunca vou ser perfeita, e Deus me ama do jeito que eu sou (isso não é desculpa para jogar tudo pro alto e viver a vida loka ok?!), aprendi também que não devo olhar para homens, nem me desacreditar quando eles falharem, porque o único perfeito nunca falhou e é pra Ele que eu tenho de olhar. Aprendi também que tenho muitas perguntas, e só Nele eu posso encontrar as respostas. Conheci recentemente o trabalho do C.S Lewis e me identifiquei muito com ele! E tem uma frase em especial que quero compartilhar com vocês:


"Eu acredito no Cristianismo assim como eu acredito no nascer do Sol, não porque o vejo, mas porque através dele eu posso ver todas as coisas" 


E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.João 8:32 


Esse foi um breve resumo, hoje eu me sinto totalmente completa, ainda tenho muitos questionamentos mas tento fazer com que nada disso me cegue, já que a verdade um dia se revelará para todos nós. E quando algum pensamento como: "e se tudo isso for uma farsa? Se tudo for um teatro da nossa psique?!", eu posso responder para mim mesma: o que eu sinto quando canto e toco pra Ele, a alegria completa que eu sinto nessa ligação de criador e criatura é tão perfeita que é impossível que não seja real! Deus é muito mais do que eu e você imaginamos, Ele é infinito e supremo e um dia iremos conhecê-lo face a face.
Para finalizar deixo com vocês uma das minhas músicas favoritas que tem tudo a ver com esse post.






8 comentários:

  1. Olá minha flor.
    Bom primeiramente, amei o blog, é sempre bom poder ler coisas que edificam nossa fé, nossa comunhão com Deus e nossa relação entre amigos. rs.
    No início do texto levei um susto grande porque passei por uma situação parecida e atualmente vivo uma situação tanto quanto igual. Minha irmã do meio tem feito perguntas das quais podem colocar em dúvida o que a Bília diz. Gostaria sim de ter mais sabedoria pra explicar pra ela, embora ela tenha crescido ensinada dessa forma, acho que tem se tornado normal as pessoas quererem saber se é certo mesmo.
    Bom, continuem nessa força, Deus está muito orgulhoso de vocês.
    Já ganharam mais uma fã de carteirinha.
    Beijo grande.
    Sâmella Alves.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto, acho que nós que crescemos dentro da casa de Deus ao contrário daqueles que foram resgatados, não tivemos tantas experiências e com o passar do tempo, precisamos passar por momentos como esse para nos relacionarmos com Deus de forma sincera e autêntica - íntima, prosseguir em conhê-Lo né?! De certa forma passei por isso, pregações, livros, decepções com autores, me fazia a pergunta "Será que o Jesus dele é o mesmo que o meu?"

    Paz em Cristo!

    ResponderExcluir
  3. Duvidar pode ser a maior ponte para se chegar perto da verdade. Aquele que não questiona, não põe em prova, jamais pode obter uma fé pura que vai muito além do simples sentir.

    Se Deus existe ou não, jamais ninguém provará e assim como há inúmeros indícios que ele existe, há tantos outros de que ele também possa não existir. Por isso que essa "busca pela verdade" pode trazer insegurança aos nossos corações.

    Com o tempo eu aprendi que a fé não é um sentimento como muita gente diz, mas uma convicção. Uma escolha e acima de tudo, é um processo. Você opta por crer e a partir dai, tudo pode ser posto em prova a fim de fortalecer a sua própria fé.

    Sentir é o primeiro passo. Compreender e ter convicção é o segundo e mais importante. A fé daqueles que apenas sentem é fraca e com o vento pode ser levada embora. Por isso vemos tanta gente que diz que ama a Deus e que teve experiencias lindas com ele e logo depois se esquecem do que ele é.

    Mas aquele que tem convicção do que crê, porque se dedicou a pensar sobre isso nunca perderá sua fé. Mesmo em meio as maiores tempestades. Mesmo que tudo acuse o contrário.

    E digo mais, no dia em que você achar que sabe tudo sobre Deus, vai chegar a conclusão que não sabe de nada. A bíblia não nos mostra Deus inteiramente, elas nós dá indícios, pistas e exemplos de como Deus é grandioso e muito além de qualquer entendimento humano. Não porque ela é errada (como muitas vezes você me viu debater), mas porque ela foi feita para pessoas que ainda não tem capacidade de compreender a verdade. E essas pessoas somos nós, os homens.

    Como Paulo diz, vemos por um espelho embaçado, mas um dia o veremos como ele é.

    E é por ver por um espelho embaçado que muitas vezes a religião, a filosofia e a ciência tentam nos mostrar tantas faces de Deus. E quando todo mundo parece ter razão, é impressionante como a bíblia, com toda sua simplicidade (porque foi feita para pessoas simples) consegue nos fazer voltar sempre ao mesmo ponto. Ela sempre nos mostra para onde devemos voltar. Porque ela nos mostra as experiências de pessoas que VIVERAM com Deus e eram de Deus, mesmo sendo limitadas (com exceção de Jesus).

    Por isso o amadurecimento nasce disso. Da dor, da dúvida... E que caminho difícil. Na maioria das vezes estamos sozinhos e realmente, só podemos contar com a presença de Jesus, que é a figura bíblica mais importante justamente porque é nosso salvador (em todos os aspectos).

    ResponderExcluir
  4. jamais conseguiria ser um ateu diante de tantas provas obvias que o Criador existe, mas sei que muitas questões asombram nossa mente, nos resta pedir sempre esclarecimento e sabedoria.. boa postagem, abraço.

    ResponderExcluir
  5. @Sam Alves Obrigada Sam, muito bom ler as suas palavras! :D

    ResponderExcluir
  6. @wallace exatamente! Para nós que não tivemos esse "outro lado da vida" essas situações edificam muito!

    ResponderExcluir
  7. Amei muito!!! Gosto quando falam um pouco da vida de vocês! :D Que Deus a abençoe,e que você possa pregar TAMBÉM dando este testemunho seu!

    http://coisasdealexandra.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Essa postagem é maravilhosa, e com certeza vai falar com muitos que estão com a fé abalada.
    www.menina-dedeus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos, difamatórios ou com conteúdo ilicito proibido por lei serão deletados e o seu autor bloqueado não podendo mais visitar esse site.

Deixe sua opinião sincera, discuta, critique e sugestione mas com muita educação, do contrário também será bloqueado :)

Para ter a sua foto nos comentários desse blog é preciso cadastro no Blogger