domingo, março 18, 2012

Geração “fone-de-ouvido” (parte 2)

Olá, santas-meninas, estão me ouvindo? :)

DSC_6780_282_29_large

Ouvindo a Deus - no meu último post falamos como é importante deixar nosso fone-de-ouvido de lado e ouvir a voz de Deus (leia a parte 1)

 

Ouvindo uns aos outros

No mundo do fone-de-ouvido, o individualismo é evidente. Ouvimos para nós mesmos. Achamos que o mundo ao redor gira em torno da nossa audição. Parece que aquilo que você está fazendo tem até trilha sonora. Mas, já experimentou ouvir e cantar uma música com seus amigos? É uma experiência empolgante.

Stott fala: “Comunhão depende de comunicação”. Quando ouvimos e falamos uns com os outros, os relacionamentos progridem e se desenvolvem, caso contrário, são condenados à ruína. Comunicação não é um monólogo.

Em Provérbios há muita ênfase no ouvir o outro, como por exemplo:  “O caminho do insensato parece-lhe justo, mas o sábio ouve os conselhos.” (Provérbios 12:15), “Como brinco de ouro e enfeite de ouro fino é a repreensão dada com sabedoria a quem se dispõe a ouvir.” (Provérbios 25:12)

 

A necessidade de ouvir aplica-se à todas as esferas da nossa vida:

 

Família

family-love

Nós filhos precisamos ouvir a nossos pais “Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe.” (Provérbios 1:8) Nossos pais possuem mais experiência e sabedoria do que possamos acreditar. Grande parte de nossos erros e consequências poderiam ser poupados se déssemos ouvidos ao que nossos pais nos orientam.

Os pais também precisam ouvir seus filhos, caso contrário, nunca irão compreender os problemas deles. É necessário que ambos tenham paciência, porque o mundo da juventude e dos pais são completamente diferentes, por isso, ouvir mutuamente é construir pontes entre as gerações.

Marido e esposa também precisam se ouvir.

“Quase todo rompimento matrimonial é precedido de quebra de comunicação. E assim dá lugar a incompreensões, suspeitas, lamentações, ressentimentos, até que se torna tarde demais, embora nunca é tarde para se começar a ouvir novamente” (John Stott, grifo meu)

 

Trabalho

meeting-conflicts

O ouvir é importante especialmente nas situações de conflito. Às vezes há um estado de surdez total (ambos não se ouvem e fingem que convivem) e falta a compreensão. Aí o único jeito é gritar uns com os outros. A reconciliação é possível quando os dois lados estão dispostos a ouvir um ao outro!

 

Igreja

Bible_reading_girlsHá sempre algum momento que haverá discordância seja em algum aspecto eclesiástico ou doutrinário, porque, afinal, a igreja é constituída de cabeças e ouvidos diversificados e diferentes. É interessante, no entanto, antes de criticar alguém ou algo, se dispor para ouvir o que a pessoa tem a dizer. Quando nos isolamos e o nosso contato consiste em apenas guerrear contra o outro, criamos um “inimigo mortal” com nosso irmão. Mas quando sentamos juntos e começamos a ouvir percebemos que nossos “opositores” são seres “normais”, nossos irmãos e irmãs em Cristo, e assim devemos cultivar a possibilidade de compreensão e respeito mútuo.

Enfim, em todas as esferas da nossa vida devemos ouvir como Ele nos ouve. Jesus poderia dar todas as respostas, uma vez que Ele sabia até o que se passava nos corações e pensamentos das pessoas, mas ele preferia ouvir as confissões de cada um especialmente, porque isso demonstra que o outro é importante, além de ser sinal de humildade e amor cristão.

 

Finalizo essa parte dizendo as palavras de D. Bonhoeffer:

“Os cristãos se esqueceram de que o ministério de ouvir lhes foi confiado por aquele que é, ele mesmo, o grande ouvinte e de cuja obra eles deveriam participar. Nós deveríamos ouvir com os ouvidos de Deus e falar a Palavra de Deus”.

“nunca é tarde para se começar a ouvir novamente”, lembre-se sempre disso!

Próxima edição: ouvindo o mundo!

Inspirado nas minhas leituras de “Ouça o mundo, ouça o espírito” de J. Stott, Ed. ABU

3 comentários:

  1. Amei o post! Super-interessante! PAz *--*

    http://princesacrista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, aceita parceria?
    Já levei seu link para o meu blog...
    beijos *-*

    http://princesacrista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. muito lindo e edificante ^^ a agora vou sempre passa por aqui encontrei meu lugar ^^ tenha uma boa semana



    oh estou voltando a postar no novo endereço do blog : http://diariodeumcoracaoencantado.blogspot.com.br/

    se quizer dar uma passadinha por la para me ajudar ^^

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos, difamatórios ou com conteúdo ilicito proibido por lei serão deletados e o seu autor bloqueado não podendo mais visitar esse site.

Deixe sua opinião sincera, discuta, critique e sugestione mas com muita educação, do contrário também será bloqueado :)

Para ter a sua foto nos comentários desse blog é preciso cadastro no Blogger