terça-feira, fevereiro 07, 2012

Valorize sua câmera compacta


Oi meninas, como vocês tem passado? Fotografando muito?
Antes de ganhar minha DSLR, eu achava que nunca faria fotos boas o suficiente com uma compacta, mesmo gostando de algumas fotos feitas com ela. Quando a minha DSRL chegou, eu percebi que o negócio era MUITO diferente do que eu pensava. As primeiras fotos não saíram tão perfeitas quanto imaginei... "ah mas eu não tenho uma Canon 5D Mark II", "eu preciso de lentes melhores"... Não, o problema estava em mim! Como a Rejane Wolff (fotógrafa familiar favorita) disse uma vez no twitter "todas as câmeras são igualmente ruins, se forem usadas no automático".
Vamos combinar que se você não quer ser fotógrafa profissional ou não tem a fotografia como um grande hobby, não tem motivo pra investir numa DSRL né? Por isso vou dizer três vantagens e desvantagens de ter uma compacta, e vou mostrar algumas fotos lindas feitas por uma compacta.

Primeira e mais relevante vantagem na minha opinião: O PREÇO!

Dependendo dos modelos, uma compacta pode custar até 10x menos que uma DSRL. O que também facilita quando você decidir trocar de câmera, bom pra quem enjoa fácil das coisas.
Segunda vantagem: O TAMANHO!
São pequenas e fáceis de carregar, você pode levar facilmente a qualquer lugar, desde a faculdade até um show. Já uma DSRL não é tão simples de carregar por aí, ainda mais se você quiser carregar mais de uma lente.
Terceira vantagem: SIMPLICIDADE!
É muito mais simples fotografar com ela. Em uma viagem, por exemplo, se você pede pra alguém te fotografar com a sua compacta 90% das pessoas vão saber fazer isso. Já com a DSRL você vai ter que ensinar pra 90% das pessoas onde está o botão do obturador.

Primeira desvantagem: SEM BOKEH!

Bokeh é aquele desfoque no segundo plano (que pra maioria determina se uma foto é boa ou não tsc tsc tsc), câmeras compactas não tem grandes aberturas de diafragma.
Segunda desvantagem: LESMA!
O que mais me irritava na minha compacta era quando eu tirava fotos do ministério de dança na igreja, por exemplo, ela era muito lenta e eu perdia muitas partes legais da coreografia.
Terceira desvantagem: DESCONTROLADAS!
Estou rindo de ter colocado "descontroladas" ai em cima, mas é verdade. Com câmeras compactas você não tem muito controle, então é torcer pra luz ser favorável ou vai ter uma foto superexposta ou subexposta.

Abaixo mais fotos feitas com uma compacta, mais especificamente da Sony DSC-S730:





Espero que o post tenha sido de utilidade pra vocês e gostaria muito de receber dicas nos comentários, existe alguma dica específica que você gostariam de ver no próximo post?
Beijos e fiquem com Deus! ;)

Créditos: Imagem1, Imagem2, Imagem3, Imagem4; Imagem5; Imagem6.

13 comentários:

  1. Amei, meu sonho é ter uma DSRL, mas nem reclamo tanto da minha campacto hihi!
    bjs

    PS: Queria muito ver dicas para fotografar em casa e dicas de editores online.

    http://a-filhadorei.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou Danielle!
    Gostei dos pedidos, principalmente de editores online! ;)

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Pois ainda vou comprar a minha DSLR.
    mas por enqto dá pra se divertir mto com a compacta, ainda mais com um bom editor de fotos... huhuhau
    valeu o/

    ResponderExcluir
  4. uma DSLR é meu sonho, mas por enquanto a compacta quebra um bom galho!!

    ResponderExcluir
  5. DSRL é uma benção, mas da um "trabalho", pq tem que estudar pra aprender a mexer e tudo mais. No começo as fotos não saem MUITO melhores não. Por isso eu aconselho a comprar a câmera e fazer um curso junto, pra já aprender a extrair o melhor dela! (:

    ResponderExcluir
  6. Oiii, tudo bemm???? Adorei seu blog!!! Ve ai o meu blog! Ele é novo e preciso de 'opiniões' rss. E se gostarem sigam ele :] bjs tchau

    ResponderExcluir
  7. Nussa muito legal adorei, mas ainda quero uma semi profissional!
    Mas ensina p/ gente alguns turques com uma compacta!
    Bjkas...

    ResponderExcluir
  8. Oie , adoreii o blog , tô seguindo, da uma passadinha no meu e mim segue tbm bjkas /moquecadeovo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu curto a minha compacta! Ela até faz umas fotos legais, mas o que eu mais sinto falta nela é o Bokeh! =(
    Adorei o post, santa menina!
    Um beijo, da Menina de Deus.
    www.menina-dedeus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. oi, amei seu blog, muito abençoado, já estou seguindo!!
    Se poder da uma olhadinha no meu: http://sonho-meu-1.blogspot.com/

    bjs e paz do Senhor!!

    ResponderExcluir
  11. Olá! Seu banner já está em nosso blog. Q tal no add aki tbm? Abraço. adolescp.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos, difamatórios ou com conteúdo ilicito proibido por lei serão deletados e o seu autor bloqueado não podendo mais visitar esse site.

Deixe sua opinião sincera, discuta, critique e sugestione mas com muita educação, do contrário também será bloqueado :)

Para ter a sua foto nos comentários desse blog é preciso cadastro no Blogger