domingo, fevereiro 05, 2012

A terapia perfeita

Olá Santas Meninas! Meu nome é Aline, sou psicóloga recém-formada, mas ainda sou uma “santa menina”, tentando aprender e experimentar a boa e perfeita vontade de Deus pra minha vida.

Pretendo compartilhar aqui com vocês, como se fosse uma conversa, sobre aquilo que Deus tem colocado no meu coração e sobre aquilo que nos é humano: sentimentos, relacionamentos, fé, amor, esperança, então, fiquem ligadas!

Toda vez que falamos em psicóloga lembramos de “terapia”, risos. Mas, não sei se isso já aconteceu com você, às vezes dá vontade de não falar nada. Há inúmeras situações em que a ansiedade, a dor, a mágoa, a frustração tomam conta da nossa alma e nos cala. Fernando Pessoa poetisa sobre isso:calar

“Mas quem sente muito, cala; quem quer dizer quanto sente fica sem alma nem fala, fica só inteiramente”

E às vezes dá vontade de não falar nada, inclusive em oração. Sabemos que Ele sabe tudo o que se passa na nossa pequena existência, mas assim mesmo preferimos ficar só.

Jeremias viveu uma situação semelhante. Colocou diante de Deus toda a situação econômica, espiritual, cotidiana e sentimental. Não apenas como uma reclamação, mas como um desabafo, quase uma terapia.

Em uma terapia, falar algo que nos marcou ou traz sofrimento demanda tempo e disposição. Quando se está em terapia, a responsabilidade sobre a mudança em relação à tudo o que se diz ou pensa é do próprio paciente que precisa, de alguma maneira, se tornar o seu próprio agente de transformação.

Com Deus não é diferente. Ao falar sobre nossos sentimentos e frustrações reconhecemos que, embora sejamos atores de nossa história, Ele é quem nos dá a direção e nos carrega em seus braços. E o Eterno é o nosso terapeuta perfeito: Ele deseja um relacionamento autêntico conosco, nos acolhe independentemente do que somos e nos restaura, se tão somente confiarmos e entregarmos nossas vidas em suas mãos.

Sugestão de música: A Terapia – Banda Resgate

12 comentários:

  1. Lindo,verdade puríssima,eu gosto muito de psicologia,pretendo fazer faculdade na área também.
    Eu que o diga,às vezes temos tantos sentimentos dentro da nossa alma,que não sabemos exprimi-los e ficamos sem fala,mas com certeza precisamos falar com Deus nem que seja para pedir que o Espírito Santo interceda por nós da maneira perfeita como só Ele sabe.
    God bless.
    Visitem meu blog,comentem, e se gostarem me proporcionem um largo sorriso...Sigam-o *_*
    palavrasdeumagarotaincomum.blogspot.com
    Bjkss.

    ResponderExcluir
  2. Minha terapia preferida é a Biblioterapia. Ler a Bíblia sempre acalma, consola, orienta, ensina, alegra e admoesta.
    "A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos. O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos. São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos. Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa."
    Salmo 19:7-11

    ResponderExcluir
  3. Meus parabéns pelo blog, muito lindo!
    AH! aproveitando, deixo aqui o meu, acessem e caso curtam, divulguem
    beijos beijos'

    menninasdosolhosdedeus.blogspot.com
    sim, é com dois "n" mesmo kk (;

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu posso levar seu link, ?
    para meu blog? http://gcrist.blogspot.com

    bjus

    ResponderExcluir
  5. Muito lindo seu blog e aproveitando......:] ve ai o meu pff e se gostou segue..rss bjs tchauzinho!!!!!

    ResponderExcluir
  6. @Larissa Gabrielle Obrigada querida Larissa! Psicologia é uma profissão linda, sou suspeita. Beijos e bençãos de Deus pra você!

    ResponderExcluir
  7. @Léslie Lansky SPS Amém, Léslie, a minha também! Mas é sempre bom ter com quem compartilhar nossas coisinhas, e a oração é uma das melhores terapias tb! Abração, bençãos de Deus pra vc!

    ResponderExcluir
  8. @Karine Gabriela Oi Karine, "Todos as produções pertencem ao blog Santa Menina e estão a serviço do Reino de Deus. Você pode usar nosso material desde que cite o autor e especifique o link para a obra original."
    Abraço, Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  9. @Maria Clara Tavares Obrigada Maria! Abraços e bençãos de Deus pra vc :)

    ResponderExcluir
  10. aline, excelente texto *-* o blog foi indicado pra mim pela Lua Soares, aei tudo aqui e já virei seguidora, amei sua postagem, e gostaria que você me adiciona-se no msn ou me envia-se seu email, pois gostaria de fazer-te uma proposta (:
    email: leideane_diniz@hotmail.com , se não quiser adc, envie-me o seu (:
    beijinhos da anny diniz ;*

    http://leideanediniz.blogspot.com !

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos, difamatórios ou com conteúdo ilicito proibido por lei serão deletados e o seu autor bloqueado não podendo mais visitar esse site.

Deixe sua opinião sincera, discuta, critique e sugestione mas com muita educação, do contrário também será bloqueado :)

Para ter a sua foto nos comentários desse blog é preciso cadastro no Blogger