quarta-feira, janeiro 25, 2012

Nossa Missão é Servir


Sobre Boas obras: Nossa missão é servir

Texto base: Efésios 2.10

Introdução
Muitos livros de auto ajuda têm tentado nos convencer de que devemos viver felizes, fazer coisas boas para os nossos entes queridos e amigos. Alguns até ensinam como tirar o máximo de proveito da vida, como devemos levar uma vida saudável e a nos relacionarmos com as pessoas. A questão não é se esses livros são bons ou ruins. A questão é: nós já temos um manual de vida. A Bíblia é nosso manual de vida. E Deus não nos criou para tirarmos proveito da vida, ele nos criou para acrescentar coisas a vida. Você e eu fomos criados para acrescentar à vida, não apenas para consumir os recursos que ela nos oferece, como comer, respirar, ocupar espaço.

O apóstolo Paulo escreve o capítulo 2 de Efésios dizendo que nossa salvação é pela graça de Deus, e não vem das nossas obras para que não nos gloriemos. A graça inclui tudo aquilo que Deus nos oferece. Quando ele diz: “não vem de obras”, ele exclui a possibilidade de que o homem possa ser salvo por seus próprios méritos. Quando ele diz: “criados para boas obras”,ele diz que, embora nossa salvação não seja por realizar boas obras, nós devemos praticá-las. Logo podemos concluir que não praticamos boas obras para sermos salvas, mas porque somos salvas, nós praticamos boas obras.


Nós fomos colocadas na Terra para fazer uma contribuição. Não devemos enxergar o ser humano apenas como um ser espiritual, mas devemos olhar para ele e ver um ser completo, que precisa de cuidados física e emocionalmente.

Mas antes de ajudar, precisamos saber qual o propósito de Deus em nossas vidas.

A Bíblia nos dá detalhes de como podemos agir.

E como ela apresenta isso?


Nós fomos criadas para servir a Deus
Nós temos uma missão especial: servir a Deus e ao próximo. Cada cristão mantém sua individualidade na obra, mas que juntos formam a Igreja de Cristo, uma vez que o versículo nos diz: “somos feitura sua, criados em Cristo para as boas obras....”

Acabamos de ler em Efésios 2.10 "Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós".
Essas "boas obras" são o nosso serviço. Sempre que servimos às pessoas de alguma forma, servimos, na verdade, a Deus.


Nós fomos salvas para servir a Deus
Em 2° Timóteo 1.9: "...nos salvou e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos dos séculos".

O que Deus disse a Jeremias se encaixa aqui e vale para nós, (Jeremias 1.5): "Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta para as nações".
Deus nos salvou para que pudéssemos exercer uma "santa vocação": mostrar ao mundo o Seu amor e Sua bondade!

Logo, nós não fomos salvas pelo nosso serviço, mas fomos salvas para o serviço no reino de Deus.
Isso nos dá valor e nos mostra o quanto somos importantes para Deus, pois como lemos em 1° Coríntios 6.20, Deus nos comprou e pagou alto preço.
Portanto, não servimos a Deus por causa de culpa, medo ou obrigação. Nós servimos pela alegria e gratidão, pois nosso passado foi perdoado, nosso presente faz sentido e nosso futuro é garantido.

3° Nós somos chamadas para servir a Deus

A Bíblia nos diz que todo cristão é chamado para servir. Em 1° Pedro 2.9 está escrito "Mas vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciarem os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz".
Nosso chamado para ser salvo incluiu o chamado para servir. Os dois se complementam, pois o nosso serviço é necessário no corpo de Cristo.
Cada uma de nós tem um papel a desempenhar e cada um desses papéis é importante. Não existe serviço pequeno para Deus.

Hoje algumas de nós fazem seminário, estudam teologia, outras se especializam em música, serviço social, medicina, fotografia... Seja qual for nosso ramo de estudo ou trabalho, nós devemos em nossas atitudes e ações fazer a bondade de Deus ser reconhecida.

Concluindo

Em Mateus 20.28 lemos: "Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente".
Para os cristãos, servir não é questão de opção, não é algo a fazer se houver condições favoráveis ou tempo disponível, servir é o núcleo da vida cristã.
O próprio Jesus veio para SERVIR e para DAR.
Hoje com nossa vida agitada, a maioria das pessoas se perguntam: quem vai me servir? Muitos se preocupam mais em serem servidos do que servir. Porém um cristão maduro, seguro de sua fé, deixa essas perguntas de lado e segue o exemplo do mestre. " e começa a perguntar; "A quem eu vou servir?"
Deus quer nos usar para fazer diferença no mundo, em nossa cidade, em nossa casa. Deus quer trabalhar através de nós.

Para nossa reflexão, deixo 2 perguntas:

- A quem estamos servindo?
- O que está nos impedindo de aceitar o chamado de Deus para servi-Lo?

10 comentários:

  1. Amém!
    No último ano e já nesse comecinho de ano tenho experimentado servir a Deus através do amor as pessoas, e o sentimento é impagável! Me sinto feliz, realizada servindo a Cristo até com pequenas atitudes!
    Obrigada pelo texto! ;)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!! Parabéns!
    este texto vem de encontro com tudo que tenho pensado nos ultimos dias!!
    Estou em um tempo de mudanças e já decidí: Vou escolher cumprir o chamado de Deus!

    ResponderExcluir
  3. @Aline Zeeberg

    Aline,
    Que Deus te abençoe continue te capacitando cada vez em amor.
    Essa alegria que sentimos é mesmo impagável..
    Bjoos

    ResponderExcluir
  4. Muito Lindo seu blog querida, que Deus continue te abençoando grandemente e te dando muito mais sabedoria para fazer estes textos com assuntos brilhantes. Amei

    ResponderExcluir
  5. Ótimo ensinamento, totalmente edificante. É muito bom saber que Deus nos escolheu para uma missão, para cumprir uma propósito. Sei que além de mim muitas também aprenderam algo aqui. Que Deus abençoe vocês.

    ResponderExcluir
  6. @Ana Carolina
    Amém Ana,
    Que o Sr.te recompense, te honre!
    Que seus ouvidos estejam sempre sensíveis para ouvir a DEUS.
    Que ELE te abençoe muitão...
    bjokas

    ResponderExcluir
  7. @leticia
    Letícia,
    muito obrigada por acompanhar o Santa Menina.
    Deus te abençoe muito e que vc sempre possa ser tocada através das nossas vidas.

    bjokas

    ResponderExcluir
  8. @Bárbara.
    Bárbara,
    que bom que vc foi edificada!
    Amém, que muitas vidas possam ser edificadas através de vc, de mim, e todas as outras/os que leem e escrevem no blog.

    Bjokas
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  9. Temos que Amar aos outros e fazer o amor de Deus conhecido! Servindo os irmãos com alegria sem esperar recompensas ou reconhecimento! Fazer tudo isso pelo Elo perfeito q nos une como corpo q é o amor!

    postagem e edificante!

    A paz !!

    ResponderExcluir
  10. Tenho ouvido muito essa palavra esses meses! Só faz reforçar ainda mais a necessidade de estarmos atentas ao que temos feito pra o Senhor.
    Sabemos que quando não estamos servindo a Deus, nós estamos servindo ao inimigo! Nosso coração só pode ter um Senhor!
    E que não sejamos como o servo da parábola que enterrou seu talento em vez de trabalhar para que esse dinheiro rendesse, isso quer dizer, que as ações dele desse fruto. A árvore que não dá frutos será lançada fora.
    Que não sejamos nós! Que não seja eu.
    Vamos servir ao Senhor Jesus Cristo com nossas vidas!
    :D
    bjos

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos, difamatórios ou com conteúdo ilicito proibido por lei serão deletados e o seu autor bloqueado não podendo mais visitar esse site.

Deixe sua opinião sincera, discuta, critique e sugestione mas com muita educação, do contrário também será bloqueado :)

Para ter a sua foto nos comentários desse blog é preciso cadastro no Blogger