sexta-feira, maio 13, 2011

Santa Menina Entrevista: Daniela Araújo

Voltamos em grande estilo com a tag “Santa Menina Entrevista”. Daniela Araújo, nossa entrevistada, canta desde os 3 anos de idade, gravou 12 discos com seus irmãos (Turma do Barulho), está finalizando seu primeiro trabalho solo e vive cercada de grandes nomes da música gospel. Filha de Jorge Araújo e Eula Paula (mais conhecidos nas décadas de 80 e 90), Daniela é casada com Leonardo Gonçalves e tem Paulo César Baruk como padrinho de casamento. E esse é apenas um resumo dos bons nomes que a cercam.

5075930952_180f97df4b_z
Foto: Leone Sena

Mas nenhum desses nomes conseguem ofuscar seu talento próprio. Basta fazer uma pesquisa rápida no Google pra encontrar milhares de referências ao seu trabalho. Além disso, ela é blogueira (como nós \o/), super estilosa e atenciosa, afinal, aceitou ser entrevistada pro Santa Menina sem pensar duas vezes. Na entrevista, Daniela Araújo fala sobre Deus, família, música e estilo. Imperdível! 


Santa Menina: Você já deve ter respondido a essa pergunta zilhões de vezes, mas aí vai: como foi crescer tendo Jorge Araújo e Eula Paula como pais?

photo20061116181751
Jorge Araújo e Eula Paula.  Foto retirada do Fotolog da Suelen Araújo.

Daniela: Sentíamos muita saudade dos nossos pais, pois houve um período em que eles viajavam muito. Mas estávamos bem amparados pelos nossos avós maternos, que nos deram muito amor e carinho. Me lembro quando chegavam de surpresa, nossos coraçõezinhos quase explodiam de tanta alegria. Era emocionante! Foi maravilhoso ver de perto, como é a vida de quem se doa cantando o amor de Deus pelo mundo afora, e crescer tendo dois missionários e apaixonados por música como meus pais. Minha mãe foi quem me ensinou harmonia, ela nos ensinou a dividir vozes desde pequenos. Meu pai, me ensinou a compor com o coração, e a ser encantada por produção musical, produção artística, e arte em geral. Ele vivia nos presenteando com cds, e vídeos musicais de artistas  internacionais que ele admirava. Até hoje, ele vive tirando foto, filmando, se envolvendo com tudo que é arte. Eles foram quem primeiro me apresentaram à Deus e à música, que plantaram no meu coração a vontade de servir a Ele com sinceridade e idealismo, sem medir esforços. Vivenciei muitas madrugadas de gravação por estúdios tradicionais de sp, tive a oportunidade de conhecer de perto, o mundo musical gospel. Fizemos viagens maravilhosas em família pelo Brasil e Estados Unidos, fazendo muitos eventos legais e conhecendo todo tipo de pessoa. Quando olho pra trás, vejo o quanto Deus me abençoou com a família que tenho, e com a história que pude construir junto com eles.

Santa Menina: Do início da Turma do Barulho pra cá você mudou bastante o seu estilo de vestir, de usar o cabelo... Como isso foi acontecendo e em que parte da produção você gasta mais tempo?

Daniela: Acredito que essa noção estética foi chegando a mim naturalmente. Qualquer pessoa que tenha acesso a boas referências, e se permite assumir com segurança o seu próprio estilo, aprende com o tempo a reconhecer o que fica bem ou não nela. No meu caso, fui me conhecendo, me soltando, amadurecendo, e isso foi aparecendo também em minha maneira de me vestir, de me arrumar. Acredito muito nessa forma de expressão, que é quando você se enfeita, mostrando outro tipo de beleza e arte às pessoas ao seu redor, e que pode até inspirá-los a fazer algo belo, ou a buscar mais beleza à própria vida.

photo20060522015356
Turma do Barulho (Suelen, Elen Diana, Jorginho e Daniela). Foto retirada do Fotolog da Turma do Barulho.

No dia a dia, gasto mais tempo na combinação das peças. Mas se for uma ocasião especial, gasto mais tempo na maquiagem e no cabelo. Geralmente, penso no clima, no lugar que vou, já começo a pensar nas peças que tenho pra ocasião no banho, rs. Gosto de peças simples e poderosas, acredito que menos é mais. Com meu cabelo, mudo bastante de corte e invisto indo num bom cabelereiro. Opto por cortes modernos e práticos. Sempre dão um efeito mais fashion pra qualquer tipo de roupa que se veste, dão um charme a mais que por vezes dispensa o uso de muitos acessórios, que já não é muito meu estilo. Na verdade, um acessório indispensável são meus óculos. Já que sou ceguinha, uso isso a meu favor. Tenho vários!


5075332429_043004bc81_z
Foto: Leone Sena


Santa Menina:  Este ano sai o seu trabalho solo. Conta pra gente o que você está preparando para o lançamento e o que a gente pode esperar do seu disco.

Daniela: Do lançamento, eu sinceramente não sei o que falar, porquê o processo de gravação está sendo tão penoso pra mim, que ainda não tive tempo pra materializar esses pensamentos, rs. Mas vamos fazer um lançamento sim, e provavelmente será na minha igreja, que é a Nova Semente. Meu primeiro disco será autoral, porém eu me considero bem pop. Então podem esperar músicas suaves e reflexivas, mas também, muita guitarra, um pouco de melisma, um pouco de projeção vocal, música violão e voz, música piano e cordas, a maioria dos vocais são feitos por mim e pelo Leo, e vou deixar algumas surpresas pra ouvirem no disco, rs.

Santa Menina: Como você percebeu para o que havia sido chamada?

Daniela: Venho de uma família de cantores e músicos, e sempre tive o incentivo deles. Cresci gravando desde os três anos de idade, e conforme fui aperfeiçoando meu dom, a cobrança das pessoas pra eu fazer um trabalho solo começaram. Então, essa idéia não surgiu primeiramente de mim. Dependeu sim, mais da minha decisão pessoal, porque servir a Deus e assumir essa responsabilidade não é fácil pra ninguém, mas confiei nEle e Ele me direcionou, para que tudo acontecesse da melhor maneira e no tempo certo. As portas se abrindo me mostraram que esse era meu chamado, que Deus me queria em sua obra, cantando e vivendo da música. A inspiração que sinto ao escrever e criar melodias, me impulsiona a dividir isso com as pessoas. Porém, foi ele quem mostrou o caminho, colocou as pessoas certas pra me ajudar e abriu as portas; só estou entrando nelas.

Santa Menina: Você tem buscado a excelência técnica para o seu trabalho. E como é a preparação espiritual? 

Daniela: Como é para qualquer pessoa: vou à igreja e busco ler a bíblia. Congrego na Nova Semente, uma comunidade da igreja adventista, gosto de frequentar o @contra_ponto, culto de jovens feito pelo meu pastor Edson Nunes Jr. Quando posso, vou à IBAB, igreja batista que tem como pastor e convidados, pregadores que gosto muito, sou sempre muito abençoada. Quando não dá pra ir à igreja por conta de algum compromisso ou viagem, gosto do site da IBAB, que tem mensagens gravadas dos cultos com séries magníficas, e de blogs como o do meu pastor Edson. Mas meus melhores momentos de busca e comunhão são quando sento no meu piano (mas toco bem pouco, rs), deixo Deus ouvir meus anseios do fundo da alma, e busco ouvir sua voz no silêncio, me inspirando e me confortando, me dizendo coisas que talvez, eu ainda não saiba entender.

E para as meninas que sonham em seguir carreira musical, a dica da Daniela é a seguinte: “Se for da vontade de Deus, Ele vai te direcionar para que tudo aconteça naturalmente. Então, não tenha medo de ousar, de assumir seu papel, e se dedique a fazer o melhor”.

DSC_0661-1
Foto: Leone Sena.

A equipe do Santa Menina fica muito, muito grata à cantora Daniela Araújo pela entrevista e pela forma carinhosa com que nos atendeu. E ainda tem mais, meninas! Guardamos extras incríveis para o Santa Menina e VC (que anda meio empoeirado rs)! Acesse!

Ah, e se vocês ainda não ouviram a Daniela cantando, basta dar uma passadinha no Myspace dela.

21 comentários:

  1. Muito bom conhecer um pouquinho mais de uma das cantoras por quem mais nutro expectativas dentro da música cristã brasileira hoje... Estou muito ansiosa pelo trabalho dela... até pq meus ouvidos não são mais os mesmo, hihihi... música boa é coisa valiosa :)
    Um beijo especial pra Dani que nos cedeu essa entrevistinha exclusiva, e a talentosa Dianne que cuidou de tudo com muito carinho... <3

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito boa a entrevista !
    Parabéns a "Santa Menina" e a Dani (:
    Queremos muito mais entrevistas..
    Depois dessa,com certeza acompanharei as
    próximas entrevistas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Amei a entrevista pq ela falou um pouco + do lado fashion dela,pois a Dani me ensinou muito de estilo,fora que canta muitão!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao Santa Menina pela entrevista..d+
    A Dani é referência pra mim e eu a admiro muito... Dani, um beijão...

    ResponderExcluir
  5. Descobri o blog hoje e já estou gostando muito. Seu blog é tão lindo! Eu sempre leio no Google Reader, mas esse é tão fofo que eu venho ler rs
    Muito fofo e já recomendei pras amigas haha

    bjs

    ResponderExcluir
  6. @Mariana Que legal, Mari! Seja muito bem vinda =D

    ResponderExcluir
  7. amei, pra quem já ouviu Eula Paula e Jorge araújo...dizer o quê!?acho que minha mãe tem o vinil deles...e o quarteto harmonia celeste no qual cantava Eula paula, era lindo...

    ResponderExcluir
  8. adorei a entrevista, ficou muito legal! e muito obrigada pelo convite! tenho recebido muitos recados pelo facebook e twitter, prabenizando o blog e a entrevista. esse blog é um charme, parabéns a todas vocês que cuidam dele! bjs e valeu mesmo, pelo apoio. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  9. A música "Onde está meu amor?" é o clamor do meu coração todo dia. Obrigada pela inspiração através da música, Daniela!
    Deus te abençoe!

    Fran

    ResponderExcluir
  10. oi tati uma serva de DEUS queria dizers que amo seu blog que DEUS te abençoe.... beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi.. gosto mto da Dani, mas não sabia q ela é da nova semente! q pena achei q fosse adventista msm! ja q seu marido é...

    ResponderExcluir
  12. @Quasar Dani, a lisonja é toda nossa. Amamos conhece-la mais de perto =)

    ResponderExcluir
  13. Como sua tia preferida...rs!!! Que pretenciosa!!!rarara!1
    Sou suspeita em dizer o quanto gostei!!!
    Perguntas inteligentes...com respostas exatas...
    Que Deus te conserve assim!!!
    Minha princesa!!!
    Minha e do Tio severino!!!
    Te amamos!!

    ResponderExcluir
  14. Admiro desde pequena o trabalho da DANI, e sinto-me mt feliz por vê-la crescer tanto musicalmente qto espiritualmente. Deus tem algo bem maravilhoso na vida desta serva. Aguardooo o cd da Dani com mt ansiedade, pois sei o quanto maravilhoso deve está.

    ResponderExcluir
  15. @Anônimo
    Tremenda bobagem isso de religião, além do que religiosidade não salva! Se ela mantivesse as raízes como assembleiana, ainda assim gostaria dela? Os pais da Dani são da Assembléia de Deus em Sorocaba, ela desde pequena era tbém, já a vi cantar em minha igreja com os irmãos dela, a Turma do barulho. O importante é que ela seja um verdadeira adoradora. Há muitas vozes lindas no mundo, e nem todas exaltam ao nome do Senhor Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  16. Ai Ai Ai!!Eu sinto vergonha desses adventistas que não sabem de nada e que ficam envergonhando outros adventistas!!Tomem vergonha na cara, povo!!Quem vocês pensam que são pra julgar!!A Nova Semente é uma comunidade adventista!! Só porque é uma igreja livre de costumes impostos por homens, ela não é digna o bastante?A Daniela sempre demonstrou ser uma pessoa livre,coisa que alguns não conseguem ser e ainda ficam perseguindo quem faz aa obra de Deus e envergonhando a igreja!!Vão orar e ler a bíblia que vocês ganham muito mais!Religiosos arrogantes!

    ResponderExcluir
  17. !!!!!!!!!!Que Deus possa abençõar sempre está família!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos, difamatórios ou com conteúdo ilicito proibido por lei serão deletados e o seu autor bloqueado não podendo mais visitar esse site.

Deixe sua opinião sincera, discuta, critique e sugestione mas com muita educação, do contrário também será bloqueado :)

Para ter a sua foto nos comentários desse blog é preciso cadastro no Blogger