segunda-feira, maio 30, 2011

Eu disse Adeus ao Namoro

Mas como assim? Essa menina enloqueceu? Eu quero casar! Quero ser companheira, esposa e tudo o mais!
Calma meninas! Eu não vim destruir os sonhos das mocinhas casadouras de plantão, não sou nenhuma feminista contra casais, muito menos sou contra namoros ou casamentos, pelo contrário se existe algo  que defendo é a instituição do casamento. E falando isso, eu parto da premissa, que o namoro cristão visa o casamento.
“Eu disse adeus ao namoro”, é um livro de Joshua Harris, publicado em 2001, pela Editora Atos. Neste livro, Joshua aborda em 4 partes o namoro segundo os padrões de Deus. Aí você se pergunta: Padrões de Deus? Mas a Bíblia não fala nada sobre namoros. Não, não fala, visto que o namoro é uma característica da cultura pós- moderna ocidental, entrementes a Palavra de Deus é muito clara quanto a amor, pureza e responsabilidade.

Segundo, o autor, o que chamamos hoje de namoro cristão é um jogo cujo resultado são corações partidos na nave da igreja aos finais dos cultos. E cá entre nós meninas, por mais piegas que isso possa parecer, se não vivemos, pelo menos presenciamos, alguém ser magoada ou magoado por algum pretenso “amor de sua vida”.
“Todas as decepções do mundo advém da crença de que o amor é basicamente para realização e conforto de si mesmo”, cita Joshua. O que era para ser puro e simples como Jesus, hoje é tratado como entretenimento, pois tudo que nos rodeia seja, música, livros ou filmes nos leva a cenas de paixão, romance e belos vestidos. Enquanto o mundo grita: amor é abraço, beijo, sexo, “Deus nos leva ao pé de um tronco em que um homem nu e sangrando está pendurado e diz: Isto é amor”. Louco né?! E eu sei, que também pode ser pesado, mas como diz a música: a verdade dói, mas liberta.
O livro é repleto de histórias e exemplos de vida, umas inspiradoras, outras que após ler você vai agradecer a Deus a chance de saber, para não cometer o mesmo erro. O fato é que eu nunca vi uma pessoa abordar com tanta sinceridade e coragem o tema, quanto eu vi Joshua Harris relatar neste livro. Não se trata da formula mágica para namorar, casar e ter filhos, mas sim de ao invés de procurar a pessoa certa, SER a pessoa certa, porque pureza se trata de algo muito além do que permanecer virgem.

Eu trouxe um pedacinho do livro que me impactou bastante:

Finalmente chegou – o dia do casamento da Anna, o dia que ela tinha sonhado e planejado por meses. A capela pequena e pitoresca estava repleta de amigos e familiares. Raios de sol penetravam pelos vitrais coloridos das janelas, e a música suave de um quarteto de cordas enchia o ambiente. Anna caminhava pela passarela em direção a David. A alegria tomou conta. Ele segurou a sua mão carinhosamente, e se viraram para o altar.
Mas no momento em que o celebrante começou a conduzir Anna e David nos votos matrimoniais, aconteceu o impensável. Uma garota se levantou no meio  da congregação, caminhou em silêncio para o altar e tomou a outra mão de David. Uma outra garota se aproximou e ficou ao lado da primeira, e depois outra fez o mesmo. Logo, uma corrente de seis garotas estavam ao seu lado enquanto ele fazia o voto para Anna.
Anna sentiu um tremor nos lábios enquanto as lágrimas enchiam os olhos.
-                    Isso é algum tipo de piada? - ela sussurou ao David.
-                    Me... me perdoe, Anna. - ele disse, olhando o chão.
-                    Quem são estas meninas, David? O que está acontecendo? - ela perdeu o fôlego.
-                    São as garotas do meu passado. Ele respondeu com tristeza. - Anna elas não significam nada para mim hoje...mas eu dei uma parte do meu coração para cada uma delas.
-                    Pensei que o seu coração fosse meu. Disse ela.
E é mesmo, é mesmo. Ele implorou. - Tudo o que sobrou é seu.

Toda vez que leio essa parte, me dá um aperto no coração. Quanto do seu coração você ainda tem para dar? Quanto eu ainda tenho para dar? Sinceramente, eu não sei. Não podemos mudar o que já aconteceu, mas podemos contar com a graça para ir além daquilo que parece ser bom, e voltarmos ao que realmente é.

Eu demorei 1 ano para ler esse livro, e ele tem pouco mais de 200 páginas, sendo que a minha média de leitura é de no máximo 1 semana para um livro de 500 páginas (eu gosto muito de ler hehehe). Fui lendo e relendo, parando e digerindo cada frase, cada história, cada referência bíblica, muitas vezes chorando, muitas vezes brava, as vezes incrédula, foi um processo bem interessante. Se tudo pode ser aplicado a todos, eu não sei, acredito que não, pois Deus é tão criativo, que tem uma história diferente para cada um, como disse não tem fórmula mágica.
O que eu sei, é que ao longo desse ano muitas vezes eu ouvi e milhares de vezes, para minha vergonha, eu comparei o amor a “borboletas no estômago”, sendo que dentro do meu coração eu já sabia a definição do amor, e eu posso dizer onde você também pode encontrá-la: 1 Coríntios 13.

“ O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca morre”.

Isso é amor, o amor genuíno de Deus, um tapa na cara do nosso egoísmo. Só porque queremos algo, não significa que temos que ter agora, não significa nem que o teremos. O amor não é uma pressão sobre o que se pode ter, e sim sobre o que se pode dar, não é um ato insano, muito menos uma força que não se possa controlar. Amor é decisão eterna. É espera, lealdade, cumplicidade, fidelidade, e perdão, é se alegrar com a alegria do outro, é sentir a dor do outro como se fosse sua, é passar noites orando por uma vida, é se preocupar com seu bem estar, é querer com todas as suas forças a felicidade de alguém, ainda que essa felicidade não seja proporcionada por você, por mais que você queira. Muitas vezes o amor é sacríficio, não é algo que simplesmente acontece, é resultado de comunhão.
Enfim, se algum dia nós dissemos que o amor acabou, eu me atrevo a dizer que ele nunca existiu, que o máximo que você sentiu foram borboletas no estômago, que por sua vez bateram asas e voaram.





27 comentários:

  1. como um amigo me disse uma vez: o amor não é um sentimento é uma decisão de fazer o outro feliz!

    Eu já tinha ouvilo falar deste livro, mas não sabia se era tão bom assim.

    Beijos e Paz!!!

    ResponderExcluir
  2. Ameiiii..

    esse livro é perfeito, quando o li pela primeira vez vi todo o meu conceito de romance desmoronando e meus olhos se abriram para algo muito além do que eu jamais poderia imaginar...

    Peço autorização pra publicar esse post no meu blog... Posso?

    God Bless You!!!


    Fique na paz

    ResponderExcluir
  3. "...é passar noites orando por uma vida."

    ResponderExcluir
  4. Imagino que no meu caso foram borboletas no estômago.
    Essa parte foi forte viu: mas eu dei uma parte do meu coração para cada uma delas.

    ResponderExcluir
  5. tenho 18 anos, casei ano passado
    Sabe o namoro é algo que realmente deve ser pensado antes de acontecer..Não digo pra não namorar, mas digo para já começar os preparativos do casamento.
    Realmente manter a pureza é uma luta contra nós mesmos.. por isso dou esse conselho.
    Orei muito, sempre pedí a Deus pra não ter ex
    Casei com me primeiro e unico namorado(depois de 2 anos de namoro), e com ele busco a face do Senhor..
    Fico muito triste, em ver os jovens hoje em dia não valorizando o templo do Senhor
    Não lí o livro e tenho vontade de ler. aonde que vende??
    Deus abençoe a todos do blog, pois Ele tem usado vcs pra falar a muitos..

    ResponderExcluir
  6. Eu ganhei o livro...mas tem versões disponíveis online.

    Deus abençoe =)

    ResponderExcluir
  7. @Ana Carolina Você pode achar o livro em livrarias evangélias...também tem versões online
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  8. amei, já quero esse livro! *---*

    ResponderExcluir
  9. Adorei a postagem, porque já li uma parte desse livro. É maravilhoooooooooso! Depois que li, mudei muito minha forma de pensar.
    Lindo aqui! Como faço pra fazer parceria? Será um prazeeeeer. Esperarei uma resposta. =)

    Beijos. God bless you to.

    www.ingridi-ramos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Esse livro fez toda diferença na minha vida em uma semana em que precisava tomar decisões thanks vit te amo ♥

    ResponderExcluir
  11. Que lindo post,
    vou comprar esse livro
    li o trecho em lágrimas.
    Deus abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  12. Gente logo que me entreguei a Jesus de uma vez por todas e para sempre minha líder sugeriu a mim esse livro e realmente foi ótimo com ele confirmei o que ja acreditava e comecei a tratar com muito mais seriedade em relação a amizades com meninos e relacionamentos em geral...super recomendo esse livro é incrível sejam todas com Deus!

    ResponderExcluir
  13. Lindinho o post, parabéns a todas as meninas do SM!! Eu gostaria que vcs escrevessem algo sobre como "se conter" no namoro, porque muitos jovens não sabem como reagir a um beijo, por exemplo. Com carinho, bjks, fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  14. E se o seu marido/primeiroeúniconamorado com o tempo se revelar uma pessoa ruim, te trair, te tratar mal ou qualquer coisa do tipo? Você não pode terminar só pra não ter um "ex"? Vai viver sempre com ele e infeliz?
    A gente pode fazer uma escolha achando que era a certa e a única, mas ela acabar se revelando errada...somos humanos e estamos sujeitos a isso.

    ResponderExcluir
  15. Ja li o livro varias vezes......todos de Joshua Harris sao otimos...vale a pena....;)

    ResponderExcluir
  16. @An�nimo Sim. somos humanos e sujeitos a erro. Por isso o livro fala de pesar essas escolhas a luz da palavra de Deus. Vc pode terminar um namoro? Não só pode como deve se não te fizer bem, mas isso não dá o direito de sair namorando inconsequentemente, por respeito a nós próprias.Quanto a terminar um casamento, seja a paz de Deus o arbítro do coração, o único dono da verdade é Deus, pois ele é a verdade. Não julgo, pq nunca passei por isso, mas creio que um compromisso assumido diante de Deus, tem que ser honrado.

    ResponderExcluir
  17. Ah nem, já li o livro duas vezes, não acredito que você vai me incentivar a partir para terceira!rsrs
    Amei seu post, parabéns. Gosto muuuito deste livro também! Parabéns pelo blog, está cada vez mais...hum, como dizer? "santo"?rsrs talvez seja isso. Amo vir aqui ler algo novo.Que Deus continue abencoando cada vez mais!

    www.gabymenddes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Que legall seu blog, ameii
    Seguindo e acompanhando ...

    Deus lhe abençoe para ser dia apos dia masi usada nos seus posts

    bjoos
    entre e segue meu blog tbm
    wwww.pequenamasgranndemulher.blogsopt.com

    ResponderExcluir
  19. Já li o livro duas vezes e recomendo, uma nova visão sobre os relacionamentos!

    ResponderExcluir
  20. Eu tô com muita vontade de ler esse livro!

    ResponderExcluir
  21. Olá Santa menina, fico feliz em ver jovens solteiras defendendo a santidade. Não tenho qualquer duvida que namoro fora do casamento fere a santidade de Deus. Na bíblia não se fala em namoro porque o Senhor se quer cogita isto para nós. Deus pensou em algo perfeito, quanto pensou em relacionamento pensou em algo que não trouxesse insegurança. O casamento é indissolúvel, dentro dele não há riscos e decepções ( se este for realizado no Senhor). Se alguém pensa que pode errar na escolha é por que não usa como padrão a palavra de Deus na hora da escolha!!!! "Por que d'Ele, por Ele e para Ele são todas as coisas"... a escolha errada acontece qdo eu busco um homem para satisfazer minhas carências e desejos fúteis e não considero o proposito eterno de Deus.

    ResponderExcluir
  22. ameei, e muito bonitos, como eu faço para comprar esse livro..

    ResponderExcluir
  23. pra quem já leu o livro, eu recomendo o GAROTO ENCONTRA GAROTA, tbm é do Joshua Harris, é a continuação.... Nesse livro ele conta sobre como encontrou sua esposa, e tbm outros testemunhos de outros casais..... é MUITO BOM!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. para as q já leram esse livro, recomendo GAROTO ENCONTRA GAROTA, é do mesmo autor, ele escreveu depois q se casou, conta sobre como seu relacionamento começou, tem vários conselhos para os q tomaram a decisão de esperar (para os q ainda ñ tomaram tbm,kkk) e tem vários testemunhos, além do dele... é MUITO LEGAL!!!!!! vale a pena ler.....

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos, difamatórios ou com conteúdo ilicito proibido por lei serão deletados e o seu autor bloqueado não podendo mais visitar esse site.

Deixe sua opinião sincera, discuta, critique e sugestione mas com muita educação, do contrário também será bloqueado :)

Para ter a sua foto nos comentários desse blog é preciso cadastro no Blogger