segunda-feira, março 14, 2011

Derrubando gigantes como Josúe e Calebe

"Disse o senhor a moisés: Até quando me provocará este povo, e até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que fiz no meio deles?" Num 14:11

Olá meninas, tudo na paz?! Hoje eu gostaria de compartilhar com vocês uma palavra que falou muito a meu coração hoje, e tenho certeza que falará muito ao coração de vocês também. Eu considero uma continuação do post sobre fidelidade.

Para entender a mensagem de hoje, precisamos relembrar qual era a situação do povo Hebreu nos tempos do êxodo do velho testamento. Vamos a um resuminho super rápido?

O povo havia sido liberto da escravidão no Egito pelas mãos do Senhor atráves de Moisés. Andaram pelo deserto e o Senhor esteve com eles com uma nuvem de dia e uma coluna de fogo a noite. Deus supriu suas necessidades, com roupas que não acabavam, maná que vinha do céu, água que saia da rocha entre outras maravilhas que o Senhor operou para que o povo entendesse que ele é Deus. Receberam os mandamentos escritos pelo próprio Deus e mesmo assim não obedeceram. Tomaram para si um Deus de ouro (o bezerro) e desonraram a Deus. Por causa do pecado, muitos pereceram sem antes ver o cumprir da promessa de deus sobre suas vidas.

E é sobre isso que vamos falar hoje... Sobre as promessas de Deus.


 



Qual era a promessa de Deus para o povo Hebreu?

"Portanto eu disse: Far-vos-ei subir da aflição do Egito à terra do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu, a uma terra que mana leite e mel." Ex 3:17

Perto de receber a promessa, o Senhor falou a moisés e disse que ele deveria enviar 12 espiãs a fim de conhecer a terra que o Senhor havia prometido. Eles deveriam espiar por 40 dias e voltar com informações sobre a qualidade da terra e os povos que ali habitavam. Ao passar dos 40 dias, os 12 espiãs voltaram dizendo:

"Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto.
O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Enaque (raça de gigantes)." Num 13:27 e 28

Gigantes. Quem quer enfrentá-los? A bíblia relata que quando os espiãs falaram ao povo sobre os povos que habitavam naquela terra, eles tremeram e prantearam dizendo que seria melhor se tivessem morrido no Egito. Não obstantes em murmurar, se organizaram para com um líder voltar ao Egito. Voltar a escravidão.

Nessas horas agente se pergunta: COMO PODE? Como é possível que depois de TUDO QUE DEUS HAVIA FEITO eles ainda duvidassem que o SENHOR TUDO PODE? A incredulidade do coração dos Hebreus era realmente insuperável. E é aí que o Senhor fala comigo hoje, porque infelizmente, muitas vezes, somos tão incredúlos quanto o povo Hebreu.

Todos nós temos promessas de Deus para nossas vidas. Pode ser algo pessoal, ministerial, em relação aos nossos sentimentos, sonhos, planos, necessidades. A bíblia relata diversas vezes que o Senhor se mostra fiel com aqueles que são fiéis a ele. Mas muitas vezes nós escolhemos não crer, hesitar. Como o povo murmuramos e preferimos voltar atrás. Não queremos enfrentar os gigantes. Somos covardes.

Mas eis que no meio daquele povo incrédulo surgem 2 homens que nos ensinam uma grandiosa lição de confiança no Deus todo poderoso:

"E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes.
E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa.
Se o SENHOR se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel.
Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o SENHOR é conosco; não os temais." Num 14: 6 a 9

Eles verdadeiramente entenderam que o Senhor é Deus e tudo pode. Apesar de todas as circunstâncias serem desfavoráveis a eles, eles confiaram no Deus que já havia os libertado da escravidão no Egito. E naquele momento eles haviam derrubado todos os gigantes. Hoje sabemos que eles foram os únicos daquela geração que possuiram a terra prometida. Todos os outros morreram no deserto por causa da incredulidade dos seus corações.

Por isso fica 2 grandes lições para nós hoje. Muitas vezes achamos que alcançaremos as bençãos que o Senhor tem para nós pela nossa força. Quando pela força, nenhum Hebreu poderia vencer um gigante, seria impossível! Mas para o Deus todo poderoso não há impossível, e se Deus é conosco, quem será contra nós?

Eu tenho procurado crer nas promessas de Deus para minha vida. Confesso que tem sido beeem dificil porque tenho um coraçãozinho duro igual o do povo Hebreu. As vezes eu olho para certos sonhos e sinto que estou pisando em terra de gigantes, é tudo muito grande para mim que sou tão pequena. Mas o que Deus prometeu ele vai cumprir. Preciso crer nisso e você também precisa crer, do contrário, também pereceremos no deserto. Não importa quanto tempo vai demorar (Josúe e Calebe padeceram 40 anos no deserto), ou o que teremos de enfrentar (eles tiveram que guerrear para obter a terra) o senhor não deixará de cumprir sua promessa, e se formos fiéis, ele certamente estará conosco.
Espero que esse texto possa fazer alguém refletir sobre a sua fé no Senhor. É muito bom poder aprender cada dia mais de Deus e ter a oportunidade de reconhecer nossos erros e crescer. Sei que temos tratado apenas de "assuntos sérios", mas creio que tem sido bom para a edificação de todas nós. Que o Senhor abençõe a semana de cada uma.

12 comentários:

  1. Nossa, esse texto falou muito ao meu coração! Deus tem grandes coisas para a minha vida, só preciso fortalecer a minha fé nEle...

    ResponderExcluir
  2. Que palavras abençoadoras!!! Glória a Deus!
    Que Jesus continue te abençoando e usando! ♥
    www.misslude.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Aleluia!
    Jess, esta palavra foi realmente maravilhosa.
    Deus falou comigo; também tenho sido meio incrédula. porém, sei que os planos de Deus irão se cumprir no tempo oportuno pois há tempo para tudo debaixo do céu.
    Amém e graças à Deus.
    Beijo. ;*

    ResponderExcluir
  4. Quer um assunto mais sério que esse meu anju?! Obrigada por ser boca de Deus aqui na terra!! "muitas vezes, somos tão incredúlos quanto o povo Hebreu." Queremos a terra prometida, mas não queremos guerrear. Ou ainda nos arriscamos a guerrear, mas quando vemos o tamanho do gigante esqeucemos do tamanho do nosso Deus. Remédio para a minha alma essa postagem. Acabei de dizer: Deus vou ver as ultimas postagens e achar algo para me edificar. Eis que veio sem demora em dose perfeita.
    É vdd que as vezes parece que pisamos em terra de gigantes, mas quer maior que nosso Deus? AS vezes o medo percorre nosso corpo e tenta nos fazer desistir. Sim, eu sei como é!! E tentamos agir pela força de nosso braço eeeee ... nos estribamos no nosso proprio conhecimento. E o que nos resta é: voltar a Deus (meu ultimo post - "Novamente (again)". ) Obrigada por ser usada!!! OS PLANOS DE DEUS NÃO PODEM SER FRUSTRADOS *-* anasrodrigues.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Uau que texto maravilhoso Jess...

    Muitas vezes deixamos os gigantes nos amedrontar e nos esquecemos no Deus que está acima de tudo isso, quem são os gigantes diante do Criador de tudo...?

    Deus te abençõe flor...

    bjoO


    Fique na paz

    ResponderExcluir
  6. Pois é... é incrivel como a historia do povo hebreu pode ser comparada a nós e nos fazer refletir sobre fidelidade né?! É mais fácil ver o erro vendo de fora e refletindo por dentro! Amém, que nós possamos abrir nossos olhos e vigiar... Gigantes sao formiguinhas perto do nosso Deus!

    ResponderExcluir
  7. Ahaha, benção de texto, este é o terceiro texto que leio sobre Josué e Calebe hoje, acho que Deus está querendo falar algo....grande benção!!!Os dois são exemplos de perseverança e fé! Fé num Deus que pode superar qualquer impossível humano diante de nós! Na força dEle!

    Deus continue te abençoando
    Grande Beijo

    ResponderExcluir
  8. @Danny.elle amém!!!! é bom ficar sempre alerta! O senhor fala conosco quando estamos com os ouvidos abertos para ouvir :)

    ResponderExcluir
  9. Creio que o que Deus quer mostrar é que devemos perseverar, não importam as circunstâncias, os temores, as dificuldades, enfim os gigantes, Ele quer ver a perseverança e a fé em cada uma de nós, porque só assim alcançaremos a "terra" que Ele quer nos dá!Lindo post Jess, que Deus continue te usando linda!

    ResponderExcluir
  10. Jess, prazer!
    Sou Cinelanhe(Cine), sou da Igreja Evangelica Congregacional aqui em PE, e junto com a igreja formamos um blog bem legal. Pretendemos nos juntar com mais blogs evengélicos pra assim levar a palavra de Deus pra esse povo blogueiro sem salvação :) !
    Mais precisamos da sua ajuda tbm =D , assim que poder entre em contato.. visite nosso blog, e comente, será uma honra ! õ/
    http://icongregacionalscc.blogspot.com/

    meu msn: htinhacine@hotmail.com

    bjinhos ..

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos, difamatórios ou com conteúdo ilicito proibido por lei serão deletados e o seu autor bloqueado não podendo mais visitar esse site.

Deixe sua opinião sincera, discuta, critique e sugestione mas com muita educação, do contrário também será bloqueado :)

Para ter a sua foto nos comentários desse blog é preciso cadastro no Blogger