domingo, fevereiro 13, 2011

Moda x religião

Oi meninas! Tudo bem?
Eu estou escrevendo pela primeira para vocês*, então vou me apresentar...
Sou Jess, escrevo no bonita flor e fui convidada pela Juh para escrever sobre moda e coisas fofas para vocês :)
Não sei se poderei escrever com frequência para vocês, mas prometo compensar em qualidade (ou tentar pelo menos) hehehe

PS. * Eu escrevi o post sobre fidelidade tbm, mas esse foi escrito bem antes e só hoje ele está indo ao ar! :D


Quando eu recebi o convite da Juh, a primeira coisa que me veio a mente foi: O que falar para as santas meninas? É difícil falar de moda em um ambiente tão diverso como o cristão. Posso conversar com vocês e encontrar desde meninas de igrejas liberais que permitem tudo, até  as que frequentam igrejas conservadoras que não permitem quase nada. E de repente o que é certo para uma, se torna errado para outra.

A verdade é que o assunto moda é meio que um tabu para muita gente dentro da igreja. E quando falo moda, não falo só da roupa, mas sim de tudo que está envolvido no processo, de beleza exterior, o gostar de estar bonita. Na maioria das vezes é tratado como algo errado, vaidade. "Nós não precisamos de beleza exterior, nossa beleza é cristo!", "O excesso de vaidade é luxúria, para quem você se veste?", "Porque buscar coisas que não são alimento para alma?", São algumas das frases que eu já ouvi, e com certeza, vocês também.
Mas a questão é... Será que isso tudo é muito errado mesmo?

Um dia eu estava deitada refletindo sobre isso, pois havia decidido estudar moda e fiquei perguntando a Deus se eu não estava errada, pois muitas vezes, sentia que esse universo era uma coisa totalmente fútil, e um dos caminhos mais rápidos para se desviar dos verdadeiros valores cristãos. Muitas vezes, sentia que era errado gostar tanto de algo que não trazia nenhum beneficio para a alma, e me sentia contrariada toda vez que ouvia aquela palavra: "E pensais nas coisas que são do alto...", porque moda e beleza sempre foram aspectos bem carnais na minha concepção.

Ao meditar e meditar, acabei me esquecendo do assunto e comecei a observar o que estava ao meu redor,  um jardim lindo, pude então comtemplar as flores... Tão coloridas, cheias de texturas, algumas com formas engraçadas, diferentes tamanhos e perfumes, e me perguntei... Porque Deus as fez tão bonitas e diferentes? Afinal, não poderiam elas ser somente de uma cor? Ou com uma só forma? Ou com uma só textura?

A analogia das flores x beleza foi inevitável! Não consegui dissociar a ideia de que as roupas também tem diferentes formas, texturas, detalhes... E que as flores são perfumadas e agradavéis, assim como buscamos ser atráves de perfume, maquiagem, esmalte...


Minha cabeça começou a viajar ainda mais e logo eu lembrei do trecho de Mateus 6:28 e 29 que diz que nem salomão com toda a sua glória se vestiu com tanta exuberância como os lírios do campo. E entao eu pensei... Se Deus gosta de ver as flores na sua beleza mais diversa, rica e exuberante, porque conosco seria diferente?

Como posso eu dizer que estar bonita é algo que desagrada a Deus?

Talvez você nunca tenha pensado na beleza como algo errado e contrário a vontade de Deus, mas com certeza já encontrou ou vai encontrar alguém que acha que tudo isso é uma grande besteira e perda de tempo para quem quer buscar a cada dia a santificação. Eu mesma já fui muito questionada, e sempre me lembrava as flores ao dizer que Deus gosta quando estamos bonitas.


As vezes Deus fala com agente de forma engraçada. Foi ali, no meio das flores que eu obtive a resposta para a minha maior dúvida até então. Deus fez as flores bonitas, porque é assim que ele gosta de vê-las, perfumadas, cada uma a seu modo, seu estilo, diferentes texturas, cores, tamanhos e formas. Porque então considerar pecado que a mais suprema criação dele também seja bonita como as flores? Deus nos ama e nos criou para que pudessemos desfrutar da vida e de tudo que por ele foi criado.

Claro que isso não é desculpa para deixar essas coisas tomarem o espaço no nosso coração que só deve ser dado a Deus. Não quero de forma alguma escrever uma teoria ou afirmar que tudo isso que eu disse é a verdade absoluta do universo, até porque posso muito bem estar errada. Apenas gostaria que pudessemos refletir sobre como podemos agradar a Deus até com as coisas terrenas. Há muito a se dizer ainda sobre isso, muito a se questionar, criticar e debater sobre moda e beleza no universo cristão e é obvio que existem limites. Mas antes de mais nada, gostaria iniciar essa conversa sem tabus e preconceitos, mas com muita reflexão e sabedoria que apenas Deus pode nos dar.

Aguardem pela continuação! Beijinhosss

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que legal sua visão sobre o assunto Jess!! Concordo com vc quando diz que ainda há mt para se pensar, produzir e debater. E creio q isso só será possível de ser feito com equilíbrio quando os preconceitos ruirem. Além do mais, precisamos levar o Reino de Jesus para a moda, para a cultura, para a música... Fomos chamados para fora, a fim de trazer outros para dentro. Esse é o sentido da palavra Igreja (eclésia). Que se levantem mais profissionais e artistas que comprometem sua arte e profissão com o Reino, com Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Apreciei muito este texto e concordo com sua visão, assim como as flores devemos estar sempre perfumadas, agradáveis, bem vestidas e tudo mais, devemos estar também por dentro e por fora, em tudo agradando a Deus na nossa maneira de nos arrumar e nos portar. Sem exageros, ou chamando atenção de um jeito ruim, mas com pureza e delicadeza.
    Seja bem-vinda, vai ser muito bom ter você aqui também, como já acompanho seu blog Bonita flor sempre!
    um abraço!

    ResponderExcluir
  4. @Bel * tocou num ponto importante! "Sem exageros, ou chamando atenção de um jeito ruim, mas com pureza e delicadeza. "

    ResponderExcluir
  5. Foi uma coisa muito importante que você falou, realmente soube escolher as palavras certas para não criar nenhum preconceito!Gostei da parte :'Sem exageros, ou chamando atenção de um jeito ruim, mas com pureza e delicadeza.'

    Beeijos ;*
    http://meninaaos-olhosdopai.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. A paz de cristo! Tem um selinho pra você lá no L.C =] Depois passa lá *-*
    Beijos'

    ResponderExcluir
  7. Achei interessante o post, ja que faz um tempão que tbm penso em fazer moda, quando entrei pra igreja ainda estava decididaa fazer o curso assim que terminasse o Ensino Médio, bom, com o tempo na caminhada cristã cresceu tbm essa duvida no meu coração, não que houvesse barreiras por parte dos membros de minha congregação, só que como la tem uma visão evangelistica, que eu Amo e faz parte de mim pela Graça de Deus, eu comecei a achar que "moda" não teria nenhuma utilidade no meu ministerio, porem por um toque do Espirito Santo eu descobri que, 1º Deus vai moldando nosso carater e não nossa personalidade(amenos que necessario afinal a vontade dEle que é feita, certo?), e, 2º "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. " (1 Cor 10:23)

    Então amigas não importa o que fazemos desde que o que façamos tenha proposito, sim há muitas garotas que fazem Moda, por moda não teem proposito com isso, acaba sendo algo futil, totalmente Vazio.

    Por exemplo, conheci uma Senhora que ama moda, (que me deu um otimo material de estudo. =D ) ela não é muito conhecida, mas se empenhada e fazer seu trabalho diariamente, ela fazia eventos de desfile em ongs aqui na região gratuitos, e o mais legal é que ela não ficava com nada, nada, nem mesmo lucros, ela doava as roupas criadas para as garotinhas que desfilavam, todas de familia de baixa renda.
    E adivinhem.... ELA É CREENTE ^_- !

    Ai eu vi um verdadeiro proposito ! (=

    Bom, com tudo isso eu quero dizer que concordo que não há problema em ser crente e Estudar Moda ou trabalhar com ela, o problema é o que Voce faz com tudo isso.

    Ahh amigas/irmãs em CRISTO, tento um pedido, orem por mim, fiz a inscrição para o curso
    essa semana, (mania de deixar td pra ultima hr. -_-¨) e que seja feita a vontade de DEUS s²

    BjuuusDeusAbençoeAtodaS ^^ Estejam sempre Lindas para o Mestre, Ok .. Bjuux

    ResponderExcluir
  8. Graças a Deus eu achei esse blog! Eu estava com muita dúvida e pedi a Deus que me mostrasse algo que comprovasse que eu não estava errada por gostar de moda e quando li isso o meu espirito se alegrou muito! Eu queria saber oque vcs pensam sobre ser personal stylist.

    ResponderExcluir
  9. realmente aacredito que Deus nao tem nada contra estarmos bonita mas.... ate que ponto o estar bonita e cabivel a nos se levarmos em conta que a moda varia de acordo com tendencias e estaçoes, e ond ecorremos o risco, por exemplo uma moda de verao que veio com uma tendencia enorme nas peças curtas e decotadas dai vc e uma menina que gosta de estar sempre linda e moderna ate que ponto vc vai conseguir e resistir aos apelos dessa moda? qual a garota que na moda de um jeans bem apertadinho que molda o bumbum vai querer usar uma calça nao tao justa e ainda com uma blusa compridinha, o problema eu vejo ai tem minas que sao bem cabeças e sabe separar mas e aquelas da igreja que nao tem uma base firme e nao vai saber separar o que e de quem entao e nessa hora que eu sou a favor de algumas doutrinas a respeito de vestimentas pq uma manina pode ser bem vestida e linda com uma roupa bem comportadinha agrada a familia,Deus e ate o futuro marido . fiquem com Deus

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos, difamatórios ou com conteúdo ilicito proibido por lei serão deletados e o seu autor bloqueado não podendo mais visitar esse site.

Deixe sua opinião sincera, discuta, critique e sugestione mas com muita educação, do contrário também será bloqueado :)

Para ter a sua foto nos comentários desse blog é preciso cadastro no Blogger