terça-feira, março 30, 2010

Bolo de Maçã

Meninas, quem concorda que o inverno combina com comidas quentinhas e aconchegantes? Tudo bem, ainda não chegamos lá, estamos só no outono… Mas vim trazer uma receitinha que fez sucesso aqui em casa.
Vi numa revista, fiz minhas adaptações e agora compartilho com vocês!
Bolo de maçã Você vai precisar de: 

  • 3 maçãs (se forem grandes, use 2)  
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo 
  • 2 xícaras (chá) de açúcar 
  • 1 colher (sopa) de fermento1 colher (sopa) de bicabornato 
  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de óleo  
  • 1 colher (sopa) de canela em pó
  • 1 copo de iorgute natural (acha no supermercado. A receita original não leva, o que significa que se você não encontrar, pode fazer sem).
Faz assim:
Descasque as maçãs, corte-as em cubos e reserve. Despois misture bem todos os ingredientes (se preferir use a batedeira). Quando a massa estiver pronta, acrescente a maçã e misture. Daí é só despejar numa forma untada e deixar no forno por cerca de 40 min.
Agora, imagine aquele cheirinho de canela invadindo a casa e espalhando carinho pelos cômodos!… Uma delícia. Fazer bolos é um dos meus prazeres nesta terra. E se você não arrisca muito na hora de fazer bolos, sempre tem umas diquinhas que ajudam qualquer iniciante:

  • para saber se o bolo está assado, espete um palito de churrasco, ou mesmo de dentes. Se sair com massa grudada nele, ainda não está no ponto. Também funciona com o garfo, rs!
  • cuidado com a temperatura do forno. Se for muito alta, a parte de fora assará logo, enquanto a do centro ficará crua. Aí quando finalmente o miolo assar, a parte de fora provavelmente já estará queimada! Para evitar isso, sempre asso meus bolos na temperatura mais baixa do forno (280º)
  • Uma mania minha: sempre uso iorgute em qualquer bolo. Muitas vezes substituindo, pelo menos, parte do leite.
  • não deu certo? Nada de beicinho! Nem de desistir! Cozinhar exige percistência de algumas de nós (de mim, por exemplo!)

sexta-feira, março 19, 2010

Esmalte da semana – retroativo

Meninas, a nossa clássica coluna “esmalte da semana” (sei que é a parte favorita de algumas), está meio sumida, né? (assim como tudo por aqui, rs!)…
Bom, já que o blog não anda sendo atualizado todos os dias, resolvi deixar acumular as fotenhas das unhas, pra não passar a impressão de que só falo disso, rsrsrs!… Esmalte da semana 10
Vou começar pelas fotos mais antigas, até chegar às mais recentes. Vamos lá?

segunda-feira, março 15, 2010

Experimente ouvir: Megafone

Oi meninas!! Como estão todas? Hoje vim dar as caras no blog com o Experimente Ouvir! Sério, gente, não tinha como deixar de postar o Experimente hoje! É que esse final de semana  tivemos Sábado Jovem lá na igreja. Aí o Jeffinho, o manda chuva do SJ (hehe), passou um vídeo da Banda em questão. Trata-se da banda curitibana  Megafone! Quem conhece levanta a mão aí…!
Megafone

quarta-feira, março 10, 2010

Manual da Garota Descolada

Depois de alguns dias de sumiço aqui no Santa Menina, voltei só pra compartilhar uma novidade beeem bacanenha!! E né pouca coisa não, viu?

Todo mundo aqui sabe o quanto a entrada na adolescência pode ser capaz de embaralhar a cabeça de uma menina, certo? Acho que todas temos nossas histórias pra contar, rs! E pra ajudar nessa fase de tantas mudanças, a editora Mundo Cristão lançou um livro que tô super afim de dar uma olhadinha mais de perto:

Manual de Sobrevivência da garota decolada

Olha só o release que me mandaram por email:

“Para ajudar as garotas a se conhecer melhor e a vencer as lutas que surgem nesta fase de transição, a Mundo Cristão lança o Manual de sobrevivência da garota descolada. Este é o primeiro livro da série FaithGirlz!, lançada com a publicação da Bíblia FaithGirlz!, a bíblia da garota de fé.
Este livro ilustrado e colorido tem a cara da adolescente e pré-adolescente e serve como guia de bolso ou livro de cabeceira durante estes anos turbulentos. Nele, Nancy Rue aborda assuntos polêmicos, como a relação com a comida e o peso, e esclarece de forma simples, bem-humorada e completa as questões referentes às transformações no corpo.
O Manual de sobrevivência da garota descolada contém explicações sobre o que ocorre biologicamente com o corpo das meninas, como o crescimento dos seios, a função da menstruação para a geração de bebês, entre outras. Ele foi pensado e escrito por quem compreende a mente e o coração das meninas. O repentino interesse nos garotos, por exemplo, também é tratado pela autora. Tudo de forma aberta e esclarecedora, com base nos ensinamentos da Palavra de Deus.
Pais e professores podem ter no Manual um aliado na educação das meninas, assim como, para elas, o livro se tornará um amigo, companheiro para aquelas horas em que ninguém parece entender suas angustias. Conheça o livro que ajudará a garota de fé a se tornar uma mulher segundo o coração de Deus.”

m_descolada01Boa dica, não? Na minha época (parece que não, mas isso já faz 11 anos), lembro que ganhei da minha mãe um livro que explicava as muitas mudanças no corpo e na mente. E gente, mesmo o livro não sendo tão colorido e atraente como esse da Mundo Cristão, cada página me prendeu e me ajudou a passar por aquele tempo confuso – imagina esse todo fofo, rosa e ilustrado? Rsrs!

Ah, e tem mais gente: visitem o site das Faith Girlz! É super fofo, cheio de interatividade, vídeos, música… Espero que gostem! ;)