segunda-feira, dezembro 27, 2010

Resolva!

tumblr_resolva
{via}


O ano vai chegando ao fim e não sei quanto a vocês, mas é clássico pra mim chegar nessa época e parar pra pensar em tudo que rolou durante o ano, no que vou levar de bom, no que vou escolher desprezar… Muito mais do que pensar no que passou, chega a hora de nutrir expectativas sobre o que há de vir. Ou seja, é nessa hora também que minha mente é tomada por “coisas que quero fazer no ano que vem” - uma expressão cheia de eufemismos para “resoluções de ano novo”, hehehe!

Nesse meio tempo achei um livro chamado “As firmes resoluções de Jonathan Edwards” à venda numa loja on line que eu estava garimpando e fiquei curiosa. Sobre ele eu descobri que fora um importante pastor e teólogo nos EUA do século 18 e que sua lista de resoluções era um compromisso de uma vida centrada na vontade do Pai. Achei oportuno compartilhar com vocês aqui, uma vez que geralmente nossas resoluções de ano novo (e de vida!) sempre dizem mais respeito às nossas vaidades e nosso umbigocentrismo, do que a nossa vida com Deus.

Talvez só Jonathan Edwards e Deus saibam a profundidade de cada resolução e a verdade que estava por trás de cada uma delas… Mas fiquei pensando que isso pode ser uma boa inspiração pra você que, assim como eu, sente o ano novo te cobrando novas posturas de vida e atitude.

Procurei um pouco mais na internet e achei algumas dessas resoluções por aí. Olha o que eu descobri:
Como era comum aos jovens da sua época, Jonathan Edwards escreveu uma lista de resoluções, comprometendo-se a viver uma vida TEOCÊNTRICA em harmonia com os outros. Esta lista, resumida neste artigo, foi escrita provavelmente no ano de 1722 e foi crescendo ao longo dos anos, quando novas resoluções eram acrescentadas. A lista tem um total de 70 resoluções. Os trechos resumidos abaixo dão o exemplo da seriedade e firmeza com as quais Jonathan Edwards encarava a vida.

Estando ciente de que sou incapaz de fazer qualquer coisa sem a ajuda de Deus; humildemente Lhe rogo que, através de sua graça, me capacite a cumprir fielmente estas resoluções, enquanto elas estiverem dentro da sua vontade, em nome de Jesus Cristo.

RESOLVI que farei tudo aquilo que seja para a maior glória de Deus e para o meu próprio bem, proveito e agrado, durante toda a minha vida. 
RESOLVI que farei tudo o que sentir ser o meu dever e que traga benefícios para a humanidade em geral, não importando quantas ou quão grandes sejam as dificuldades que venha a enfrentar. 
RESOLVI jamais desperdiçar um só momento do meu tempo; pelo contrário, sempre buscarei formas de torná-lo o mais proveitoso possível. 
RESOLVI jamais fazer alguma coisa que eu não faria, se soubesse que estava vivendo a última hora da minha vida. 
RESOLVI jamais cansar de procurar pessoas que precisem do meu apoio e da minha caridade. 
RESOLVI jamais fazer alguma coisa por vingança. 
RESOLVI manter vigilância constante sobre a minha alimentação e aquilo que bebo, para ser sempre comedido. 
RESOLVI jamais fazer alguma coisa que, se visse outra pessoa fazendo, achasse motivo justo para repreendê-la ou menosprezá-la. 
RESOLVI estudar as Escrituras tão firme, constante e frequentemente, que possa perceber com clareza que estou crescendo continuamente no conhecimento da Palavra. 
RESOLVI esforçar-me ao máximo para que a cada semana eu cresça na vida espiritual e no exercício da graça, além do nível em que estava na semana anterior. 
RESOLVI que me perguntarei ao final de cada dia, semana, mês, ano, como e onde eu poderia ter agido melhor. 
RESOLVI renovar frequentemente a dedicação da minha vida a Deus que foi feita no meu baptismo e que eu refaço solenemente neste dia, 
RESOLVI, a partir deste momento e até à minha morte, jamais agir como se a minha vida me pertencesse, mas como sendo total e inteiramente de Deus. 
RESOLVI que agirei da maneira que, suponho, eu mesmo julgarei ter sido a melhor e a mais prudente, quando estiver na vida futura. 
RESOLVI jamais relaxar ou desistir, de qualquer maneira, na minha luta contra as minhas próprias fraquezas e corrupções, mesmo quando eu não veja sucesso nas minhas tentativas. 
RESOLVI sempre reflectir e me perguntar, depois da adversidade e das aflições, no que fui aperfeiçoado ou melhorado através das dificuldades; que benefícios me vieram através delas e o que poderia ter acontecido comigo, caso tivesse agido de outra maneira. (FONTE
Fiquei pensando sobre isso ser uma boa disciplina espiritual, muito além de ser somente uma lista de resoluções para o ano novo. Pra quem animar, fica esse post de inspiração (e o espaço dos comentários pra compartilhar suas idéias ^^)!

13 comentários:

  1. Gostei muito! É bom fazer nossos planos com Deus no centro deles. (e claro, esperar a boa, agradável e perfeita vontade Dele)

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do post! Com certeza farei uma lista dessas pra mim tabém!
    Bjinhoss
    Deus abençõe! ^^...

    ResponderExcluir
  3. ooi amiga fiz um selinho pra vc lá no meu blog da uma visitadinha lá e pega o selo http://paulinhabberlim.blogspot.com/2010/12/selinho-para-os-blogs-amigos.html ♥
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. acho que precisava muuuito desse post nesse momento 1h33 do dia 28/12/10. Obrigada Senhor

    ResponderExcluir
  5. Lendo e refletindo eu vejo que não estou me esforçando tanto quanto deveria..
    Com certeza esse blog tem ajudado muita gente. Está de parabéns Juh ! Que Deus continue te abençoando muito e te dê um 2011 melhor que 2010. Beijos

    Dá uma olhada na minha comunidade ? :)
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=108602416

    ResponderExcluir
  6. Eu precisava ver algo assim. Agradeço, mesmo sabendo que Deus não tenha te tocado para postar isso somente por mim.

    ResponderExcluir
  7. Eu precisava ver algo assim. Agradeço, mesmo sabendo que Deus não tenha te tocado para postar isso somente por mim.

    ResponderExcluir
  8. Aiin ameei esse post!! vou decidir algumas coisas para 2011 tbm!! Vlw Juu

    ResponderExcluir
  9. Que jóia Ju ,esta postagem me inspirou para as minhas próprias resoluções de ano novo...
    Tá muito legal o blog e gostei da estreante Kamilla também.
    Beijinhos e Feliz 2011!

    ResponderExcluir
  10. RESOLVI, a partir deste momento e até à minha morte, jamais agir como se a minha vida me pertencesse, mas como sendo total e inteiramente de Deus.
    isso é resolvido demais aqui na minha vida!
    Juh, foi muito bom virar cada vez mais santa-menina com voce esse ano.
    não to brincando, eu comecei a pintar as unhas.
    vej oesmaltes legais, eu vou e compro. isso é demais! hehe,
    tbm escrevi um post sobre 2010 e sobre crescimento (:
    passa la mais tarde, um beijão,
    Deus te abençoe santa !

    ResponderExcluir
  11. Muito legal, realmente todos necessitamos de algumas resoluções na nossa vida, necessitamos que mais crescimento com Deus.

    ResponderExcluir
  12. ooo seuu blogg e lindoo dmms dmms !
    vosse esta de parabennss !

    ResponderExcluir
  13. Hey, você está no meu blog "parceria" e sigo e indico http://universalpentecostal.blogspot.com
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos, difamatórios ou com conteúdo ilicito proibido por lei serão deletados e o seu autor bloqueado não podendo mais visitar esse site.

Deixe sua opinião sincera, discuta, critique e sugestione mas com muita educação, do contrário também será bloqueado :)

Para ter a sua foto nos comentários desse blog é preciso cadastro no Blogger