quarta-feira, novembro 17, 2010

Pequeno Príncipe

Meninas! Como estão todas??? Espero que ótimas!

Eu gosto muito de ler, porque além de ampliar o vocabulário, a leitura aperfeiçoa a nossa desenvoltura. E nós, Santa Meninas queremos ser exemplo como diz em 1 Timóteo 4:12 – “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza”.

Logo, devido a esse hábito, sempre estou com algum livro na mão e aberta a ouvir indicações. Há tempos ouço boas críticas ao clássico infantil “Pequeno Príncipe”, mas sinceramente esse livro não exerceu nenhum apelo sobre mim. Até que um amigo falou que já tinha lido e despertou a minha curiosidade. Fui a biblioteca e apanhei o livro sem lhe dar muito crédito. Pois bem: Fui surpreendida novamente!

Aí você se pergunta mas o que que isso tem a ver com Jesus? Leia.Com sensibilidade você conseguirá entender o porque de Jesus falar tanto em amar ao próximo e fazer discípulos. O que significa amizade e amor de fato, e que esses sentimentos em NADA se assemelham ao conjunto de clichês e frases piegas que o mundo nos tem apresentado. De forma simples, a narrativa torna palpável as questões que gostamos de complicar.

Fiz uma resenha crítica para despertar o interesse de vocês =)


Livro: O Pequeno Príncipe | Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Desenha-me um carneiro”. É assim que começa a história de um piloto que em meio a uma pane do seu avião no deserto do Saara, encontra o Pequeno Príncipe. Morador de um planeta minúsculo, o Pequeno Príncipe empreende uma viagem entre vários planetas e se depara com personagens que causam certa sensação de semelhança em todos nós.

Mostra como “as pessoas grandes”, quantificam as coisas, ao invés, de apreciá-las, ilustrando como sentimentos como a soberba, a vaidade, o egoísmo, a preguiça e ambição tornam o homem perdido em seu próprio planeta.

O Pequeno Príncipe aprende e ensina ao piloto, que por sua vez tinha perdido a inocência da sua infância, que “as coisas importantes são invisíveis aos olhos”.Repleto de metáforas e simbolismos, traz a tona a simplicidade da infância e o valor do que, de fato, nos faz ricos e completos: a amizade.

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Assim, o principezinho, nos faz ver o quanto somos importantes uns para os outros e sussita o prazer de criar laços com o próximo e se sentir feliz simplesmente com a idéia de vê-lo, pois pra você alguém que te cativa, dentre cem, se tornará única.

O livro de Antoine de Saint-Exupéry, possui a reprodução das ilustrações em aquarela feitas pelo próprio autor. Na narrativa poética, Saint-Exupéry nos convida a vivenciar uma linda viagem de volta a nós mesmos, traz de volta a criança que fora perdida em nós.

Uma leitura imprescindível e encantadora. Para alguns mais um livro infantil, todavia, como o piloto aprendeu: “nenhuma pessoa grande jamais entenderá que isso possa ter tanta importância”. Afinal é preciso ser criança para entender a importância das rosas e das raposas, ou para enxergar um elefante dentro de uma jibóia aberta e fechada.

16 comentários:

  1. Oi linda!!! Amei seu post!!! Eu já li o pequeno príncipe e toda vez que eu re-leio me surpreendo e entendo um pouco mais do livro. Eu recomendo pra todas as santas meninas viu!!!
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Eu achei a resenha da Vi tão bem feitinha... Sem contar que o livro é lindo! Minha parte favorita é a da flor e a da raposa!

    O engraçado é que eu cresci vendo esse livro na estante daqui de casa (minha mãe comprou quando ainda era solteira) mas nunca me interessei... Até que recentemente, num dia chuvoso e frio o Pequeno Princípe virou uma agradável companhia!

    Obrigada Vi, por compartilhar conosco =)

    ResponderExcluir
  3. eu nunca li, mas fiquei com mta vontade depois desse post!!

    Beijinhos querida!!

    ResponderExcluir
  4. Ótima dica! Eu li esse livro 2x, na infância e ano passado qdo tive meu filho! O livro é realmente encantador, emocionante!

    Flor eu linkei seus blogs pq estou amando o Santa Menina, gostaria tbm de ser linkada aqui! bjão, fica na paz!

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita vontade de ler esse livre! Ele é muito bem falado!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Que legal vou procurar lê-lo...

    Um livro que eu gostei muito e recomendo é o "Auto da Barca do Inferno", gostei muito desse livro pois faz alusão ao arrebatamento da igreja de uma maneira diferente, nesse livro fala dos diversos tipos de pessoas que não irão pro céu, e ele é bem de comédia, acho que vc vai gostar Juh...

    bjoO

    ResponderExcluir
  7. Oi! Me disseram que se lembraram de mim ao ler esse post (Jey e Loma), vim conferir. Sabe, é um dos livros que mais amo nessa vida. Perdi a conta de quantas e quantas vezes o li. Ganhei até um novo livro do namorado. Sempre que estou triste ou desiludida da vida eu o leio. Acho que esse livro serve para gente grande também. É uma lição e tanto em palavras e desenhos simples. Kiss

    ResponderExcluir
  8. Nossa eu adoro esse livro,e olha que eu tenho a primeira edição dele,minha mãe leu ele para mim,quando eu era bem novinha(criança) e eu simplesmente achei lindo a forma como o Pequeno Príncipe olha as pessoas,animais e objetos...♥

    ResponderExcluir
  9. Santaa!! Perfeito!!!! Sim, porque aquele que não receber o reino dos céus como crianças de forma nenhuma entrará nele. Lindo, perfeito, meigo e santo seu post. Tbm amo ler e esse livro é um dos que eu mais gosto. Vamos trocar figurinhas de leitura. Por falar em meio cristão, meu pastor indicou recentemente para os jovens e adolescentes: "O divorcio começa no namoro". Pequeno, de uma escrita simples e edificante!! Vou manda-lo no seu email. Bjokas Fica na doce Presença

    ResponderExcluir
  10. Eu amooooooooo esse livro!!!
    Tenho um aqui, ganhei quando eu tinha uns 10 anos!
    E já li várias vezes =D

    fiquei bem feliz em ver a indicaçã dele aqui.. ^^

    olha, já escrevi algo sobre isso em meu blog, se puder, passa lá ;)

    http://ideiasnoforno.blogspot.com/2010/09/o-pequeno-principe.html

    bjoooo

    ResponderExcluir
  11. Oi Juh!^^
    já ouvi falar do livro e vou ler!
    bjus...

    ResponderExcluir
  12. Com ctz essas são as melhores partes, as que citou...já li e recomendo tbm. Bjoks flor

    ResponderExcluir
  13. Acho que você poderá gostar muito do segundo livro que chama "O Pequeno Príncipe Apaixonado"! So cute!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Olá.... também gosot muito de ler. Mas lei por prazer. Gosto de ler um pouco quase todo dia. Mas só um pouco. Sempre quero deixar um puquinho pra amanhã.
    Mas ianda não li o pequeno príncipe. Um dia ainda o leio.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Há muito tempo eu estava lendo livros evangélicos e a bíblia, mais na época de colégio eu lia muuuuito mais, só que fui perdendo a vontade. Então uma amiga me disse que tinha um livro jovem/adolescente legal, e comecei a ler Soul Love - a noite o céu é perfeito. E do nada me deu uma enorme vontade de ler esse livro... Já vi varias citações e parece ser uma historia bem linda mesmo. Depois da recomendação, vou vê se começo a ler ainda essa semana *-*

    ResponderExcluir
  16. Sempre tive curiosidade em ler esse...
    ...teu post foi um estímulo a mais...
    adooro ler :D


    parabéns pelo blog meninaa!

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos, difamatórios ou com conteúdo ilicito proibido por lei serão deletados e o seu autor bloqueado não podendo mais visitar esse site.

Deixe sua opinião sincera, discuta, critique e sugestione mas com muita educação, do contrário também será bloqueado :)

Para ter a sua foto nos comentários desse blog é preciso cadastro no Blogger