segunda-feira, novembro 29, 2010

Amigo X – variações, dicas e idéias

gift

Brincadeira antiga e que divide opiniões, é inevitável que nessa época do ano não sejamos convidadas para pelo menos 1 Amigo X. A brincadeira é sempre lembrada no final do ano, e tem muitos pontos positivos para os que querem ser seres sociais. É verdade que às vezes é constrangedor, mas sempre há uma forma de contornar situaçõzinhas que surgem no meio da brincadeira. Enfim, não levem muito a sério! Rs!

E se quem tem que se virar na organização de um Amigo X é você, aqui vão dicas de como variar um pouco a brincadeira. Converse com a galera, e se todos toparem: boa diversão! Agora vamos fingir que não fiquei muito tempo sem aparecer aqui e sigam-me os bons, hehehe!

Amigo Choco / Amigo chocreto / Amigolate: chamem como quiser, a modalidade é bastante conhecida: só se trocam chocolates - triste de quem não gosta, rs! Aqui também vale o típico trabalho de investigação para saber do que seu amigo secreto mais gosta em termos de chocolate ;)

Amigo da Onça – 1,99: a idéia aqui é zoação! O objetivo é comprar algo beeem baratinho naquelas lojas de importados baratos que “chateie” o presenteado. É bom alertar ao grupo que tenham bom senso na hora de fazer isso, para não haver constrangimentos de verdade, difíceis de serem contornados – mas quem entra na brincadeira geralmente sabe que é pra zoar, então não se preocupe muito com isso. Alguns exemplos: Se Joãozinho sempre chegou atrasado durante o ano todo (na escola, ou na igreja ou trabalho), compre um despertador. Se Aninha é muito vaidosa, vale um conjuntinho de make infantil. E por aí vai! Rende boas risadas!

Amigo injusto / troca-troca: escolhendo por esse estilo de amigo secreto, explique aos participantes que comprem presentes que sejam unisex, no caso do grupo ser composto por homens e mulheres. Ao chegarem colocam os presentes em cima da mesa. A pessoa que vai dar início à brincadeira pega um presente, julgando pela aparência (não vale tocar), e se senta. A segunda pessoa também escolhe um presente e o abre, mas se não gostar, pode trocar com o presente de qualquer pessoa (nesse caso, da pessoa anterior). No final, a pessoa que iniciou a brincadeira pode trocar seu presente, se desejar. É engraçado porque sempre dá aquela expectativa!.. ninguém sabe o que vai levar pra casa até o fim da brincadeira… Você pode também combinar com algumas pessoas e pedir a elas que levem algo que não seja assim tão presenteável: pente simples de 1 real, rolo de papel higiênico, uma caixa de cotonetes… mas aí fica injusto MESMO, rs!

Amigo caneca: essa é bem legal porque não precisa dispor de muita verba, hehe! A idéia é que se troquem apenas canecas / xícaras de porcelana  – e há muitas que são lindas e baratinhas (cerca de R$ 5,00!). Cada um deve comprar a sua considerando os gostos e características do seu amigo secreto. Aliás, dá pra fazer um no mesmo estilo, só com chaveiros, c’ds, livros, maquiagem… Fica a idéia!

Amigo Misterioso: acho que essa idéia funcionaria muito bem para grupos onde só há meninas, porque garotas geralmente gostam de escrever cartinhas. Depois que os nomes forem sorteados, cada pessoa deve manter correspondências com o seu amigo secreto – sem postar o nome de quem está enviando, claro – até o dia da troca dos presentes. Cada um pode escolher um codinome, e o grupo pode escolher a regularidade das cartas: 1 por semana? 1 por dia?… Isso aumenta o clima de expectativa – mas reforce a importância de manter as cartas bem misteriosas e criativas ;)

Amigo Artesanal: só vale coisas feitas por suas próprias mãos – um desenho, dobradura fofa, porta retrato… O negócio é usar a criatividade!!! Deve ser legal para brincar em família, rs!

E agora vem a melhor parte do post: os comentários de vocês!!! Contem pra gente as idéias que vocês já tiveram e/ou já usaram!… Quem sabe não rola até um update nesse post né? :)

20 comentários:

  1. Amei o post! Na minha familia a gente faz o amigo secreto tradicional (é sorteado o amigo e cada um compra um presente pro amigo secreto) na véspera de natal. Na escola a gente também faz todo fim de ano, vou levar essas idéias pra escola e pra family pra ver se eles gostam. Eu gostei mais do amigo da onça e amigo caneca.
    Bjus, o blog é lindo!

    ResponderExcluir
  2. Amigo Doce - é uma variação do amigolate, mas incluindo todo tipo de alimento doce. Uma vez fizemos na igreja e rolou muito presente engraçado e injusto kkk Rapadura, açucar...

    ResponderExcluir
  3. Aqui onde eu moro chama Amigo Secreto ou Amigo Invisível... Amigo X eu nunca ouvi antes! haha (:
    Outra coisa legal, Ju, é o site www.amigosecreto.com.br onde você pode criar seu grupo, fazer o sorteio online, e ainda colocar lá o que gostaria de ganhar, pra pessoa que sair com você ver :)
    beijos!
    Fran

    ResponderExcluir
  4. Já participei de todos esses, eu acho. o de caneca ganhei uma de vaquinha.Acho fofo as coisas com figura de vaca. Doida,ne? rs.. Mas o que achei mais legal foi o que vc denominou de amigo injusto. Foi qdo eu tava la nos EUA e o lider dos jovens estipulou um valor: $10 (dólares) e no final teria uma banca julgando qual havia sido o melhor presente naquele valor. O ganhador levaria $20 para casa + o presente que ele conseguisse manter consigo. Achei essa premiação mt boa pq TODOS se empenharam a comprar realmente algo desejavel pelos outros. Lembro que os mais disputados foram: ingressos para o cinema (uma cartela com umas 5 entradas_ sim!, lá cinema é SUPER barato), uma manta de frio linda e quentinha (que depois de muita luta eu consegui levar comigo..rs) e uma nota de $10. Todos queriam esses... foi a maior comédia. Tb tinham outros presentes bem legais como mp3,ursinho de pelucia, dvd ...combo de dvd,pipoca e ursinho... No fim o ganhador foi o menino que levou os ingressos para o cinema. Eu amei participar desse amigo injusto.Mas acho que foi porque eu terminei com o que eu queria. rs...

    ResponderExcluir
  5. Na minha escola a gente tá fazendo o amigolate como chamamos aqui!!São muito divertidas essas brincadeirinhas de fim d ano hihi.
    Juh se der, dá uma passadinha no meu blog
    http://deusnosescolheu.blogspot.com/
    Ana♥

    ResponderExcluir
  6. Aqui onde eu moro chama Amigo Secreto... Amigo X eu nunca ouvi antes! haha :)

    [2]

    Mtoo legais as diquinhas Juh! :D

    ResponderExcluir
  7. Oi Juh! ^^
    O que eu mais gostei foi do "Amigo Misterioso". Aqui em casa nós sempre fazemos o amigo secreto normal, mas seria uma boa trocar cartinhas!
    Adorei!
    Bjus...
    Fik com DEUS!

    ResponderExcluir
  8. nossaaaaaa JUHHHHHHHH amei mto mto mesmo!!
    vou usar alguma ideia pra afzer na dança! ^^

    ResponderExcluir
  9. Achei muito legal !
    Vo da essa ideia para os jovens da minha igreja :D
    Faz tempo que não participo de um amigo secreto :P

    muiito bom *-*

    beeijo ;*

    ResponderExcluir
  10. Ju, muito legal o Post....
    bom, é uma pena que vc não vai no meu casamento...
    gostaria muito de ter vc la!!!!

    bjus

    ResponderExcluir
  11. O primeiro tipo nós conhecemos (RN) como amigo doce. Haha...

    Bom, há ainda um outro tipo que é o que nós estamos fazendo agora lá na facul que é o AMIGO DO LIVRO, mas nós estamos chamando de amigo secreto mesmo por enquanto porque vamos aceitar algumas variações que as pessoas vão colocar em uma lista. Já apareceram idéias como a de canecas divertidas, cd's, dvd's, cervejas importadas e lp's.. Risos.

    Mas... O que irá predominar mesmo certamente será o nosso amigo livro, por isso o nome da brincadeira ser AMIGO DO LIVRO.

    O funcionamento não tem mistério: Você dá e recebe livro. Por isso as pessoas precisam ser bastante criativas nas escolhas do livro pra poder ficar interessante e combinar com a personalidade do presenteado.

    Nós escolhemos esse tipo de AMIGO X (nunca tinha ouvido falar nesse nome! haha) porque não há surpresas desagradáveis na hora do recebimento, pois todos já sabem o que devem dar e o que vão receber.

    Também estipulamos um preço: média de 30. POde pender um pouco para baixo ou para cima, mas não muita coisa. Precisa manter a média para não haver grandes injustiças!

    Depois é só correr pro abraço!
    Hahaha
    ;P

    Bju, meninas!

    ResponderExcluir
  12. Eu tô tipo: mt boba! hahaha! Porque aqui (ES) TODO mundo conhece por Amigo-X, rs! Mas que bom q curtiram as idéias... a idéia que a Patty Dutra deu nos comments eu acho q vamos colocar em prática aqui em casa ^^

    ResponderExcluir
  13. @JACAh, menina, esse povo marca casamento tudo pro mesmo dia!!!... Como faz? rsrs! Tou mt triste de não poder ir... Quero mt ver as fotos heim! Vai ser lindo!!!

    ResponderExcluir
  14. @JACAh, menina, esse povo marca casamento tudo pro mesmo dia!!!... Como faz? rsrs! Tou mt triste de não poder ir... Quero mt ver as fotos heim! Vai ser lindo!!!

    ResponderExcluir
  15. E se Deus quiser vai ser muito lindo!!!!
    Depois a gente marca um cine pipoca pra assistir o DVD.

    ResponderExcluir
  16. Eu já brinquei de quase todos mas o mais legal é o Amigo Misterioso!!!!!!!!!!!!
    Adoro essas brincadeiras!

    ResponderExcluir
  17. Amei ,amei o blog *-*
    Vou seguir concerteza!
    Aqui ,to a um tempao procurando aquele slide que tem no seu blog na coluna direita ~>
    vc poderia me falar em que site vc pegou ???
    Bjuuus ,desde já agradeço ;*

    ResponderExcluir
  18. @Amanda Oi flor! Q ótimo q curtiu o blog :) Qt ao slide lá no cantinho, foi um script programado pela Jess (colaboradora do SM)... Tbm não sei como faz, rsrs! (mas sei q não foi feito em um site específico..)

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos, difamatórios ou com conteúdo ilicito proibido por lei serão deletados e o seu autor bloqueado não podendo mais visitar esse site.

Deixe sua opinião sincera, discuta, critique e sugestione mas com muita educação, do contrário também será bloqueado :)

Para ter a sua foto nos comentários desse blog é preciso cadastro no Blogger