quinta-feira, outubro 07, 2010

Você sabe o que é um “coolhunter”?

tumblr_ch
No início de 2009, eu estava vivendo uma estranha sensação de "férias-permanentes-por-tempo-indeterminado": havia terminado meu curso de 4 anos, não estava trabalhando e nem com a agenda lotada com os compromissos da igreja. No início confesso que, apesar da preocupação de “o que vai ser agora?”, achei legal saber, pela primeira vez, o que era ficar de férias sem a pressão de um novo semestre nascer em breve para me engolir.

E pela primeira vez em muitos anos eu sabia também o que era ter tempo de sobra! Para  preencher o tempo livre (e não pirar) me ocupei com o serviço doméstico: faxinei meu quarto como nunca antes, aprendi a cozinhar, e pra aquele tempo, conseguir fazer feijão sozinha foi minha formatura do meu “curso imaginário de aprendiz de Dª de casa”. E era assim, com essas coisas do dia-a-dia que eu preenchia as horas que passavam.

Navegar na internet – e criar outro blog -  não era uma dessas coisas, já que ainda não contávamos com esse serviço em casa. O jeito então era apelar pra banca de revistas quando desse vontade de prestar atenção no que estava acontecendo por aí. E não posso esconder: tenho mesmo um fascínio por essas publicações chamadas na faculdade de periódicos - as revistas! Fascíno este que só não nutro mais por que não vale a pena comprar mais que a metade daquele conteúdo! Bom, só sei que numa dessas, comprei duas edições antigas (pelo preço de uma \o/) de uma revista de... - como classificar? - moda, variedades e comportamento para jovens mulheres.

Numa dessas revistas, um artigo me chamou muita atenção. Resumidamente ele indagava: "quem é que decide o que é (ou vai ser) moda?". Lendo, descobri que são os collhunters, ou caçadores de tendências. São pessoas - muito bem pagas por sinal - que aventuram-se mundo a fora para caçar, quem, em que lugar, está se comportando de forma "cool", digno de ser copiado na próxima estação (vale pra roupa, música, web…). Daí que eles vão lá, meio “coletam” o que acharam de mais legal, e vendem as idéias para as grifes.

revista 2

Claro que nós, meninas-cristãs-atualizadinhas, já sabíamos que nem tudo que aparece na mídia como algo ou MUITO legal, de fato o é aos olhos do nosso Olheiro do Céu. Mas eu, particularmente, não sabia que até a minha compra ou desejo mais simples podem ter sido planejados por uma pessoa que até então eu não fazia idéia de que sua ocupação existia. Ou seja: para cada "tendência", existe alguém além da empresa de publicidade, te falando o que você tem que comprar/usar/querer.

Ok. E agora? E agora que... Pensa comigo: se o nosso alvo deve ser agradar a Deus em tudo, até que ponto a moda me ajuda nesse objetivo? E quanto às escolhas dos coolhunters, até onde suas opções de comportamento "cool" pode ser modelo pra mim? Até onde eles trazem bons modelos de mulheres, e a partir de onde começa a se infiltrar as mazelas da pós-modernidade? Enfim, quem são essas pessoas? O que elas acham do Deus que eu sirvo?...

Não quero deixar ninguém paranóico, nem muito menos contribuir para a formação de uma cultura gospel alternativa  e separatista. Mas precisamos concordar que são coisinhas a se pensar de vez em quando - de preferência de 6 em 6 meses, quando as vitrines se renovam. Se vestir bem, e estar atualizada é bom e eu também gosto, mas precisamos ter um senso crítico orientado pelo Espírito Santo enquanto vivermos aqui. E quem disse que precisamos ter alguém nos falando que "bege é o novo cinza"?

Texto por Juh Pimentel, adaptado daqui.

18 comentários:

  1. Oi Juh...
    Passo por aqui quase todos os dias (e infelizmente nunca deixo comentário, mais uma hora se Deus quiser eu mudo!!!)...
    Então... Fico muito feliz quando vejo que tem post novo!!! E nessa semana senti que vc voltou com força total... rsss
    Que o papai do céu continue abençoando a sua vida, e te dando inspiração para escrever esses posts que nos abençoam...
    Bjinhos Marcella

    ResponderExcluir
  2. Olá Meninas estou aqui para divulgar o meu blog evangelico para garotas peço que visitem,comentem e sigam porfavor lembrando que esse blog é novo!

    http://todacrista.blogspot.com/

    visitem!

    ResponderExcluir
  3. Cada post que eu leio aqui penso "nossa, não da pra melhorar esse blog", mas ai vem outro e '-'...
    O Santa Menina é todo lindo!

    ResponderExcluir
  4. -Ficou incrível o novo layout... rsrsrsr
    Mas concordo com o que você disse no texto,como pode alguém saber o que vai ser tendência ou não?
    Ainda bem que eu não sou escrava da moda,e particularmente odeio usar uma coisa que todo mundo está usando,o mundo agora virou álbum de figurinha,pois vocês olha na revista e põe a cara na rua e vê as mesmas coisas,os mesmos cabelos,os mesmos acessórios e etc.
    Gostaria que as pessoas fossem mais criativas e parassem de ser tão escravas da moda!

    ResponderExcluir
  5. Realmente me fez pensar hihi...Muito legal o post Juh não sabia sobre os coolhunters... Haaa AMEI O VISU NOVO DO BLOG!!! A Jess caprichou uhaua!!! bjus xau xau

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    A paz de Jesus!
    É a 1ª vez que visito o blog, estava ouvindo uma pregação e procurando alguma coisa na net que iria me ajudar na minha caminhada com Deus e... encontrei esse blog bem da hora, super estiloso e cristão!!! \o/ Amei D+ e vou visitar sempre (se Deus quiser)!!!
    Deus abençõe MUITO!!! =)
    Bjkas *-*
    *Marih

    ResponderExcluir
  7. Impressão de já ter lido esses post...

    =P

    ResponderExcluir
  8. Nooooossa!!! Amei o post! Gemea, cada dia com mais gemialidade. rs... gostou? Tá arrasando!

    bjocas

    saudade de conversar
    Arruma um TIM!

    ResponderExcluir
  9. Nossa adorei o post, tá aí mais uma profissão que eu num fazia ideia de que existia...

    Mto legal...

    bjoO

    ResponderExcluir
  10. nova leitora xD amei o blog ! e adorei o post nossa fez refletir benção hem ,

    que Deus continue te abençoando muito ;)

    ResponderExcluir
  11. @Princesa da Pureza Até que não seria má idéia se existisse cristãos collhunters, hehehe!

    ResponderExcluir
  12. @Cella Oi Marcella! Que bom poder conhecer mais uma leitora do Santa! Um bjo!

    ResponderExcluir
  13. @× Biαncα Abafa, Bi! Eu reformei ele... do meu blog antigo, rsrs! Achei que valia a pena compartilhar aqui =)

    ResponderExcluir
  14. Oiii Ju, sempre visito o teu blog e ele tem me ajudado muito...amooo esse papo de menininha...srssr
    Bjusss =D

    ResponderExcluir
  15. Amei esse blog,super criativo todas as meninas cristãs deveriam segui-lo.E as meninas crescidinhas como eu também.rsrs.parabéns!

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos, difamatórios ou com conteúdo ilicito proibido por lei serão deletados e o seu autor bloqueado não podendo mais visitar esse site.

Deixe sua opinião sincera, discuta, critique e sugestione mas com muita educação, do contrário também será bloqueado :)

Para ter a sua foto nos comentários desse blog é preciso cadastro no Blogger