segunda-feira, outubro 11, 2010

Especial Cupcakes

Especial CupcakesMeninas, hoje eu vim compartilhar meus conhecimentos sobre uma coisinha que eu gosto muito: os famosos cupcakes! Tudo bem que eu não sou a mais esperta quando se trata de confeitaria, mas posso dividir o que já aprendi ^^ É que a cerca de 1 ano eu fiquei completamente apaixonada por esses pequenos bolinhos confeitados que eu via em tudo quanto é lugar. No início achei que seria mais uma modinha irritante, mas ainda amo confeitar meus bolinhos – e tudo que diz respeito a eles, rs! E é por isso que hoje eles serão nossa estrela aqui no SM. Saiba tudo sobre eles – o que são, como fazer, idéias simples para confeita-los!… Vamos lá?

O QUE SÃO?

Os cupcakes são porções individuais de bolo confeitado – e por isso mesmo extremamente charmosos. São originais da culinária inglesa e norte americana, e numa tradução literal siginifica "bolo de copo", ou “bolo de xícara”. Tem dois motivos: quando começou a ser feito, em algum lugar da Inglaterra, usava-se xícaras para medir os ingrediente da massa (até então parece que isso era feito pelas medidas de peso), e em seguida  usava-se a xícara como recipiente para assar os bolinhos.

Cupacakes_2


COMO FAZER?
Meninas, antes de tudo: eu não vou ensinar a “receita oficial” dos cupcakes, até porque não tem! Você pode faze-lo com qualquer massa de bolo. O que eu vou fazer agora é ajudar você que não tem muita intimidade com o mundinho das boleiras a se aventurar fazendo esses pequenos quitutes tão fofos! Como estamos só começando vou passar tudo do jeito mais simples possível, com diquinhas e o passo-a-passo! Sigam-me!

Você vai precisar de:
IMG_0227
  • 1 pacote de mistura pronta para bolo + os ingredientes que o fabricante pedir - no meu caso 2 ovos e uma xícara de leite. Diquinha: eu sempre substituo o leite ou por um copo de iogurte natural ou por uma caixinha de creme de leite. A massa fica mais gostosa e macia. Recomendo! Se caso você achar que a massa ficou pesada de mais, adicione um dedinho de leite =)
  • 12 forminhas de metal ou silicone – sabe aquelas de empadinha? Serve. Aqui onde eu moro, comprei 12 forminhas de empada por R$ 9,90. O problema é que elas enferrujaram logo, e nunca mais achei para comprar! Por isso fiquei um bom tempo sem fazer cupcakes com pena de gasta-las mais, hehe! Preciso dizer que está sendo muito difícil encontrar novas. A minha saída vai ser as de silicone, próprias para fazer muffim (que é a mesma coisa que cupcake, porém sem confeitos e firulas, rs). Em último caso visite o site da loja Barra Doce, que tem TUDO para cupcakes e confeitaria e entregam pra todo Brasil!
  • forminhas de papel – aquelas que vendem em qualquer supermercado. E tem que ser do tamanho da forminha de metal, certo?
Faz assim:
1- Junte todos os ingredientes numa tigela e bata em seguida (pode fazer isso a mão ou com ajuda de uma batedeira).
EspecialCupcakes13


2- Disponha previamente as forminhas de papel dentro das forminhas de metal. Elas vão diretamente ao forno (eu tinha dúvidas quanto a isso no início, hehe!). Diquinha: encha até pouco mais que a metade! Mais que isto eles viram cupcakes monstros! Haha! Experiência própria!
Especial Cupcakes2

3- Leve ao forno pré-aquecido por alguns minutos e fique de olho, porque como as porções são pequenas elas assam bem rápido! Varia muito de forno pra forno, mas a temperatura ideal para assar os bolinhos por igual é 180ºC. Ah, meninas, acreditem: eu já fiz esses bolinhos milhões de vezes e nunca sei dizer o tempo que leva de forno, rsrs! Conheço de olho mesmo! Se tiver dificuldade nessa hora, peça pra alguém te ajudar a descobrir se já está no ponto certo. Depois que assar, retire-os da forminha de metal e deixe esfriar. Rende cerca 12 bolinhos mais ou menos.
Especial Cupcakes3

Detalhe que eu já ia me esquecendo: se quiser colocar recheio, a maneira mais simples de fazer isso é essa aí embaixo: faça um corte no miolo do bolinho com uma faca pontiaguda, adicione o recheio de sua preferência, corte o excesso da tampinha e coloque-a de volta no lugar =) É um mini processo cirúrgico, mas sempre dá certo. E se não ficar tão bonito, a cobertura esconde tudo!
IMG_0316

IDÉIAS SIMPLES DE COBERTURAS E CONFEITOS PARA CUPCAKES

Ok, agora vem a parte divertida da história: confeitar! Eu sempre falo que os cupcakes são extremamente charmosos por causa dos confeitos – e o mais legal é que eles não são exigentes, hehehe! Qualquer detalhe os deixa charmosos, permitindo que qualquer pessoa possa se divertir confeitando-os (inclusive crianças!).
O negócio é que no início eu ficava sem a menor idéia de decorações simples que fossem gostosas e ficassem bonitas. Então aqui vão algumas idéias de coberturas e confeitos!

Para cobrir / rechear os bolinhos você pode usar: Ganache, Nutella (ou brigadeiro de Nutella), chantilly (aquele em pó funciona super bem pra quem não tem uma batedeira tão master!), brigadeiro, pasta de doce de leite…
Para decorar você pode usar: granulados diversos, biscoito recheado, confete de chocolate, rolinhos wafer, balas tipo ‘jujuba’, bala mentos de frutas, mashmalow, massa elástica (vende em loja de doces)… Também pode usar pirulito como top cake! As possibilidades são infinitas!
IMG_0341

Tão percebendo que são sugestões muito simples? Ou seja, ninguém precisa ter uma confeitaria montada na cozinha pra brincar com os bolinhos ^^ Ah, e se vocês se arriscarem a fazer, me mandem fotos? (se der tempo de tira-las, né? hehehe!) Que aí a gente coloca lá no nossa Tumblr =)
IMG_0346

BASTIDORES DOS MEUS PRIMEIROS CUPCAKES

E pra quem quiser saber o tamanho da bagunça que eu já aprontei por trás desses bolinhos, vai lá no meu blog pessoal (clique aqui) e sente a confusão que eu arrumava rs (dá um desconto, né gente? Eu não tinha tempo pra aprender essas coisinhas, rs!).

Bom, espero que tenham gostado! Bora cupcakear, meninas! Rsrs!

24 comentários:

  1. Juuu, eu vi suas aventuras com cupcakes. Ai me identifiquei com aquela das forminhas pequenas. Uma vez tentei fazer e ficaram minusculos e a massa ficou meio crua de tento medo q eu estava de queima-los ahuahauahuah desastre total mas eu nao desisto

    ResponderExcluir
  2. haha, já faz um tempinho que queria aprender a fazer. e agora me animei toda \o/
    e quando fizer mando as fotos :)

    beijo, Ju ♥

    ResponderExcluir
  3. eu querooo!
    q delícia, deu muita vontade de comer!
    :)

    ResponderExcluir
  4. Ficaram lindos Juh, tentei esses dias algo parecido mais só saiu caquinha O.o os meus favoritos continuam sendo os de 3min no microondas kkkk

    ResponderExcluir
  5. Amei a dica..

    amo cupcakes ..vou tentar fazer um dia desses

    (Aaah e é tudo muito lindo aqui flor)

    =*

    ResponderExcluir
  6. Olá aoutora do blog por favor será que você poderia seguir meu blog pf so tem eu de seguidora por favor visita e segui amiga! http://ligadaspelocriador.blogspot.com/

    PS: OS CUPCAKES ESTÃO UMA GRAÇINHA KKK LINDINHUS ! AMEIIII

    ResponderExcluir
  7. Me deu água na boca, vo pedi pra minha mãe fazee!
    os seus ficaram muito fofoo.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  8. @Aline M Microondas e bolos prontos salvam a barriga do estrago, né não? huhauh!

    ResponderExcluir
  9. @Isa SouzaÉ eu tbm não desisti, haisudhaius! Uma hora tem q dar certo, né? =D

    ResponderExcluir
  10. @Isa SouzaÉ eu tbm não desisti, haisudhaius! Uma hora tem q dar certo, né? =D

    ResponderExcluir
  11. @Ana CarolineTbm fiquei.. pior q tem q vigiar, sabe? Huihsdiua! Se não engorda mesmo!! rs!

    ResponderExcluir
  12. Hummm, que vontade!!!! Ficaram lindos!!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oi Juh!
    Hummm... tem hora que invento de dar uma de cozinheira profissional em casa {rsrs} e com certeza vou tentar!
    bjinhos
    Fik c/ DEUS! *-*

    ResponderExcluir
  14. Estava ansiosíssima para este POST! *-*

    PRECISO me aventurar no mundo fofo dos cupcakes!
    Quando acontecer tiro fotos e mando!

    beeijo Juh!

    ResponderExcluir
  15. Ooi Juh! Aqui é Luamar do Menina de Deus. Amei o post! Dica muito booa! Vou fazer e se der vou postar as fotos no meu blog e mando pra vc ok?
    Bjão.

    ResponderExcluir
  16. Ah, Juh as forminhas vc compra na Avon, Revista Hermes, Catálogos...

    ResponderExcluir
  17. @Luαmαr Soαres Lu, eu já comprei 2 tipos de forminhas no folheto da avon, mas nunca achei forminhas de papel que dê nelas... As forminhas de papel das minhas de metal antigas são muuuuito + fáceis de achar!... Por isso o dilema ;)

    ResponderExcluir
  18. poxa, me apaixonei pelos bolinhos, vou tentar fazer hahaha
    @the_anas2

    ResponderExcluir
  19. Posso dar uma dica? Se fizer um rolinho com uma ponta mais arredondada de papel alumínio e colocar no centro antes de assar, já vai sair co o furinho. :D

    ResponderExcluir
  20. "cupcakes monstros" IAUShiusahsa imagino... xD
    Obrigada, irmã, por compartilhar a receita e o passo a passo =P~
    Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  21. vou fazer no niver da minha filinha e vou mandar as fotos para saber se estou aprovada se posso coloca-los na mesa (pra nao passar vergonha ne)se aprovar ok beijinhos doces amigass.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos, difamatórios ou com conteúdo ilicito proibido por lei serão deletados e o seu autor bloqueado não podendo mais visitar esse site.

Deixe sua opinião sincera, discuta, critique e sugestione mas com muita educação, do contrário também será bloqueado :)

Para ter a sua foto nos comentários desse blog é preciso cadastro no Blogger