segunda-feira, outubro 25, 2010

30 coisas para fazer quando estiver triste

30_coisas

Eu acredito de verdade que um dos grandes benefícios do evangelho de Jesus em nossas vidas é que, ao contrário de como andávamos antes de nos entregar ao Pai, temos uma alegria que não é circunstancial! Uma alegria que muitas vezes supera raciocínios lógicos, uma alegria que aparece mesmo quando a vida mais parece nos esmagar. Até bem pouco tempo isso me intrigava bastante, mas hoje percebo que essa verdade está à disposição de todos os que crêem.

E claro: mesmo crendo nisso, há momentos em que a tristeza nos olha tão de frente que assusta! E Jesus mesmo disse que no mundo teremos aflições. Mas logo em seguida nos disse também para termos bom ânimo, pois Ele já venceu o mundo por nós!!! (João 16:33)

Então se você anda precisando melhorar o ânimo, existem algumas coisas com as quais você pode se cercar para levantar o humor e fortalecer a fé! Vem comigo!

1- Dê um passeio à pé ou de bicicleta, de preferência por um lugar tranquilo – o importante é tomar um arzinho e arejar as idéias, rs!

2- Doces são coloridos, e fofinhos, e sempre alegram um dia triste. Essa é uma boa hora para experimentar algumas das receitinhas do “comida de bonecas”.

3- Colha flores em algum lugar onde você possa fazer isso, e coloque em algum lugar que alegre a todos. Pode ser na cozinha, na sala, no seu quarto…

4- Se livre de peças a mais no seu guarda roupa. Abençoe alguém com seus excessos, alguém perto de você pode estar precisando.

5- Sabe as canções, histórias bíblicas e testemunhos que falam sobre a fidelidade de Deus? Mantenha-os por perto! Isso se chama “trazer à memória aquilo que lhe dá esperança”.

6- E sabe o seu diário espiritual? Leia as páginas passadas e perceba o quanto o Pai já lhe foi fiel!   Às vezes estamos confussas quanto à alguma decisão a tomar, e saber o que Deus já lhe falou ajuda a se orientar e não fazer uma grande besteira.

7- Se cuide num banho demorado. Isso não é exatamente um dica ecológica, mas lembre-se que é uma exceção, hehe (fora isso, um banho vapt-vupt pode ajudar a poupar água). Faça uma hidratação nos cabelos, esfolie a pele do corpo, use algum óleo cheirosinho, cuide da pele do rosto…

8- Vai fazer as unhas? Escolha cores alegres!

9- Se for possível invista num perfume novo. É um mimo!

10- Passeie por sites de fotografias bonitas. Pode ser o flickr, o we heart it… Isso costuma aguçar a criatividade e tira nosso foco do problema.

11- Escreva uma cartinha pra quem te abençoa (também vale um email carinhoso). Não precisa esperar acontecer algo incrível pra fazer isso, apenas demonstre um pouco de carinho (e lembre-se que o que você plantar, isso colherá).

12- Não abra mão de servir no seu ministério!!! Isso é importantíssimo, mesmo quando estamos passando por momentos dificílimos. É que enquanto você semeia na vida de alguém, Deus trabalha no seu problema.

13- Não sabe como resolver o seu problema, mas conhece uma amiga que você saberia ajudar de algua forma? Então faça-o. Faz parte do princípio acima.

14- Chame suas amigas para uma reuniãozinha de meninas. Vale assistir um filme, inventar algo pra cozinhar, um jogo pra brincar… Estar rodeada de risos e gargalhadas sempre ajuda :)

15- Quando a tristeza chega na nossa beira parece que some toda vontade de cantar pra Deus né? Mas talvez esse seja exatamente o momento em que o nosso louvor seja mais poderoso! Mesmo com o coração doendo muito, abra a boca e cante ao Senhor um novo cântico! Isso se chama “sacrifício de louvor”. 

16- Tente inventar um projeto novo. Pode ser de artesanato, de fotografia… (aqui tem uma história bem legal pra você se inspirar. Em inglês).

17- Enquanto coloca ordem nos pensamentos, aproveite para arrumar a bangunça que lhe cerca, hehe! Seja da gaveta de trecos, do guarda roupa entulhado, das suas coisas do colégio / faculdade…

18- Escreva uma carta pra você mesma, “esqueça” dentro de uma gaveta qualquer, e abra num dia do futuro. Fale sobre o que está sentindo, sobre como essa luta está sendo grande, como espera vence-la… Quando abrir essa carta, lembre de escrever uma resposta a ela e novamente guardar. Verá como o problema ficou pequeno, e anotar a forma como Deus a ajudou poderá ser útil em um outro futuro.

19- Renove o visual. Um corte ou uma cor de cabelo nova, uma combinação de roupa que você não costuma usar, um esmalte diferente, um penteado novo!…

20- Eu já passei por dias de lutas terríves há alguns anos, e não tinha vontade alguma de ir congregar. Quer outra dica? Também não abra mão disso! Deus te fortalece na sua perseverança!

21- Contrarie a vontade de se vestir de cinza, rs! Vista-se com cores alegres =)

22- Não cegue os olhos para ver o quanto é abençoada, apesar da luta que a aflinge! Seja grata por cada benção: os amigos, a família, a providência no tempo certo!…

23- Evite cultivar um coração resmungão, porque é de lá que vem as suas opiniões e falas. Caso tenha uma conta no twitter, saiba que ele é um bom termômetro para saber que tipo de coração você tem cultivado. Leia seus últimos twittes e se avalie!

24- Mexa-se! Exercícios físicos liberam endorfina no organismo, que se não me falha o google, são hormônios que funcionam como um analgésico natural do próprio corpo, inibindo o stress e provocando sensação de bem estar (fonte). Por isso dance, mesmo sem saber dançar, faça caminhadas, ande de bicicleta… Se puder ter ajuda profissional numa academia, melhor ainda!

25- Nunca, jamais, sob qualquer circunstância ouse questionar o amor do Pai sobre sua vida. Ele é dono do único amor que nunca irá desaponta-la! Temos naturalmente a tendência de olhar para cirscuntâncias difíceis e medir o amor de Deus através delas… Mas o amor do Senhor foi provado quando Jesus Cristo nos reconciliou com Deus quando ainda éramos pecadoras (Rm. 5:8)

26- E por falar em cirscunstâncias, lembre que só o Senhor pode lhe falar a verdade sobre sua situação. E Ele irá revelar isso a você se e no tempo que você precisar saber.

27- Procure alguém pra desabafar e orar por você. Pode ser sua líder, alguma amiga sua que também é amiga de Deus, ou até alguma das colaboradoras daqui do Santa Menina (eu mesma me coloco à disposição, precisando é só falar).

28- A tristeza anda persistindo mais do que deveria? Use o seu direito de filha de Deus e grite: “tristeza, sua lambisgóia, suma daqui!!!!”. Momentos de tristeza? Talvez. Uma vida inteira triste? NÃO MESMO!

29-  E por fim: AME! AME! AME!

30- Abuse do item 29, hehe!

Meninas, viram como ser feliz e estar alegre não é caro?… Aliás, o que tinha de caro nisso tudo, Jesus já pagou, justamente para que a nossa vida aqui seja sempre plena! Se você tem aceitado viver uma vida de tristezas constantes, pode ser que algo esteja errado - ou com sua vida espiritual ou até mesmo física. É bom prestar atenção nisso ;)

E agora é com vocês, girls! Tem um blog? Faça uma lista semelhante e compartilhe =) Quem sabe você não estará dando a alguém boas idéias para alegrar o coração? (eu mesma me inspirei na lista da Manu). Não tem um blog? Escreva sua lista num papel bonito e lhe sugira ler quando estiver pra baixo!

P.S.: Ah, e não liguem para tantos imperativos, hehe! É que ficou melhor assim, rsrs!!!

47 comentários:

  1. Esqueci de falar que tem extra no Tumblr, rs! http://santameninaevc.tumblr.com/post/1398667037/nao-andem-ansiosos-por-coisa-alguma-mas-em-tudo

    ResponderExcluir
  2. Amei o post! Só faltou colocar "tome sol por pelo menos 15 minutos". É uma das primeiras dicas que damos a pacientes com depressão. O sol anima. bju gemea

    ResponderExcluir
  3. amei muito esse post
    DEUS a abençoe hoje e sempre
    bjs

    ResponderExcluir
  4. hsaushau, ameei o post..
    vou fazer um pra mim e ler sempre que vir a tristeza!!
    a detalhe: “tristeza, sua lambisgóia, suma daqui!!!!”. kkkkk
    Obg Juuh!!

    ResponderExcluir
  5. @Patty Dutra Pouxa, nem lembrei (não sou profissa q nem vc, Patty, hihi! Fica a dica então, rs! Tomemos SOL!!

    ResponderExcluir
  6. @EDNAfico feliz que tenha gostado, espero ter abençoado ^^

    ResponderExcluir
  7. Aiii eu amei , ♥.♥. As vezes esqueçemos que temos tanta coisa que pode nos alegrar ! *-*
    Parabéns juh !
    Fica na Paz de Cristo

    ResponderExcluir
  8. gostei d+ das dicas ! Sempre que precisar vou aplicar as dicas em minha vida, e lógico que isso pode ser até quando eu não estiver deprê, porque sempre é tempo de fazer coisinhas pra aumentar o ânimo!
    Deus abençõe!
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Amay as dicas...com ctz a tristeza passa seguindo elas. bjoks flor ^^

    ResponderExcluir
  10. Super amei as dicas...

    a dica número 30 deveria ser Leia esse post e releia hahaha só o post já deixa a gente mais alegre kkkk

    ResponderExcluir
  11. quanto mais leio o seu blog mais passo a te admirar!!! Deus te deu um coração lindo e enorme!!!

    bjus

    ResponderExcluir
  12. ♥Ameii as dicas!
    BeijãoOoo♥

    ResponderExcluir
  13. Ai Juhhh como eu precisava ouvir isso... ou ler né?!@! rs

    ultimamente eu ando chata e insuportável... a boca tem falado coisas duras, pq é isso que esta no meu coração... preciso desencanar e descansar em Deus :D

    bjao e valeu pelo post maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Juuuh,, Nossa esse post tocou lá no fuundo do meu coração nesses momentos difíceis que tenho vivido.
    Pode deixar q estarei praticando mtas dessas dicas "Para uma vida mais alegre" hehe
    E saiba que tbm sempre estarei ao seu lado!
    Eu amo vc!!

    Eline

    ResponderExcluir
  15. adorei esse post, vou usá-lo concerteza! ^^

    ResponderExcluir
  16. Juuhzinha queridaa!

    Olha o que eu fiz:

    http://meninasdejesus.blogspot.com/2010/10/30-dicas-para-os-30-dias-de-novembro.html

    ResponderExcluir
  17. Nossa, fique feliz só de ler ! rs
    Adoro você e seu blog. Deus te abençoe hoje e sempre. :D

    ResponderExcluir
  18. Oi Juh!
    Amei as dicas! Vou colocá-las em prática já!

    Vim aqui também para convidar você para conhecer meu blog....
    http://community-girls.blogspot.com/
    Ainda está em construção mais já andei postando algumas coisinhas lá!
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  19. Ameii o post!!Ótimas dicas !
    Primeira vez por aqui e vou voltar sempre :))
    Q Deus continue te abençoando !Bjo

    ResponderExcluir
  20. Muiiiito boom esse pooost ameei ; )
    A tristeza realmente as vezes nooos olha de frente , maiiis deus e fiel \o

    ResponderExcluir
  21. Esse post me motivou muitoo..
    Que benção!

    ResponderExcluir
  22. Em primeiro lugar, quero dizer que eu não sou uma menina!!! Sou um menino!!! kkkkk... Mas quero agradecer a criadora deste blog por estas dicas, na verdade pelo post inteiro. Eu sofro de tristeza muitas vezes e às vezes, simplesmente, parece que não vai acabar...É sufocante, sabe? E eu estava procurando alguma coisa pra fazer, pra fugir deste estado de tristeza profunda, quando achei esse post. Antigo, por sinal. De 25 de OUT, não sei de qual ano, mas tão legal. Vcs conseguiram me tirar uma boa gargalhada com a parte "...“tristeza, sua lambisgóia, suma daqui!!!!...". Muito obrigado.

    Não vai dar pra fazer tudo, neh? O que der pra fazer, bem, é válido.

    De fato, o amor de Deus é insubstituível.

    PS.: Não tenho uma URL, então coloquei o endereço do Facebook, pra passar a mgs, mais o meu nome. Não tem foto!!!kkkkk

    ResponderExcluir
  23. sabe, meu noivo viajou a trabalho, qria algo pra me detrair, mais n gosto de ler nem de jogar, e o lugar q eu moro n tem lugares pra ir, do tipo choping,cinema entre outro, tô morrendo de saudades dele o que eu faço? (que n seja ligar pra ele)

    ResponderExcluir
  24. adorei vou tentar fazer isso vc é boa nisso

    ResponderExcluir
  25. Hoje estou mais triste que o normal. Estou longe de minha familia e coloquei lá no google " o que fazer quanto estiver triste" e aí ví esta página. Foi providencial.... obrigada! ore por mim, por favor.

    ResponderExcluir
  26. Oiie..
    não te conheço e nem vc me conhece,,,
    Mas peço oração ao meu favor!
    Meu nome é Núbia ta?
    coloca meu nome nas suas orações!

    ResponderExcluir
  27. @núbia Orando por ti, Núbia! Que este seja um dia bom pra vc. Seja forte, moça! Bjim.

    ResponderExcluir
  28. santa menina, santas rsrsrsrr, tenho minhas amigas, mas, e bom saber que temos amigas que nem conhecemos, as vezes conselhos de amigas assim e mais util sem o conhecimento da causa, e adorei o blog ja adicionei aos favoritos, agora sou freguesa rsrsrrs, mas enfim Deus abençoe por vcs estarem ai sendo nossas amigas. fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  29. vale meninas adorei as dicas de vx's
    bjãos xau!!!

    ResponderExcluir
  30. obrigada suas dicas foram de mais me ajudou bastante a acabar com minha tristeza obrigada mais uma vez xau

    ResponderExcluir
  31. Pra ser feliz precisamos de JESUS, só isso e Ele fara o resto.

    ResponderExcluir
  32. Muito Bom esse cantinho, o encontrei agora em um momento muito dificil que estou passando.

    ResponderExcluir
  33. Nooss' muito boom as dicaas muito Obg e espero q isso faça coom q as meninas se animam e sigam em frente coom a cabeça erguida ;)!!!!

    ResponderExcluir
  34. Nossa minha vida tava tão triste até eu ler essas dicas Nao vou dizer qui melhorou 100% mas eu posso dizer qui estou bem melhor.

    ResponderExcluir
  35. Eu sou homem mas algumas dicas é útil pra mim estou apaixonado por uma garota q nem liga pra mim :'( Bjs meninas fiquem cm Deus

    ResponderExcluir
  36. nossa , :-o falar da palavra de deus é sempre enteresante nao é ? , . chega tive momentos que quase chorei , . mas em fim lindo essas dicass tristeza é orrivel .. so deuus pode salvar mesmoo linda essas palavras esses conselhos encrivel msm ! ' deu ate vontade de ler com bastante atençoes , na risadas e nas coiss engraçadass . superr lindoo . (na verdade deus tem um plano para todos. so resta esperar nao é msm ? rs " :) beijo beijo fiquem com deuus . e hore sempre a deus ! "

    ResponderExcluir
  37. Obg pelas dicas.hoje estou mto triste, me sentindo mto mal e pensando que ninguém gosta de mim...tbm estou longe da minha família e amigos.....ae bate aquela tristeza que dá vontade de sumi! Mas sei que Deus nunca vai me deixar sozinha...

    ResponderExcluir
  38. Faltou falar em ter bichinhos de estimaçao...
    eles nos trazem uma alegria imensuravel. Sentir que somos importantes pra eles. porque eles sim retribuem um amor sincero. sabem ser gratos!! Digo por experiencia propria.. enfim eh isso. beijo

    ResponderExcluir
  39. vou tentar faser isto,tomara q de certo,obrigada pelas dcas,amei ,Deus abençoe

    ResponderExcluir
  40. vou tentar faser isto,tomara q de certo,obrigada pelas dcas,amei ,Deus abençoe

    ResponderExcluir
  41. Obrigada pelas lindas palavras!! Deus te abençoe Sempre!!

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos, difamatórios ou com conteúdo ilicito proibido por lei serão deletados e o seu autor bloqueado não podendo mais visitar esse site.

Deixe sua opinião sincera, discuta, critique e sugestione mas com muita educação, do contrário também será bloqueado :)

Para ter a sua foto nos comentários desse blog é preciso cadastro no Blogger