segunda-feira, julho 05, 2010

Quero ser musicista. Por onde começo? – Parte 2

Muito bem, girls! Agora que vocês já entenderam o propósito do nosso post, segue a segunda parte dele =)


Nome e instrumento que toca:
Letícia Nascimento, toco flauta transversal.

letícia flauta

Como (ou porque) se interessou por esse instrumento?
É engraçado, a primeira vez que eu vi uma flautista fiquei encantada, achei lindo o instrumento o jeito que ela segurava e tocava, me encantei pela flauta! rsrs... Brevemente comecei a estudar música, mas tive a oportunidade de estudar violino, este eu estudei mais ou menos dois anos. Só que eu queria mesmo era estudar flauta transversal, então deixei de freqüentar as aulas de violino e fui atrás de um professor (de flauta transversal), e hoje estou muito feliz estudando o instrumento que é a minha paixão.

O que mais gosta e o que acha mais difícil?
O que eu mais gosto é o som da flauta, ele acalma, me tranqüiliza, é muito lindo, e o que eu acho (ou melhor, achei) mais difícil é aprender a embocadura, no começo quase não sai som, mas com o tempo (e com estudo) o som vai ficando mais limpo e mais alto.

Conselho que daria para quem quer começar a tocar também:
Embora a flauta transversal tenha muitas chaves e pareça ser difícil de lidar, é um instrumento bem fácil, como tudo o que você deseja aprender, deve haver dedicação e determinação, mas depois do esforço vem a recompensa, nada pode “pagar” a emoção de tocar a primeira música.

Girly Paradise Gifs

Nome e instrumento que toca:
Aline Zeeberg, toco piano.

aline piano


Como (ou porque) se interessou por esse instrumento?
Tenho descendência européia (Letônia - país báltico) e nesta cultura a música é muito valorizada. Meu bisavô paterno tocava vários instrumentos como harmônio (órgão), violino e violoncelo. Todos os meus avós tiveram algum envolvimento com a música. A minha mãe não aprendeu nenhum instrumento, mas as minhas tias todas tocam piano. Desde que minha mãe estava grávida de mim ela já ouvia música erudita. Quando era criança, as pessoas deixavam eu reger a orquestra, brincando. Então cresci nesse ambiente. E cada vez mais me interessei pela música e aos 6 anos de idade iniciei as aulas de piano. A minha primeira audição foi em 1996, com 6 anos, num clube recreativo, não me esqueço, porque tinham muitos alunos e umas 800 pessoas assistindo. No começo, eu não tinha piano em casa. Então podíamos treinar na própria escola. Quando mudei de cidade, ganhei um teclado no meu aniversário de 10 anos. Logo, não dava mais pra tocar as músicas que eu estava aprendendo e então, meus pais fizeram um grande esforço e compraram meu piano. Havia pensado na carreira de musicista, mas, descobri que isso seria apenas um hobby pra mim, não profissão. Estudei continuamente até os 18 anos, fui professora de piano de crianças, mas quando comecei a faculdade de Psicologia, acabei suspendendo os estudos de piano por motivo de trabalho. Continuo tocando em casa e na igreja também, regularmente. Gostaria de voltar aos estudos e aprender outros instrumentos, como o violoncelo, por exemplo.

O que mais gosta e o que acha mais difícil?
Quando eu tinha uns 12 anos, acho, tive um professor muito eficiente e legal, e com ele eu avancei muito na técnica. Ele sempre me passava músicas acima do que eu era capaz para eu me superar. A maioria das músicas que aprendi são eruditas, ou como popularmente se diz, a "clássica" (erudita é o tipo, clássica é um período histórico da música). A música que mais gosto é a Canon in D de Pachelbel (http://www.youtube.com/watch?v=DZHw9uyj81g) por sua doçura e suavidade. Outra que gosto muita também é "Jesus Alegria dos Homens" de J.S. Bach. Também gosto das músicas de Beethoven, Mozart, dentre muitos. Gosto também de música popular brasileira em geral (chorinhos e sambas), embora acho muito difícil de tocar, devido o gingado e a técnica. Destaco alguns compositores brasileiros que marcaram minha formação como Ernesto Nazareth e Heitor Villa-Lobos.

Conselho que daria para quem quer começar a tocar também:
O piano é um belíssimo instrumento, mas para muitos, parece um pouco difícil por envolver uma leitura de duas claves, mas aqueles que persistem, com bastante estudo e dedicação, conseguem. Mas não é no primeiro mês que você sai tocando qualquer música, é necessário persistência. É indicado para qualquer pessoa. Então meu conselho é esse: procure um bom professor ou escola, que dê oportunidade de você se apresentar em pequenos recitais, e estude muito!

Girly Paradise Gifs

Nome e instrumento que toca:
Naara Marques, toco (também) Sax Alto.

naara sax

Como (ou porque) se interessou por esse instrumento?
Eu sempre quis tocar violino, mas minha mãe nunca deixou. Porque o professor não era profissional (hoje ele toca maravilhosamente bem). Eu também gostava de sax.E mas uma vez isso agradava meu coração, pq o mesmo rapaz do celo também tocava sax. Então fui até a casa da música em Paranaguá-PR e me escrevi para fazer aulas de sax.

O que mais gosta e o que acha mais difícil?
O instrumento em si é maravilhoso. Com todas as suas curvas e "botões" . Liiindo mesmo. O som é belíssimo, da pra fazer cada solo (pra quem sabe, eu num sei =/ rs). O difícil é formar a embocadura. Até isso acontecer você sofre um pouco. Mas depois fica bem fácil. Em 2 meses de aula toquei num recital.. Foi muito “massa”.

Conselho que daria para quem quer começar a tocar também:
Pra quem quer começar a tocar, primeiramente tenha certeza que vc quer o instrumento. E que não vai desistir por nada. Porque não é fácil. Mas é muito prazeroso. Falo sobre ter certeza, porque fiz meus pais gastarem dinheiro com o meu Sax, e ele esta no meu guarda-roupa há uns 2 anos sem uso =/ .

Girly Paradise Gifs

Nome e instrumento que toca.
Naara Marques, toco violoncelo.

naara celo

Como (ou porque) se interessou por esse instrumento?
A história do porque eu me interessei é bem engraçada, eu gostava de um rapaz da igreja, e ele iria tocar celo no congresso de jovens do campo em Paranaguá. Só tinham dois celos, um amigo me chamou para tocar, para eu ficar próxima do menino. (risos).. Aprendi as músicas em duas semanas. Depois disso, toquei em concertos (evento da cidade) e em casamentos, (ganhei até um troco. hehe).

O que mais gosta e o que acha mais difícil?
Gosto muito do som do celo, ele faz a base em uma música. O difícil é as cordas, elas são grossas, machucam os dedos no começo.

Conselho que daria para quem quer começar a tocar também:
Você santa, que tem o desejo de tocar celo, vá em frente. Não pense que é fácil, você tem que persistir. Vai chegar um dia que você irá pensar até em desistir porque é chato ter que ficar treinando. Mas tudo nessa vida, se você não se dedicar, não vai pra frente.

Girly Paradise Gifs

Nome e instrumento que toca:
Elisa Menezes, toco Violino.

Como (ou porque) se interessou por esse instrumento?
Bom, no começo eu não queria tocar violino, minha vontade mesmo era tocar flauta transversal, mas como os dois eram na mesma clave (para leitura da partitura), acabei encarando o desafio e hoje, a cada dia que passa, tenho mais gosto em tocá-lo.

O que mais gosta e o que acha mais difícil?
Gosto muito de ensaiar uma música que não tenho noção de como se toca, e depois ver que consegui, supera mais um desafio. O que menos gosto é quando não me esforço o suficiente para tocar outras músicas que também são desafiadoras.

Conselho que daria para quem quer começar a tocar também:
Se seu sonho for tocar violino vá em frente porque é um instrumento lindo, mas se não é o seu sonho faça igual a mim, tente quem sabe você se apaixona como eu...

Girly Paradise Gifs

Garotas, então é isso! Sei que muitas de vocês já são apaixonadas por instrumentos e imagino que muitas de vocês também já tiveram suas experiências musicais, rs. Para as que ainda não tiveram, espero sinceramente que se sintam encorajadas a despertar os talentos que Deus colocou em você. Seja para tocar, cantar, dançar, desenhar, fotografar… O Reino também deve ser edificado com as artes! Deixa Deus te usar, flor!!!

Um bjo, Juh e Letícia.

12 comentários:

  1. Meninas, ameeei...super legal!
    Eu não toco nada..hehe
    Mas admiro quem toca, é necessário mto esforço e dedicação!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Iá! Que post legal!
    Bateu a maior saudade da época que eu fazia aula de piano vendo a Aline ali. :)
    Tocava naaaada! rs

    Deus abençoe vocês. Continuem investindo no dom de vocês. :)

    ResponderExcluir
  3. Amei o post.
    Toco teclado há 15 anos e amo de paixão...inclusive toco na igreja!!
    Amo a música e creio que é uma forma linda de nos expressarmos, mostrar o que estamos sentindo..e uma forma linda de adorar a Deus!
    Parabéns a todas vocês santas musicistas, e às que nunca tentaram: tente,pois vc tbm vai se apaixonar pela música!!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  4. Nossa, escrevi muito na minha entrevista né?
    Mas foi legal relembra minha antiga paixão.
    Embora eu não toque como antes, essa influencia musical é muito presente na minha vida, e com certeza, qdo tiver filhinhos, eles tb vao ser estimulados!! rs

    Beijoos a todas!

    Obrigada Juh e Letícia pela oportunidade!

    ResponderExcluir
  5. Lee, ficou muito bom o post :DD
    que vergonha de mim. sei tocar 2 e no fim não toco nada =/
    vou voltar. (um dia)
    Deus abençoee

    ResponderExcluir
  6. Bom pra ser musicista é necessário ser super dedicada e ter talento...
    A dedicação é essencial pra tocar bem, e nada de desistir na primeira dificuldade, pois a gente sempre consegue superar... No meu caso eu toco violão e a minha grande dificuldade foi a dor, pois as cordas do violão machucam os dedos e as cordas do meu é de aço o que dói mais ainda, mas eu não desisti e hoje toco no ministério de jovens da minha igreja!!!

    bjoO
    Adorei o post!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá (:
    Adorei seu Blog!
    Estou tocando violino a 3 meses, este era o meu maior sonho que está se realizando, semana que vem irei tocar na minha igreja no Congresso da banda, o Maestro falou que está sendo um milagre nós tocar apenas com 3 meses de prática, É maravilhoso tocar! ainda mais para adorar ao nosso Deus.

    Parabéns pelo blog!
    Deus te abençoeee

    ResponderExcluir
  8. Lendo este post, me inspirei novamente a tocar violino. Faço aulas a quase um ano. Violino é lindo, mas é difícil, mas quando ouvimos as primeiras notas tocadas com perfeição, somos levadas a querer superar mais um obstáculo.

    Meu instrumento é tudo!

    ResponderExcluir
  9. Nossa!!! a minha história é igual a da Naara Marques, meu Sax alto está guardado à dois anos...
    o problema é que eu gosto muito, mas eu não tenho ânimo pra tocar...
    me bate um desanimo...eu fiz aulas de sax, na igreja toco com partitura...mas eu queria saber mais... mas eu tenho que mudar isso, sinto vontade de chorar de ver ele lá parado.

    ResponderExcluir
  10. oi gente!
    Eu me chamo Iana Dáleth,tenho 18anos.Eu amei este documentário.Isso nos mostra que também existem meninas talentosas e que são feras em instrumento musicais!!
    Bom eu sou guitarrista em minha igreja,mas a minha paixão musical está no violão.O seu som suave me acalma,me faz chorar,me encanta...
    Para meninas,é mt difícil seguir carreira na música,já para os homens é bem mais fácil.
    No começo a minha mãe não me dava mt apoio para tocar violão,mas eu já tinha certeza que era aquilo o que eu queria.Não tive a oportunidade que mts meninas tiveram de entrar em uma escola de musica,eu fui aprendendo com o guitarrista da minha igreja,que sempre tirava um tempinho para me dar umas aulinhas.Um tempo depois ele foi embora,eu não tinha violão,mas mesmo assim eu arranhava na guitarra da igreja.Um tempo depois Deus me abençoou e eu ganhei um violão,não era elétrico,mas me ajudou bastante.
    Após ter ganhado o violão me dediquei bastante,e um tempinho depois,após mts brigas com minha mãe,entrei em cursinho de música.
    Hoje toco na igreja,em eventos,O SENHOR me abençoou mt,mas ainda não terminei minha jornada musical.Meu sonho é de um dia fazer faculdade de musica e ser uma grande profissional,por isso nada termina por aki.
    O que eu tenho a dizer é que não desistam de correr atráz do sonho de tocar um instrumento,pois é algo maravilhoso,além de mt prazeroso também.
    Aproveitem!!
    Super beijos para todas as guerreiras da musica!♥
    Que Deus abençoe...

    ResponderExcluir
  11. NOSSA MUITO LEGAL PARAGENS MOÇAS, EU NÃO SOU MOÇA SOU HOMEM E ESTUDO MUSICA A 16 ANOS, ONDE APRENDI A TOCAR DIVERSOS INSTRUMENTOS, E EU DESENVOLVI UM REPERTORIO COM MAIS DE 500 MUSICAS, ONDE TENHO OS ARRANJOS E OS SOLOS TUDO PRONTINHO PARA TOCAR EU GOSTO MUITO DE TOCAR E DEDICA MINHA VIDA A FAZER SOMENTE SÓ ISSO, TANTO QUE EU JA VIAJEI EM VÁRIOS ESTADOR BRASILEIROS E FUTURAMENTE QUERO CONHECER OUTROS PAISES E TUDO ATRAVEZ DA MUSICA, PAGANDO DESDE MINHA MORADIA, ALIMENTAÇÃO, ROUPAS, E AINDA JUNTANDO UM DINHEIRO PARA PODER GARANTIR MEU FUTURO, ONDE EU TOCO EM RESTAURANTES, PIZZARIAS, CHURRASCARIAS, CASAMENTOS, FORMATURAS, E TUDO ONDE SE ENCAIXA UM INSTRUMENTO CLASSICO, AH SIM EU TOCO SAXOFONE E FLAUTA TRANSVERSAL, MAIS TENHO CONHECIMENTO EM OUTRO INSTRUMENTOS, AI VOCÊ ME PERGUNTA E DAÍ ? JA QUE ESTE É UM BLOG APENAS DE MENINAS QUE TOCA, ENTÃO AI VAI A RESPOSTA, ESTOU A PROCURA DE UMA MOÇA QUE TOQUE PARA FAZER DUPLA PARA TRABALHO, E SE DER CERTO QUEM SABE UM CASAMENTO. QUALQUER COISA FAVOR ENTRAR EM CONTATO mariojuniormaestro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. parabens lindas moças com lindos instrumentos !!! quem quiser tocar cmg só falar toco sax alto .
    não sabe improvisar ? venha comigo eu vou te ensinar rs
    obs: toco ha 2anos e 5 meses (aproximadamente)

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos, difamatórios ou com conteúdo ilicito proibido por lei serão deletados e o seu autor bloqueado não podendo mais visitar esse site.

Deixe sua opinião sincera, discuta, critique e sugestione mas com muita educação, do contrário também será bloqueado :)

Para ter a sua foto nos comentários desse blog é preciso cadastro no Blogger