segunda-feira, julho 26, 2010

Em busca da sabedoria

em busca da sabedoria
Imagem via {csebastian}
Não andeis mais como andam os outros gentios, na vaidade do seu pensamento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração. Tendo – se tornado insensíveis, entregaram-se à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza. Mas vós não aprendestes assim como Cristo, se é que ouvistes, e nele fostes ensinados, conforme é a verdade e Jesus (...). Efésios 4: 18-21

Todas as minhas referências sobre um relacionamento ‘a dois’ vieram da minha observação da vivência dos meus pais. Fui educada conjuntamente pelo meu pai e minha mãe (é preciso ressaltar isso, pois muitos não foram criados assim...). A contribuição da minha mãe consistiu em fazer de nós (eu e meu irmão) pessoas como uma personalidade forte e, em algumas áreas, decidida. Sempre ouvíamos palavras de incentivo, apoio, força, por vezes duras, mas sempre pra nosso crescimento. Isso fez com que nós dois não aceitássemos as coisas facilmente... Crescemos em um ambiente onde a busca pela sabedoria, o questionamento saudável era motivado e até esperado. Já o meu pai, nos ensinou a sermos observadores, engraçados (vocês precisam ver meu pai ‘cantando versos’ e dançando... é a melhor lembrança de toda minha infância!!!!!!!!!!!!!) e determinados. A vida dele é marcada por uma intensa superação e esse é o legado que ele tem nos deixado: supere-se sempre, todos os dias, vá atrás e na frente de seus objetivos, nunca desista, vença os obstáculos, faça acontecer!Essas referências me fizeram construir um exemplo de esposa e esposo, de mãe e pai que, nos acertos, eu quero seguir, e com os erros, quero aprender! Eu nunca vi meus pais brigando! Nunca vi o sol se pondo sobre a ira deles. Nas pequenas coisas, eles esperavam eu e meu irmão dormir, sentavam, conversavam e acertavam as desavenças. Minha mãe nunca teve acessos de ira, de ciúmes, de raiva. Isso me diz muita coisa a respeito do que seja uma mulher sábia.


No livro de Provérbios vemos a seguinte questão: a mulher sábia, quem achará? Há tempos tenho meditado sobre este tema (‘mulher sábia’) e hoje, Deus me fez meditar um pouco mais nisso. Cada dia que passa, vejo que a questão da sabedoria vem sendo colocada como um peso na vida das mulheres pelos pastores, pastores, líderes e pelos próprios esposos, namorados, família e tudo mais. Mas será que tem que ser assim? O que significa ser uma mulher sábia? O que Efésios 4 tem a nos dizer sobre isso? Este será o primeiro texto de um estudo que Deus tem gerado em meu interior sobre esse tema. Aqui enfocarei na questão das pequenas coisas, na vaidade dos nossos pensamentos, na ira!

Eu sempre fui muito impulsiva. Nos relacionamentos que já tive, fazia questão de, ao ser contrariada, ‘cutucar’ o outro até provocar uma briga e, depois, me fazer de vítima e deixar o meu ‘oponente’ ‘na lona’. Essa era uma postura frequente que me levou a semear ciúmes, posturas possessivas, doentias, e até mesmo, repelindo a pessoa que eu amava para bem longe de mim! Eu não conseguia administrar os acessos de raiva, ira e, principalmente, a vaidade dos meus pensamentos. Eu sabia perfeitamente que era algo da minha cabeça, mas eu simplesmente deixava aquele ‘mau pensamento’ pousar e fazer uma mansão em minha cabeça. Talvez você se identifique com isso: porque ele não te ligou, você acha que ele não te ama. Se ele esqueceu um compromisso importante, você acha que ele não se compromete. Se ele está cansado e não corresponde às suas 1.395 mensagens, ele não investe no relacionamento. LOUCURA ATRÁS DE LOUCURA, INVENÇÕES SOBRE INVENÇÕES, JUGO APÓS JUGO, IRA APÓS IRA totalmente desnecessários!

Amadas, o tema da ‘mulher sábia’ envolve muitas coisas, mas uma delas é um princípio fundamental que vale para homens e mulheres e que nós devemos aprender de uma vez por todas: o nosso modelo de vida precisa ser mudado na medida em que aprendemos mais sobre o caráter de Cristo! Uma vez que começamos a viver na luz, precisamos deixar essa luz mudar nossas estruturas e fazer de nós pessoas diferentes. Pessoas não mais guiadas pela vaidade dos pensamentos, emoções, impulsos; mas guiadas E TOTALMENTE GUIADAS pelo Espírito Santo de Deus. É isso que o apostolo Paulo está dizendo em efésios 4: 26-32:

“Irai-vos e não pequeis: não se ponha o sol sobre sua ira e não deis lugar ao diabo. (...) Não saia da sua boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a EDIFICAÇÃO conforme a NECESSIDADE, para que BENEFICIE aqueles que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda malicia sejam retiradas de entre vós. Antes sede uns para com os outros BENIGNOS, COMPASSIVOS, PERDOANDO-VOS UNS AOS OUTROS, como também DEUS VOS PERDOOU EM CRISTO”.

Amadas, como aprendemos nesses versículos! Glória a Deus! Nós podemos nos irar, claro que sim! Somos humanas, em nossas veias corre sangue! Rs. Mas fazer disso o estopim da terceira guerra mundial, é algo bem diferente. Claro que não temos toda a responsabilidade, mas aquilo que cabe a nós, precisamos fazer. Eu e você não temos como mudar as pessoas que amamos com nossas palavras, apenas o Espírito Santo de Deus pode! O que cabe a nós é motivarmos a mudança pelo exemplo que nossa vida com Deus, que nossas ações podem proporcionar. Você não tem acesso e domínio sobre o que o outro pensa, mas tem acesso e domínio sobre o que você pensa. Então, escolha ser sábia. Por você mesma, pela sua qualidade de vida, pela sua felicidade. Somente uma pessoa feliz pode irradiar felicidade para aqueles que tão à sua volta, somente uma pessoa emocionalmente equilibrada pode transmitir equilíbrio aos seus amados! Pensemos nisso. Faça a sua parte. Ore, busque para que você seja a pessoa que Deus quer que você seja.

Não se trata de mudar para agradar ao outro. Não se trata de uma submissão burra, falida, desrespeitosa, machista. Trata-se de qualidade de vida para você, felicidade para você em Cristo Jesus. Nele nossas emoções são curadas, equilibradas! Ele nunca nos decepciona, n’Ele nossos esforços nunca serão frustrados, NUNCA. Nossos amados com certeza nos decepcionarão, frustrarão, eles são humanos, como nós. A diferença consiste quando estamos completas no amor de Deus. Nesse contexto, quando algo vem de encontro às nossas expectativas, o próprio Espírito Santo nos discípula, evidencia onde erramos ou como devemos proceder para que o outro veja que nos magoou. Todavia, a base das nossas ações consistem no amor ao próximo, na cooperação com a obra do Espírito Santo, na paciência, no ‘andar mais uma milha’. Mesmo quando o outro não coopera, não ajuda, não é paciente. Isso é ser sábia. Não se trata de calar-se passivamente diante da ira alheia, mas pelo seu prazer, pela sua calma, pela sua mansidão, pela sua paz. Esperar o momento certo para agir, e agir debaixo da correta, simples, amável direção de Deus!

Assim tudo fica mais leve.....

Airan Borges

Quem levou uma cajadada aí levanta a mão! \o/ \o/ \o/ Hehehe!… Com certeza essa mensagem foi pra mim também. Muito obrigada, Airan, por compartilhar conosco a sua sabedoria. E pra que quiser conhecer mais da nossa escritora, que conheceu o SM através de uma leitora querida (valeu, Patty Dutra!), conheça o blog dela, onde você encontra esse texto e outros: Há muito mais… Pra quem ainda não participou da coluna, já sabe o que fazer né? =) Vá aqui e veja como funciona tudo isso!

Um beijo, e ótima semana pra nós!!!

6 comentários:

  1. Caramba...
    Uma Cajadaça que levei...
    É muito bom quando leio artigos dessa forma, onde fala de ensinamentos e principalmente do Amor de Deus por nós...
    Seu BLOG é lindoooooo... Ameiiiiii
    PARABÉNS!!! ♥♥♥

    ResponderExcluir
  2. o/
    eu levei. Mas é bom, pq Deus nos corrige pq nos ama. Deus abençoe Airan
    beejo

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Sempre que dá, dou uma passadinha aqui e fico muito feliz em saber que Deus tem usado pessoas tão abençoadas para compartilhar a Sua Palavra.
    Realmente, esse texto é muito rico e me fez refletir muito.

    ResponderExcluir
  4. A linda q escreveu é minha irma-amiga. ... Uma benção ela,né? rs..bjus Juh

    ResponderExcluir
  5. Oi !!

    Adorei,me vez refletir sobre meus atos, e ater mas sabedoria,nas minhas palavras..
    Que Deus continue te abençoando cada dia mas.

    beijinhos....

    ResponderExcluir
  6. Noooooosssssssssssaaaaaaa!


    me fez refletir bastante..
    Sabedoriaaa!

    Glória à Deus por essas palavras.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos, difamatórios ou com conteúdo ilicito proibido por lei serão deletados e o seu autor bloqueado não podendo mais visitar esse site.

Deixe sua opinião sincera, discuta, critique e sugestione mas com muita educação, do contrário também será bloqueado :)

Para ter a sua foto nos comentários desse blog é preciso cadastro no Blogger