quarta-feira, junho 23, 2010

Diário espiritual – como manter um?

Garotas, como vocês estão? Tudo certo?

Meninas, hoje vim compartilhar com vocês uma disciplina espiritual que me ajudou muito a crescer em Deus, e talvez possa ajudar algumas de vocês também. Eu gosto tanto que pra mim se tornou uma parte vital do meu relacionamento com Deus! Estou falando sobre manter um diário espiritual! E antes que você pense que  isso é coisa de criança, de menina no auge dos seus 10 anos (já escutei essa atrocidade, rs) quero que considere que grandes homens e mulheres de Deus mantiveram diários por anos, e mesmo isso sendo algo para benefício próprio, acabou abençoando outras vidas, em outros tempos.

Gosto de pensar que manter um diário espiritual é uma forma de manter o canal de comunicação com Deus bem aberto: Ele fala, eu entendo, e portanto respondo. Às vezes nos esquecemos que num relacionamento há comunicação, e como Deus é real, e deseja ter conosco um relacionamento real, Ele fala conosco e espera de nós uma resposta, um posicionamento da nossa parte. Talvez, ter um diário seja uma forma clara de dar essa resposta a Deus. Eu comecei a manter os meus quando tinha cerca de 15 anos (antes disso eram apenas diários de uma menina no auge dos seus 10, 11, 12, 13, 14 anos). Mantenho-me até hoje anotando minhas vitórias, aflições, impressões, lições, medos, sonhos, orações, rabiscos, e se quer consigo mensurar como foi e é importante pra mim folhear páginas passadas e perceber a fidelidade de Deus para comigo!

Diário espiritual

Talvez algumas de vocês também gostariam de experimentar essa forma de Deus falar e de falar com Deus. Pra quem deseja dicas mais específicas, algumas delas a seguir:

Diário espiritual

  1. Separe um caderno somente para esse fim. Escolha um do qual você se agrade – será mais difícil abandona-lo, rs!

  2. Outra coisa: você pode usar a tecnologia a seu favor e escrever tudo no computador. Um programa super legal da microsoft e que serve muito bem aqui é o oneNote! Já até pensei em começar a escrever nele, mas gosto tanto de caderninhos… Rsrs! A única coisa que eu não aconselharia por vários motivos é fazer um diário tão pessoal assim na internet…

  3. Comece sempre anotanto no início da página a data e a hora. Pode servir para consultas futuras.

  4. Se você não tem o hábito de escrever, no início pode ser que você fique um tanto embaraçada, se achando sem graça sem saber bem o que registrar. Se isso acontecer, não desanime! Persevere e com o tempo será algo muito natural

  5. Se ainda não souber bem o que escrever, comece anotando as impressões espirituais que teve do texto que está estudando, aquilo que entendeu.

  6. Não tenha preguiça! Crescer espiritualmente demanda trabalho e exige um espírito disposto a ouvir e obedecer ao Senhor!
Talvez responder algumas perguntas te ajude a formular um texto. Anote essas em algum cantinho do seu caderno e experimente (adaptado do livro “Conhecendo Deus e fazendo Sua vontade”):

  • Qual foi a afirmação ou o versículo que mais lhe chamou a atenção hoje? (anote o texto ou apenas a referência)

  • O que você compreendeu a cerca do texto e o que sente que Deus deseja que você faça em resposta ao que Ele lhe falou hoje?

  • Escreva a afirmação ou o versículo com as suas próprias palavras, como uma oração de resposta a Deus.
Meninas, de qualquer forma, quem vai descobrir o melhor jeito, detalhes e a frequencia de escrever é você mesma. É tudo uma questão de estilo, de sede, de busca e disposição. Mas também é algo muito simples. Recomendo de verdade! E quem tiver outras dicas e sugestões sobre o assunto, é só colocar nos comentários e a gente vai se ajudando como pode, ok? ^^

28 comentários:

  1. Ain,q coisa mais linda,Juh..
    Eu confesso que jaá tive um caderninho assim com minhas experiências com Deus,mas acabei deixando de anotar alguns 'acontecidos' e depois acabei desanimando!Mas preciso retomá-lo.! É mto bom depois de um tempo ler e ver o q Deus fez naquele momento q eu mais precisava..Coisas simples,mas q fazem a diferença no nosso relacionamento com Ele.
    Amei a diquinha!Beijoss!

    ResponderExcluir
  2. Juhhhh amei!!!!!

    Eu tbm tive diarios espirituais (ou de oração) durante minha fase Teen, foi muito bom pra mim e me ajudou a principalmente entender a voz de Deus...
    Nos ultimo mês (maio) voltei a fazer um depois de tanto tempo!!! É maravilhoso...
    Recomendo e muito meninas façam, e verão como vão amdurecer e crescer em intimidade com o nosso Pai...

    Beijos pra Santas Meninas!!!

    ResponderExcluir
  3. UAU! nossa! eu ameei essa dica! eu estava aqui me perguntando um jeito de manter disciplina nos meus estudos bíblicos e achei esse! ameeei essa idéia
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  4. Aii Juuh!

    é muito bom mesmo ter um diário devocional!
    Puxa me ajuda muito, sempre recorro ao meu!às vezes dá um preguiça, mas sempre que faço noto resultados, pq aprendo o que li ou ouvi.
    Gosto também de anotar frases de músicas que correspondem aquele momento.. sou mto musical! HAHAHHA

    É uma ótima maneira de dar um UP na vida comDeus!

    Deus te abençoe MUITO querida!
    Beeijos

    ResponderExcluir
  5. Ah,esqueci de falar,já mandei meu texto,ok?!

    ResponderExcluir
  6. Oi Juh,nossa,achei muuuuuito legal!Sabe,eu tive uma idéia parecida esse dias.É o seguinte: No meu grupo de amigos eu sou aquela "mãe de todos".Por isso,minhas amigas me procuram muito pra conversar e pedir ajuda.E eu seeeeempre aconselho a todas.Porém não gosto de me prender somente a minha opinião,gosto de mostrar na Bíblia.Só que eu sempre tive dificuldade de decorar os versículos,a referência...eu sei sobre o versículo,sei sobre o que fala mas não consigo decorar.Então,peguei alguns versículos importantantes(aqueles que mais gosto)e vou começar a anotá-los para quando precisar citá-los em uma conversa ou até mesmo no blog(não vou desistir nessa nova empreitada).
    Então é isso!Beijos,amei o post.Paz do Senhor ♥

    ResponderExcluir
  7. Ah vc falou de um ponto fraco e/ou forte meu, eu adorooooo escrever o que estou sentindo, tanto ruim como boa...
    Mas, não tenho um caderninho esecífico, e vou fazer isso mesmo! Talvez nao tenha feito, por trauma pois minhas irmãs sempre liam, e eu nao gosto de escrever pra alguem ler, escrevo pra mim mesmo, me sinto bem melhor!

    Beijo e vou deixar isso de lado, e vou seguir seu conselho!
    ;)

    http;//rosinarab.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ameeei o post!!! ♥
    Eu estava pensando nisso nos últimos 2 dias!
    Eu tb tenho vários caderninhos!!! :) Um caderno só com as promessas, experiências com Deus e profecias de Deus para mim, um outro em que eu anoto as ministrações durante os cultos, seminários, congressos, etc., outro com as impressões e ministrações que Deus me dá, e ainda outro no qual eu só anoto os meus sonhos!! rsrs
    O que eu matenho mais atualizado é o que eu levo aos cultos e congressos... confesso que preciso de atualizar os outros com urgência!!! rsrsrs Obrigada por me lembrarem disso!! ;)

    ResponderExcluir
  9. muito legal essa ideia.
    vou tentar :D

    ResponderExcluir
  10. Olha eu aki outra vez,rsrs...

    Duas dicas pra quem não sabe o que escrever logo no começo... Sabe aquela musica que fala ao seu coração então comece escrevendo ela e o que, e porque Deus fala com vc atraves dela, sempre temos uma musica no S2 a nossa "trilha sonora" e Deus pode falar com vc atraves da letra de uma canção...
    Outra dica é escrever o versiculo por completo no caderno pois ao escrever vc acaba relendo o texto o que estimula a sua memória... tem dificuldade decorar? Escrever ajuda e muito... claro, mas nada é melhor do que guardar a Palavra no coração...

    É isso ai...
    Beijinhuuuu

    Juh Souza

    ResponderExcluir
  11. Nossa Juh, muito lindo seu texto!
    Eu sempre quis ter um diário do tipo, mas sempre ficava embaraçada no começo e acaba desanimando e desistindo. Mas agora depois de ter lido, fiquei com tanta vontade que vou começar a escrever de novo!
    Eu gosto muito, muito mesmo deste cantinho, passo todo dia aqui só pra ver se tem postagem novass, verdade!
    Obrigada pelos conselhos, dicas e mensagens lindas, me ajudam muito espiritualmente e fisicamente!
    Beijoo ;D

    ResponderExcluir
  12. NOOOOOOOOOOOOOSSA JU!

    Eu tenho diários espirituais (ou caderno de devocional) desde os meus dez anos! No começo, eu escrevia duas linhas todos os dias... Hoje meu devocional dá mais que uma folha! E eu tenho TODOS guardados! Posso ver meu crescimento e a fidelidade de Deus comigos nesses anos todos e é imensuravelmente bom. Jesus realmente tem sido maravilhoso pra mim. Eu todos os dias, no meu tempo de oração leio um versículo e escrevo o que Deus fala comigo, mas também coloco desenhos, recortes, musicas, e isso me dá muito animo naqueles dias em que não to muito afim sabe, porque encontrar algo que possa representar o que Deus tem pra mim no dia me faz ver quão rica é a Palavra que Ele me dá.

    e eu tenho crescido, aa FIRMES PASSOS.

    beijão :*

    www.firmespassos.blogspot.com

    Amanda Frois (:

    ResponderExcluir
  13. Vocês são as leitoras mais incríveis que uma blogueira poderia ter!!! Lindas e crescenndo em DEUSSS!!!

    ResponderExcluir
  14. Boa dica Ju!

    Vou retomar o meu diário assim que puder!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. aeeeeeeeeeeeee
    eu já tenho um Juh!!!
    e até já criei um pra dar de presente!
    com fotos, divisões..
    tipo: versículos, músicas, orações, posts.. ha ha ha

    ótimaaaaaa ideia
    bjooo

    ResponderExcluir
  16. JuHh Ameiii o Texto!.
    Eu escrevo diariamente mas não especificamente em um caderno e sim em uma agenda rs...Aproveitoo q lah tem todos os dias assim fica organizadinho rs...É muitoo bom poder ler depois de algum tempo e perceber o quanto crescemos com Deus...
    Muitoo legal a dica!!
    Bjãoo Floor...

    ResponderExcluir
  17. Muito bom ter um diário, escrevo desde os 14 anos (já faz 7 anos! o0) sempre ouvi que isso era coisa de criança, mas ao ler a biografia de grandes homens de Deus (especialmente os do passado) pude perceber que essa era uma ferramenta importante no relacionamento deles com Deus.

    Durante muito tempo mantive o meu diário em um fichario colegial ai podia manter as folhas já escritas guardadas bem seguras e as outras sempre comigo caso me desse vontade de escrever. Hoje mantenho um diário no pc, porém estou pensando em voltar ao bom e velho caderno.

    Para quem tem dificuldade para manter uma rotina em escrever e bom escolher um horario e um lugar aonde vc tenha privacidade para começar.

    Bjos

    ResponderExcluir
  18. Comecei a seguir o blog por indicacao de uma amiga e estou curtindo mt, gloria a Deus q ha conteudo desse tipo q podemos achar na internet! Deus abencoe a sua vida e parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  19. ótimaa dica júH sempre tive diários +confesso que nunca pensei em usa-los como um meio de "crescer espiritualmente"...

    {{adoroseublogelleéD+++


    kisss fike na paz!!

    ResponderExcluir
  20. Amei a ideia. E como eu gosto muito de escrever, e até outro dia fazia diários, mesmo os outros achando estranho, fiquei super com vontade de fazer o di[ario espiritual. *-*

    ResponderExcluir
  21. Jú, eu também amei a dica, e acho que vou colocá-la em prática, acho que é muito legal mesmo para o crescimento espiritual da pessoa, e a dica de anotar a data em cima do que for escrever tbm é legal, pois depois quando formos folhear o que escrevemos nos lembramos do dia, e tal..
    Amei mesmo o texto e a dica !
    Beijoss santas meninas

    jesus é o meu guia !
    http://jesus-meu-guia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. eu amei quando uma amiga me falaou sobre o q era devocional e agora ver ki tem mais pessoas assim ligados é muito bom. vou tbm fazer o meu ....obrigada DEUS t abençoe

    ResponderExcluir
  23. Oi Juh!
    Não sei se vc já viu o Diário Espiritual do Monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova, se não viu ele tem também uma maneira simples e dinamica de como fazer o diário, vou tentar explicar + ou - aqui:
    * Vc precisa também de 1 caderno
    * canetas coloridas para deixar o diário bem fofinho ^^
    *1° anota a data e a passagem bíblica que leu, depois anota:
    - O que vc achou interessante
    - O que aprendeu
    - Ordem ( é aquilo que, através da passagem, Deus te mandou fazer.)
    -Promessa (Aquilo que Deus te prometeu.)
    -Princípio Eterno (Aquilo que nunca muda. ex.: Deus é Santo)
    * Qual a mensagem de Deus para mim?
    * E por último como aplicar isso a minha vida?
    é bem legal, é comprido, mas vale a pena!
    bjus

    ResponderExcluir
  24. Nossa, amei a dica! Eu nunca escrevi um diario, mais sempre que ia a ministrações levava um caderninho ou uma folha pra anotar tudo! Eu comprei um caderninho e estou anotando tudo sobre o que estou lendo na Biblia! Pois vou ler ela ate o final! estou anotando: Trechos de estudo biblico, lições que aperndi com o texto, referencias etc...
    BeijooOoo

    ResponderExcluir
  25. Acheeei umaa otiima ideeeia , vou adoootar um desse pra miim ; )

    ResponderExcluir
  26. Eu gostei muito disso, de uns tempos pra venho pensando em fazer algo diferente com o meu relacionamento com Deus, agora eu sei que isso pode ajudar muito. Obrigada.

    ResponderExcluir
  27. Oi gente, achei linda essa matéria, espero que me ajude ainda mais. Achei lindo o blog, :D

    ResponderExcluir
  28. Oiie , nunca tinha entrado aqui e gostei muito . Estava pensando justamente nisso é que estou lendo um livro muito abençoado então hoje resolvi pedir um diario para o meu pai . Para mim marcar benção que acontecem em minha vida e muitas coisas sobre ele .. Gostei muito . Bjs, Deus te abençoe . Jesus te ama

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos, difamatórios ou com conteúdo ilicito proibido por lei serão deletados e o seu autor bloqueado não podendo mais visitar esse site.

Deixe sua opinião sincera, discuta, critique e sugestione mas com muita educação, do contrário também será bloqueado :)

Para ter a sua foto nos comentários desse blog é preciso cadastro no Blogger