segunda-feira, maio 17, 2010

Dinâmica – Dado da Experiência

Meninas, tem mó tempão que não posto dinâmicas nem brincadeiras, não é mesmo? Mas isso não significa que eu parei de usá-las. Eu sempre gosto de aliar ao ensino algum tipo de vivência, mesmo que simulada, pra enriquecer o estudo. Às vezes é só pra quebrar o gelo mesmo, e ainda outras vezes servem apenas pra descontrair e estreitar os laços de amizade. Dessa vez vim trazer uma dinâmica que já usei mais de uma vez. E o legal dela é isso: é perfeitamente adaptável. É só mudar as perguntas e você pode usá-la em várias situações.

dinâmica do dado 

Indicação: serve para recapitular algum conteúdo, para avaliar crescimento do grupo, para conhecer mais uns dos outros, e até para quebrar o gelo.

Você vai precisar de: 1 ou 2 dados (dependendo da quantidade de perguntas que você fizer). Podem ser dados pequeninos, iguais aos de jogos de tabuleiro, ou podem ser aqueles de pelúcia, iguais aos da foto (os meus eu comprei numa lojinha tipo “1,99”). Você também precisará providênciar uma legenda diferente para cada número (sugestões logo abaixo), e deve cuidar para que fique em algum lugar visível . Pode ser no quadro, na parede, em qualquer lugar onde todos possam exergar com facilidade.

Funciona assim: cada participante terá a oportunidade de jogar o dado uma vez, e assim feito, deverá fazer o que a legenda do número que sair está pedindo.

legenda

Sugestões de legendas:
  1. Em sua opinião, que tipo de atividade foi mais significativa para o grupo?
  2. Em que este grupo / estudo o ajudou na sua caminhada com Deus?
  3. Você considera importante a experiência de ser discipulado? Por quê?
  4. Que lição foi mais significativa para você?
  5. O que ficou a desejar nesta etapa?
  6. Para você, houve um encontro em especial que marcou mais? Qual?
As perguntas acima foram elaboradas por mim. A versão original é algo assim:
  1. Como eu passo meu tempo livre
  2. Uma boa lembrança da escola
  3. Compartilhe um sonho ou alegria
  4. Fale sobre uma qualidade sua
  5. Conte uma dificuldade
  6. Desafio para este ano
Fonte: Livro {100 Dinâmicas para Aprender Brincando}. Adaptado por Juh Pimentel.

7 comentários:

  1. OHA Juuh' *-* ameei, são ótimas essas gincanas para adolescentes também .. já que sou do grupo dos adolescentes na igreja, haha ; ♥ parabéns pelo blog, eu AMO AMO AMO ele *-*

    ResponderExcluir
  2. Oie Ju!!!
    Tô aqui pra te convidar a conhecer o nosso blog, o Plugadas! Um blog totalmente conectado no que há de mais atual em moda, beleza, comportamento, filmes, música, enfim, no que há de melhor! E já tá rolando promoção! Dá uma olhadinha depois e comente, se possível! http://www.plugadas.net
    Plugue-se também e ajude-nos a divulgar nosso projeto!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Nossa amei o blog!!!
    Muito boa as dinâmicas postadas...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá querida amei as dinânmicas! estou copiando.
    Gostaria que fosse minha amiga também em meu blog:
    http://meublogpessoalpriscilaleite.blogspot.com
    Será um prazer receer a sua visita. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  6. adorei seu blog ,suçesso!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  7. ***amei sua criatividade e sua maneira simpls e esclarecedora de explicar suas dinamicas...valeu

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos, difamatórios ou com conteúdo ilicito proibido por lei serão deletados e o seu autor bloqueado não podendo mais visitar esse site.

Deixe sua opinião sincera, discuta, critique e sugestione mas com muita educação, do contrário também será bloqueado :)

Para ter a sua foto nos comentários desse blog é preciso cadastro no Blogger