domingo, abril 18, 2010

Post Inspiração – Dança na igreja

Eu observo na minha igreja que as meninas tem grande alegria em servir e dar frutos onde são plantadas. E é por isso que hoje estreiamos uma nova tag: Santa Menina no ministério. E hoje vamos estreiar com um ministério que se popularizou nos últimos anos, e que Deus tem usado de várias formas para a edificação do Corpo: ministério de dança!

Meninas, eu não vou entrar nos méritos teológicos da existência da dança na igreja (já tem muito artigo na internet a respeito). Vou apenas ser simplista e dizer que louvo a Deus pela dança ter sido resgatada das mãos do inimigo. Eu cresci num tempo em que parece que a Bíblia da igreja não continha os versos dizendo que “Miriã dançou”, e aqueles em que fica evidente que Davi era um grande pé-de-valsa, pra glória do Senhor. E mesmo ainda criança, me sentia envergonhada quando alguém me pegava dançando serelepe na sala ao som de “Pingo de Gente” (nostalgia mode on / alguém mais é dessa época? / nostalgia mode off)
Se acaso você não concorda com essa abordagem, meu post de hoje é pra quem não apenas concorda, mas também desfruta do prazer e da alegria de dançar ao Senhor – mesmo sem fazer parte de um grupo de dança, pois no tempo e lugar certo (me refiro à ordem no culto), todos podemos dançar.

E se você faz parte, ou lidera um grupo de dança na igreja onde você congrega, abaixo separei sugestões de coreografias e dicas para vestes. É bom crescer observando o trabalho de gente boa na área, por isso escolhi grandes nomes da dança cristã pra você se inspirar. Antes de prosseguirmos, tem mais uma coisa que quero lembrar: plágio é crime!  Se você gostar de alguma coreografia ou indrumentária, e quiser reproduzi-la na íntegra, é bom citar as fontes (e também checar até que ponto tudo isso pode ser reproduzido, certo?)

1. Estúdio do Corpo. Música “Vaidade”, interpretada por Heloísa Rosa. Coreografia de Vanessa Kolling.




2. Mais uma do Estúdio do Corpo. Música “Palavras”, interpretada por Fernanda Brum. Coreografia de Sara Adais e Vanessa Kolling.


3. Tribo de Dança. Música “Glória”, interpretada por Renascer Praise. Coreografia: Carol Marrul.


4. Grupo de dança de rua da Igreja Batista Monte Horebe – RJ. Música “Prontos pra Batalha”, interpretada por FLG. Coreografia: não informado.


5. Ministério de Dança da Igreja Cristã Evangélica de Fortaleza. Música “És Ral pra Mim”, interpretada por Lucas Sousa. Coreografia: ?


6. No Youtube não fala nome do grupo, muito menos quem criou a coreografia (que pena). Apenas menciona que foi um congresso de dança.


Bom, vocês devem ter percebido que os estilos passeiam entre dança contemporânea e ballet profissionais até chegar a coreografias mais simples e nem por isso menos belas, não é? Existem muitos tipos de dança, e é possível que você já saiba se as sugestões acima casam com o estilo da sua igreja.
Agora, galera: nada de desanimar, nem de achar que seu grupo é muito pequeno e que por isso vai ser difícil de mais, ou quase impossível elevar a qualidade técnica do seu grupo!… O negócio é se aperfeiçoar, trabalhar o caráter do grupo, (até porque é um ministério com muita visibilidade e isso acaba inflando o ego às vezes, afinal, estamos lidando com humanos), trabalhar duro e insistir na visão que Deus tem te dado. E devo dizer que já vi muitos grupos nas minha cidade, que é pequena, (e isso inclui o ministério de dança reativado da minha igreja), com trabalhos lindos e unção abundante! Portanto: é possível!

Outra dica que eu quero dar: vestes!

dsc_0328

Não é possível encontrar muita coisa na internet, (se alguém souber de algo, me diz que faço um update nesse post, rs!). O melhor que eu achei foi o blog Ministros da Alegria, onde tem uma galeria com sugestões de vestidos e batas. Vale a pena conferir! Eu sei que geralmente é difícil conseguir juntar dinheiro pra fazer roupas novas (pois é, já fiz parte de grupos de dança, como também já liderei, hehe), mas vale a pena o esforço. Outro blog cheio de informação e sugestões é o Dança Net. Também fica a dica.

12 comentários:

  1. Maravilhoso post,amiga! Adorei, e acho esse um dos ministérios mais lindos, quem tem o dom deve explorar mesmo, afinal foi Deus quem deu. Só que não é pra qualquer um: deve ser usado com muita responsabilidade pq a quem muito é dado, muito é cobrado... é um ministério de grande visibilidade, por isso muito perigoso pra quem não está preparado, pois a vigilância tem q ser 28 horas por dia!
    Recomendo uma leitura que ainda não terminei mas é ótima pra quem trabalha nessa área ( e no louvor, e no teatro...), "O Coração do Artista", escrito por Rory Noland.
    Fica a dica!

    Beijosss a todas!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah sim, que dica ótima!!! Esse livro é maravilhoso, eu dei ele de presente pro Allan no início do nosso namoro... Li algumas partes antes, pq fiz um trabalho em cima dele pro seminário... Mas fiquei de ler tudo e até agora nada, hauhauha... Na época q fiz o trabalho, lembro q tínhamos poucos exemplares disponíveis na biblioteca, pq a editora tinha parado de edita-lo... Mas logo depois voltaram a vender esse livro tão BOM! Portanto: SUPER DICA!

    ResponderExcluir
  3. Oiiii... Sempre estou por aqui visitando o Santa Menina, e hoje tive uma surpresa muito legal. Eu sou da Igreja Cristã Evangélica de Fortaleza e quando cheguei na metade do post vi o video com a nossa dança lá. Glória a Deus, que bom que a nossa dança tá sendo usada aqui como exemplo! Muito legal mesmo...
    Que nós possamos continuar glorificando a Deus em tudo né... Seja dançando, escrevendo, cantando...
    Beijooo! :D

    ResponderExcluir
  4. quee bênção esse blog! Deus abençoe ricamente sua vida e de todos a sua volta! Parabéns! Glória a Deeeus! :D sou da Igreja Cristã Evangélica de Fortaleza, fico muito feliz em ver esse vídeo aqui. :D

    ResponderExcluir
  5. Que incrível! O penúltimo vídeo é da igreja de algumas leitoras nossa e eu não sabia... Nem sonhava com isso, rsrs! Que bençãooo!!!

    ResponderExcluir
  6. Que benção mesmo!
    Também sou da Igreja Cristã Evangélica de Fortaleza... hehehhehe
    Mais um que ficou surpreso com nosso vídeo aki.
    Muito massa!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  7. olá!"JUH"
    ficamos felizes por estarmos entre os links do seu post ;D!
    sempre dando uma passagem por aqui, abraços...
    Fica em Cristo!

    ResponderExcluir
  8. Ai eu não danço bem, então só adoro a Deus dançando no meu quarto mesmo >< mas eu sei q ele me ouve e ve!

    Tem um grupo de dança q eu gosto bastante chamado DMT eles são...check it out...SUL-COREANOS, e dançam muuuuuuueto! Tem uns videos deles aqui, o meu favorito é esse primeiro:
    http://www.youtube.com/watch?v=vIZ0gQCwNuE

    http://www.youtube.com/watch?v=6S5OJRxPxio&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=fZ_xmhPCFR0&feature=related

    Enjoy, beijos

    ResponderExcluir
  9. Ameiiii *-*
    Sou da igreja Batista Nova Ebenézer - Rj , e amooo dançar.
    Pra mim não tem forma melhor de expressar o quanto Ele é digno de total adoraçao,e é sempre bom ter algumas dicas de como aperfeiçoar TUDO isso... fica na paz ;*

    ResponderExcluir
  10. ta muito linda as coreografias
    mas do que lindo
    2020842094

    ResponderExcluir
  11. Louvar a Deus com o corpo é realmente belo! =D
    Louvemos a Deus com tudo que temos, que somos, que queremos, que fazemos... ^^
    E que Ele nos fortaleça e guie na verdade... Jesus Cristo! Em nome de Jesus, amém!
    @That's a secret
    Ei irmã! =D
    Tbm gosto desse grupo de dança, vc já viu (e ouviu) o Jesus Generation?
    http://www.youtube.com/watch?v=MmRRULuHIDU&feature=related
    É mto bom tbm! xD
    Paz do Senhor o//

    ResponderExcluir
  12. gostei d+++++++++++++++++++ vou falar pra miha amiga entrar tanbem:)

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos, difamatórios ou com conteúdo ilicito proibido por lei serão deletados e o seu autor bloqueado não podendo mais visitar esse site.

Deixe sua opinião sincera, discuta, critique e sugestione mas com muita educação, do contrário também será bloqueado :)

Para ter a sua foto nos comentários desse blog é preciso cadastro no Blogger