sexta-feira, maio 21, 2010

Ministério de Libras

Os ministérios de uma igreja podem ser os mais diversos possíveis. E muitas vezes eles nascem da nescessidade de atender carências de algumas partes do Corpo de Cristo. E é justamente dessa diversidade que quero falar hoje. Vem comigo?

É lindo saber que na igreja não somos todos iguais: temos costumes diferentes, nescessidades diferentes, gostamos de estilos musicais diferentes… Essa diversidade torna nossa Grande Família mais colorida, mais interessante, e faz nosso Deus se manifestar novamente como Multiforme! Porém o que nos une é muito maior que nossas diferenças, e o melhor: maior que nossos defeitos também. E hoje quero falar de alguns de nossos irmãos que tem nescessidades especiais e que precisam ser atendidas. Estou falando dos surdos, que precisam ser alcançados, e inseridos no corpo igual a todo crente.

As dicas desse post é pra você que vê que essa nescessidade precisa ser atendida na comunidade cristã a qual você pertence, e deseja se colocar a disposição para edificar a vida dos irmãos que são surdos.
O legal é que na internet hoje há muuuito material bom a respeito da linguagem de Libras (experimente por exemplo fazer uma busca no youtube sobre libras!)
Mas como no nosso meio temos uma pioneira no trabalho com surdos e mudos, nada mais justo que usar o trabalho dela aqui como exemplo. Estou falando da fofa Rebeca Nemer (no twitter, rebecanemer) que hoje é autoridade no Brasil quanto a esse assunto tão lindo!!!

Para conhecer mais, veja abaixo a entrevista que ela deu no Jô há vários anos. A qualidade da imagem não é a melhor, porque já tem um tempinho, mas vale muito a pena esperar carregar tudo e ver até o final. No segundo vídeo ela interpreta o Hino Nacional, e faz chorar =’)

 



Hummm, ficou com vontade de aprender mais um pouquinho, mesmo que não seja para fins ministeriais – e sim de inclusão mesmo? Então fique com uma aulinha básica da Rebeca. No vídeo abaixo ela ensina várias frases em libras:


Ah, mas você gostou meeesmo, e quer aprender um pouquinho mais? Visite o Dicionário de Libras Brasileiras que é super completinho, tem vídeos explicando cada palavra e tudo!
E pesquisando sobre o uso de libras na igreja, achei um depoimento de uma moça, e quando fui checar mais um pouquinho descobri que ela é de “pertinho” de mim (eu achava que era alguém de São Paulo, do Rio, sei lá, rsrs!) Olha o que ela diz:
Tudo começou com uma brincadeira. Entrei no universo da Libras por um acaso e não demorou muito me apaixonei. Assim, Deus gerou no meu coração um sonho: o Ministério de Libras Expressão do Amor. E essa tem sido a nossa missão, anunciar ao não ouvinte o amor de Deus, por meio da linguagem de sinais. A LIBRAS é uma língua viva e autônoma, reconhecida pela lingüística no Brsail desde 2002 como língua oficial dos surdos.Os sinais surgem da combinação de configurações de mão, movimentos, e de pontos de articulação -locais no espaço ou no corpo onde os sinais são feitos. Assim, constituem um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Como qualquer língua, também existem diferenças regionais, portanto deve-se ter atenção as variações praticadas em cada unidade da Federação. Parte do vocabulário da LIBRAS atual derivou-se da Língua Francesa de Sinais. Este combinou-se com a forma nativa que já era usada no Brasil e tornou-se a atual LIBRAS. As línguas de sinais em diversos países desenvolvem-se ao longo de muitos anos e sofrem refinamentos em todas as sucessivas gerações.
Quem estuda uma língua de sinais fica impressionado com a sua sutil complexidade e riqueza de expressão. A maioria dos assuntos, pensamentos ou idéias podem ser expressos com a língua de sinais. Felizmente, há uma tendência crescente de produzir literatura para surdos em vídeos, usando a língua de sinais natural para contar histórias, expressar poesia, apresentar relatos históricos e ensinar conceitos bíblicos.Em LIBRAS não basta apenas conhecer os sinais; é necessário conhecer a sua gramática para combinar as frases, estabelecendo comunicação. O Ministério expressão do Amor, é composto por pessoas apaixonadas pelas almas surdas, que usamos libras para pregar o evangelho, levando mensagem de esperança e salvação até o universo do silêncio. Nos temos buscado ao máximo o aperfeiçoamento, o conhecimento e a integração com outros ministérios que assim como o nosso visam à evangelização, consolidação e envio dessas pessoas.Se você sente o desejo de aprender a se comunicar com surdos, junte-se a nós!!!
Mariana Querim
Líder do Ministério de libras
O depoimento dela está disponível no site da Igreja Batista Nova Unção, na Serra, ES.

E você? Tem algum amigo não ouvinte ou já teve alguma experiência em ministérios como esse? Conta pra gente!

10 comentários:

  1. muuuito legal *-*'
    lá na minha igreja, tinha um grupo (no qual eu fazia parte) que cantava os hinos em libras (:

    é mt legal saber isso, mt meesmo ♥

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto!
    A pouco tempo descobri o desejo de aprender libras, apresentei meu sonho ao Senhor e vou fazer o curso \o/, estou ansiosa para o inicio das aulas...

    Parabéns pelo blog
    Fique com Deus ♥

    ResponderExcluir
  3. Como eu te disse,,sou formada em LIBRAS e é um sonho poder conversar com os surdos e passar os sentimentos através da expressão facial e corporal!!É um privilégio!!Beeeijoss!

    ResponderExcluir
  4. Existem coisas que só Deus explica...ontem de madrugada, eu tava revendo a entrevista da Rebeca Nemer e a apresentação do hino nacional...aí hj abro seu blog e aqui está falando de quem? Ai Jesus! E só vi os vídeos ontem pq tava procurando a música do tchutchuê pra ouvir no youtube...Tem coisas que só Deus explica!

    Beijosss Juju!

    Amiga Camila (Capixaba ou Angel, tanto faz!)

    PS.Recebeu meu email dessa vez???

    ResponderExcluir
  5. Olá cheguei aki atravez da minha amiga querida JÊ do Coisas de Deus, e eu sou apaixonada por libras, sou interprete formada e pós graduada, e sou intensamente apaixonada mas ainda não me realizei na área...bjim adorei o blog:)

    ResponderExcluir
  6. oooii
    - acompanhoo teu blog já faz um tempinho e sempre tive preguiça de comentar, desculpaa.
    Seu blog tem abençoadoo muito minha vidaa
    ;D

    ResponderExcluir
  7. Não fazia idéia de que íamos ter até pós graduada em libras aqui (q legal, Danuza!). Não fazia idéia também de que algumas de nossas leitoras queridas já tinham experiências nessa área ministerial. Mas se tem algo q eu bem sabia q Deus podia usar essa cantinho pequenino na net (q é o SM) pra plantar coisinhas boas no coração de vcs... Né, angel? ^^

    ResponderExcluir
  8. Oi linda! temos o ministerio de Libras aki na igreja. Se chama MUS e eles sao uma benção. Há pessoas de todas as idades, até adolescentes surdos. Ele inclusive se unem ao grupo de coreografia e fazem danças com as libras... é muito lindo. A gente sempre se emociona. Bom vc divulgar isso pq realmente nao eh muito usado, investido, visado no Reino. Mas isso já está mudando. Aleluia!!

    ResponderExcluir
  9. Uau...amei seu blog....nunca tinha visitado ele antes, vc está de parabens!
    Este post sobre #LIBRAS em especial me chamou muito a atenção, que bom que tem pessoas que estão buscando fazer a diferença no meio evangelico, a comunidade surda tbem precisa do nosso apoio, e eu fico muito feliz em saber que tem pessoas que estão buscando mudar a história dessas vidas! Eu estou estudando libras em um instituto na minha cidade, e tbem estou aproveitando o que estou aprendendo e ensinando as pessoas na igreja, sinto que Deus está levantando uma geração pra mudar a história deste País, e eu quero fazer parte desta geração, se vc que está passando por este blog e ainda não começou a fazer um curso de libras, o que vc está esperando?
    bjos a todos!

    ResponderExcluir
  10. Minha mãe trabalha em um Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) e lá tem curso de LIBRAS para surdos e professores. Eu até aprendo algumas frases e piadas.
    No culto de natal da minha igreja, minha mãe vai ensaiar com as crianças para elas cantarem em LIBRAS a música Vem, que está chegando o natal.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos, difamatórios ou com conteúdo ilicito proibido por lei serão deletados e o seu autor bloqueado não podendo mais visitar esse site.

Deixe sua opinião sincera, discuta, critique e sugestione mas com muita educação, do contrário também será bloqueado :)

Para ter a sua foto nos comentários desse blog é preciso cadastro no Blogger