segunda-feira, janeiro 18, 2010

Que negócio é esse de vintage?

Gente, vocês já repararam que eu sempre falo de “vintage” aqui no blog, certo? Tem até uma ‘tag’ exclusiva pra falar disso!  Mas como “panguei” um bom tempo sem entender do que de fato se tratava, resolvi postar um artigo básico pra quem quiser se “inteirar”, hehe!

E embora eu esteja me arriscando, acreditem: eu não sou a pessoa mais indicada para falar de “moda”. Tudo que eu sei é que bom gosto, sensatez e um espelho de corpo inteiro combinam com qualquer mulher! Talvez seja exatamente por ser facinada pela postura de mulheres que conseguem ser clássicas e ainda assim joviais,  foi que eu comecei a gostar de roupas que nos remetem a outra época, onde a feminilidade era mais valorizada do que aparências andrógenas. Parece que só “olhando pra trás” pra conseguir resgatar a feminilidade ao vestir sem cair de cara na vulgaridade. Vintage

Foi assim que eu descobri o que significa “vintage”. Antes eu achava que retrô e vintage designavam a mesma coisa… Mas existe uma diferençazinha básica: retrô, vem de “retrospectiva”, e pode se referir a qualquer década (de 80, 90…), e vintage se refere mais a usos e costumes com mais de 40, 50 anos! Vintage (“vint”, de vinho, e “age”, de idade) significa “o melhor de uma época”. É uma palavra que a moda pegou emprestado do povo que trabalha com vinho, e remete à idéia de que “quanto mais velho, melhor o vinho” (ou algo assim).

Tá gostando dessa conversa toda, mas tem medo de arriscar e ficar com cara de “vovó”, ou que saiu de algum filme de Jerry Lewis? Então se liga que amanhã tem um super post pra você se inspirar!

Um comentário:

  1. Obrigada por explicar, eu "boiava" qd via essa palavra por aí...

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos, difamatórios ou com conteúdo ilicito proibido por lei serão deletados e o seu autor bloqueado não podendo mais visitar esse site.

Deixe sua opinião sincera, discuta, critique e sugestione mas com muita educação, do contrário também será bloqueado :)

Para ter a sua foto nos comentários desse blog é preciso cadastro no Blogger